Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
23 Set, 2022 - 15:30

A importância de gerir talentos e o papel dos Recursos Humanos

Catarina Milheiro

Gerir talentos pode ser uma tarefa complicada, principalmente para os departamentos de Recursos Humanos das empresas.

acordo contrato de trabalho

Sabe por que motivo é tão importante gerir talentos nos dias que correm? A verdade é que estas práticas têm vindo a evoluir ao longo dos anos de forma a que correspondam às tendências bastante específicas das pessoas e das empresas.

Assim, no ambiente de rápida mudança que se vive atualmente é crucial que se aplique uma gestão de talentos estratégica. Afinal, problemas como a perda de profissionais ou o baixo desempenho, estão diretamente relacionados com uma má gestão de talentos dentro das empresas.

Muitas vezes, esta prática nem existe nas organizações. O que faz com que os colaboradores se sintam insatisfeitos com o seu trabalho e as empresas sofram graves consequências para os seus negócios.

Fique connosco e saiba tudo sobre esta questão.

Gerir talentos no mercado de trabalho atual: em que consiste e para que serve?

De uma forma geral, gerir talentos significa combinar incentivos e esforços de maneira estratégica com o objetivo de contratar, atrair e reter profissionais bons para a empresa.

De facto, a gestão de talentos define-se como sendo o processo estratégico e metodicamente organizado que tem como objetivo a obtenção do talento certo para o negócio em questão – ajudando-o a crescer e a alcançar as suas capacidades ideais.

Com todas as mudanças que têm vindo a ser feitas no mercado de trabalho, as empresas perceberam que para manterem a competitividade e crescerem de forma inovadora, é necessário investir na formação dos seus trabalhadores.

No fundo, o objetivo é transformar as equipas de trabalho em equipas com um alto desempenho. Ora, isto só é possível quando se pode contar com profissionais extremamente talentosos e dispostos a crescerem permanentemente.

segredos que os recursos humanos não contam

Qual é o papel dos Recursos Humanos na gestão de talentos?

Como todos sabemos, gerir talentos não á uma tarefa fácil e exige esforço, dedicação e uma visão estratégica dos vários profissionais que fazem parte dos departamentos de Recursos Humanos das organizações.

A gestão de talentos é uma evolução dos Recursos Humano: existe uma preocupação com o colaborador de forma mais individual e com um ponto de vista estratégico.

Ou seja, trata-se de gerir pessoas de forma personalizada e com o objetivo de desenvolver talentos de forma contínua. Para o efeito, é necessário que:

  • Se identifiquem algumas lacunas de cargos vagos;
  • Pesquisar e integrar os candidatos adequados;
  • Inseri-los dentro do sistema e desenvolver as habilidades necessárias;
  • Treiná-los com foco no futuro;
  • Retê-los e motivá-los para alcançarem os objetivos a longo prazo.

No entanto, estas estratégias de gestão planeadas a longo prazo não englobam apenas os profissionais dos Recursos Humanos. Aqui também estão incluídos todos os gestores que necessitam de trabalhar juntos para garantir o desenvolvimento e a manutenção das equipas de alto desempenho.

5 dicas para gerir talentos de forma eficaz: uma inovação nos RH

1

Inserir descrições detalhadas dos cargos

As descrições genéricas não fazem parte da gestão de talentos. Assim, os profissionais de RH devem optar por uma descrição da função bem detalhada, que ajude a empresa, o software de sourcing e o candidato a entender melhor a vaga em questão.

Informações como o título e localização do trabalho, deveres gerais, habilidades, ferramentas utilizadas, salário e benefícios devem constar na descrição da vaga. Com isto, os candidatos podem decidir de forma consciente se querem ou não fazer parte da organização.

2

Contratar candidatos com ajuste pessoa-organização

Esta é uma questão fulcral. Afinal, um profissional que não se encaixa na cultura da empresa não vai ser o trabalhador mais feliz, nem o mais produtivo de uma forma sustentável.

Ou seja, sem um ajuste pessoa-organização, o profissional dedicaria a maioria do seu tempo a tentar ajustar-se à organização. Para que isso não aconteça, os profissionais de RH devem perceber essa capacidade de encaixe através de ações em vez de palavras.

3

Colaborar, treinar e evoluir

A criação de uma cultura de coaching, mentoring e colaboração faz toda a diferença na gestão de talentos. Muitas vezes, o feedback ajuda bastante os colaboradores a evoluir e a desenvolverem habilidades e conhecimentos.

Por isso, gerir talentos significa também prepará-los para o futuro da empresa: estar pronto para enfrentar mudanças e confiar na equipa.

4

Refletir sobre o processo de recompensas

O processo de recompensas faz parte da estratégia para motivar e gerenciar melhor os colaboradores. Mas estas recompensas vão muito além de recompensas financeiras e bónus.

É necessário que se criem metas com prémios associados que sejam relevantes para os profissionais enquanto indivíduos. Isto é, algo que seja capaz de demonstrar que a empresa se preocupa com o bem-estar dos funcionários enquanto seres humanos.

5

Providenciar oportunidades de crescimento contínuo

Para que seja possível alcançar os objetivos da empresa, é necessário que os trabalhadores tenham acesso a todas as ferramentas que precisam para maximizarem o seu potencial.

O que significa que, também os profissionais de Recursos Humanos devem estar atentos para as necessidades dos seus talentos, de forma a que as suas habilidades sejam atualizadas e aprimoradas de forma contínua.

Algumas características das empresas que mais atraem os colaboradores atualmente

Para que as empresas consigam perceber qual a melhor forma de tornarem os seus colaboradores felizes e satisfeitos, é preciso entender quais são as características que mais os atraem nos dias de hoje. Fizemos uma listagem:

  • Salários justos;
  • Flexibilidade (no horário e no regime de trabalho);
  • Oportunidades de crescimento;
  • Compensações extra;
  • Reconhecimento;
  • Bom ambiente de trabalho;
  • Benefícios (como seguros de saúde, formações, dias de férias extra ou workshops, por exemplo).
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