Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marta Maia
Marta Maia
23 Ago, 2018 - 12:00

Como gerar referências Multibanco de forma automática

Marta Maia

Para quem vende online, a capacidade de gerar referências Multibanco é essencial e garante muito mais conforto e segurança. Saiba como criar as suas.

Como gerar referências Multibanco de forma automática

Os pagamentos online, já sabemos, não são os mais seguros de sempre e cresce cada vez mais a procura de alternativas. Gerar referências Multibanco é uma das opções e está a ganhar mais espaço na Internet.

As referências Multibanco trazem um pouco do mundo analógico para os negócios digitais. Além de serem confortáveis para o vendedor, transmitem maior segurança e confiança a quem compra e, em última instância, fazem aumentar a conclusão das vendas. Saiba como conseguir as suas.

Como gerar referências Multibanco

gerar referências multibanco

Antes de mais, mantenha presente que está a lidar com dinheiro na Internet e que, por isso, tem mesmo de escolher opções seguras e credenciadas, sob pena de colocar em risco os dados dos clientes e a sua própria faturação.

Para gerar referências Multibanco é preciso instalar um algoritmo no seu site que saiba quando e como atribuir referências aos clientes que compram produtos. Esse algoritmo não é fácil de fazer e por isso tem de ser comprado.

Quem me ajuda a gerar referências Multibanco?

O ideal será não confiar em mais nenhuma opção além daquela que é certificada (e controlada) pelo Banco de Portugal: a plataforma IfThenPay. Esta é uma aplicação que pode subscrever e que vai simplificar o processo todo até ao ponto em que só tem de a instalar no seu site e deixar que o algoritmo faça o resto.

Quais são as vantagens de gerar referências Multibanco?

Primeiro vamos às vantagens para si: não tem de se preocupar com os pagamentos nem com as cobranças, não anda perdido a tentar identificar as origens das transferências nem vive na angústia de deixar passar pagamentos e entregar os produtos de borla.

Agora para o cliente: gerar referências Multibanco é dizer ao cliente que não quer saber os dados da conta, nem do cartão de crédito, nem onde mora ou o que faz. Basta que o cliente pague e está tudo bem. É um voto de confiança.

Por outro lado, gerar referências Multibanco permite ao cliente pagar em qualquer lado: pelo MBWay, pelo homebanking, pelas caixas Multibanco… Não tem de sair de casa, não tem de correr atrás de horários, não tem de saber de tecnologia. Mais simples que isto não há!

Do que preciso para começar a gerar referências Multibanco?

Basta-lhe ir ao site da IfThenPay, fazer download do contrato, ler as condições e assinar. A partir do momento em que subscrever o serviço, eles ajudam com o resto (que é bastante simples).

Consigo controlar os meus pagamentos se gerar referências Multibanco?

Consegue, e melhor do que em qualquer outra modalidade. No caso específico da IfThenPay, até consegue atribuir números de cliente às referências e assim sabe sempre quem pagou o quê.

Um bónus é que, de cada vez que o seu site gerar uma referência Multibanco e o cliente pagar, recebe uma notificação da plataforma a dizer que está a ganhar dinheiro. Quase pode sentar-se e ficar a vê-lo entrar!

Há riscos de segurança em gerar referências Multibanco?

gerar referências multibanco

A partir do momento em que está na Internet já sabe que o risco existe sempre, mas neste caso os pagamentos são feitos em entidades mais do que vigiadas e credenciadas e, portanto, o grau de risco é muito baixo.

Essa é, aliás, uma das maiores vantagens de gerar referências Multibanco: é que com a informação que segue pela Internet (neste caso, a referência), um hacker não faz nada; e a informação que interessa (dados da conta e dinheiro em circulação) fica fora da rede tradicional e circula entre as máquinas da SIBS e os bancos.

Gerar referências Multibanco é um passo à frente no seu negócio online e, acredite, pode oferecer-lhe um aumento inesperado no volume de vendas, porque o sistema é mais fiável, mais fácil de gerir e mais transparente para o consumidor.

Ao mesmo tempo, gerar referências Multibanco poupa-o a um enorme volume de trabalho de gestão – que pode aproveitar para investir no seu negócio. É, definitivamente, uma solução que aconselhamos a quem quer continuar a vender na Internet.

Veja também