Share the post "Gersal: aprenda a fazer sal com menos sódio e mais saudável em casa"
Já ouviu falar no gersal? Se ainda não conhece este tempero, saiba que vai ficar rendido à suas vantagens e ao enorme poder de substituir o sal comum em grande estilo. Fácil e rápido de fazer, pode armazenar em casa e utilizar nas mais variadas receitas. Na verdade, pode mesmo utilizar o gersal em todos os pratos que desejar.
Vantagens do gersal
Composto essencialmente por sal e sementes moídas, o gersal pode ajudar a prevenir muitos problemas de saúde. As sementes de sésamo são fonte rica em cálcio, proteína e gordura insaturada, sendo este ingrediente um aliado importante contra a osteoporose e as doenças cardiovasculares.
Dica: adicione o tempero aos pratos já preparados, como sopas, saladas, arroz, etc.
Gersal
Fonte: PxHere
Ingredientes
½ chávena de sementes de sésamo cruas (branca)
½ col. de chá de sal marinho
Modo de preparação
- Aqueça uma frigideira em lume baixo.
- Coloque o sal na frigideira.
- Deixe o sal torrar um pouco, retire da frigideira e reserve.
- Coloque as sementes de sésamo na frigideira (sem qualquer gordura adicionada) e deixe fritar, mexendo sempre – por, aproximadamente, três minutos.
- Tenha cuidado para não deixar o sal e as sementes queimarem, pois o resultado da receita será amargo.
- Leve as sementes de sésamo e o sal – ainda quentes – para um liquidificador (que esteja completamente seco) e utilize o modo pulsar – entre 3 a 5 vezes, mexendo o copo durante os intervalos.
- Certifique-se que a mistura está na consistência que deseja para usar como tempero, mas evite que esteja como uma farinha fina.
- Depois de pronto, reserve o seu sal saudável num recipiente de vidro com tampa, mas deixe aberto até que arrefeça por completo.
- Armazene a mistura e utilize como substituto do sal comum em todas as suas receitas.
Veja também: