Marta Maia
Marta Maia
03 Ago, 2020 - 18:59

Gestão de Manutenção Inteligente: a tendência que pode transformar o seu negócio

Marta Maia

Saiba como a gestão de infraestruturas influencia o desempenho das empresas e o que pode fazer para melhorar a sua.

pessoas reunidas em reunião

Gerir um negócio é muito mais do que fazer contas ao investimento e ao retorno. Com equipamentos e infraestruturas em esforço de utilização permanente, a gestão da manutenção é muitas vezes uma alínea de peso nos custos operacionais e exerce grande influência sobre o desempenho financeiro das empresas.

A boa notícia é que a tecnologia está do lado dos gestores. Com o advento de novos dispositivos e ferramentas digitais, a gestão integrada da manutenção nas empresas não só fica mais fácil como também mais eficiente.

Se ficou interessado, vai gostar de saber que há uma empresa portuguesa que se destaca e que já atua mundialmente com soluções de gestão de manutenção inteligente de infraestruturas, a Infraspeak.

Saiba mais sobre as soluções de Gestão de Manutenção Inteligente e conheça a Infraspeak, a tecnológica portuguesa que está a mudar a gestão da manutenção de todo o tipo de espaços e equipamentos por todo o mundo.

gestão de manutenção Inteligente: soluções e inovações tecnológicas

O que é a Gestão de Manutenção Inteligente

Entende-se por Gestão de Manutenção Inteligente aquela que se adapta às características do negócio e responde, em simultâneo e com a mesma eficácia, às necessidades dos gestores e das equipas técnicas de manutenção.

Além de ser eficaz na prevenção e resolução de problemas, a gestão de manutenção inteligente reduz os custos operacionais e contribui ativamente para um crescimento empresarial sustentável e sólido.

A tendência tecnológica na Gestão de Manutenção

A tecnologia contribui, com soluções inovadoras, para a otimização da Gestão de Manutenção de duas formas: organizando a execução de tarefas de manutenção; e suportando a tomada de decisão. No primeiro caso, os beneficiários são, maioritariamente, as equipas técnicas e os gestores intermédios. No segundo, os gestores de topo e decisores do negócio.

Em ambos os cenários, a digitalização de processos passa pela construção de um software de gestão customizado que integra toda a informação empresarial referente à manutenção de espaços e equipamentos. Esse software pode ou não ser complementado com dispositivos periféricos, como sensores ou etiquetas Near Field Communication (NFC), que registam informação em permanência e assumem um papel ativo no processo de gestão.

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A Gestão de Manutenção Inteligente em etapas

A forma mais fácil de compreender as vantagens da digitalização dos processos de Gestão de Manutenção é abordando diferentes momentos e perspetivas da operação.

Manutenção preventiva

Sistemas de inteligência artificial registam o histórico de operações de manutenção e, com base neles, detetam padrões de intervenção. Estes padrões permitem prever e antecipar necessidades futuras, reduzindo significativamente os custos de manutenção corretiva.

Quando alimentados em permanência por sensores instalados nos equipamentos, os sistemas comunicam com as equipas em tempo real, encurtando o tempo de resposta a avarias e reduzindo os períodos de quebra e os riscos de segurança.

Gestão de tarefas

Sobretudo em negócios que assentam sobre infraestruturas geograficamente dispersas, a digitalização da gestão de manutenção permite aos gestores intermédios organizar e acompanhar, em simultâneo e em tempo real, a execução dos trabalhos de manutenção em todas as unidades.

Neste caso, a digitalização pode ir de um simples gestor de tarefas virtual até um sistema que acompanha os custos de manutenção incorridos e os integra automaticamente nos relatórios de gestão. Em qualquer dos formatos, dispensam-se as constantes interrupções e chamadas telefónicas para controlo e reporte.

Business Intelligence

A grande vantagem de registar a informação numa única plataforma é precisamente a possibilidade de integrá-la com flexibilidade em diferentes relatórios de análise. Quando se acumulam as variáveis, os modelos de visualização de dados ajudam os gestores a cruzar informação relevante sem perder o contexto. Mesmo em empresas de grande dimensão, a gestão de manutenção mantém-se mensurável e utilizável em tomadas de decisão.

Investimento e ROI

Com mais prevenção, menos tempo perdido em acompanhamento de tarefas, menos burocracia, melhor visualização de dados e menos papel, o retorno das atividades de manutenção aumenta significativamente.

O poder analítico da tecnologia permite, por um lado, otimizar os investimentos; a rapidez de resolução das quebras leva, por outro lado, à redução dos custos operacionais. O resultado é um balanço mais equilibrado e uma infraestrutura que não pesa tanto no desempenho do negócio.

Infraspeak, inovação e inteligência para manutenção com tecnologia portuguesa

grupo de profissionais reunidos

Especializada em criar soluções tecnológicas para a Gestão de Manutenção Inteligente de infraestruturas, a Infraspeak está bem estabelecida em Portugal e no Brasil e conta com escritórios em Londres e Barcelona, que asseguram a distribuição noutros países.

A empresa desenvolveu uma plataforma com diferentes recursos e ferramentas de planeamento e controlo que já suporta a gestão de mais de 30.000 edifícios em todo o mundo e permitiu o registo e execução de mais de 20 milhões de tarefas de manutenção. Trata-se do primeiro software de gestão de instalações e manutenção do mundo a utilizar a tecnologia NFC – Near Field Communication, e abre espaço a uma infinidade de combinações possíveis com periféricos.

Com várias ferramentas integradas para coleta e análise de dados, o software da Infraspeak é capaz de gerar automaticamente informações importantes com
a inteligência de manutenção necessária para apoiar uma melhor tomada de decisão.

A ferramenta, que está otimizada para dispositivos móveis, serve técnicos e gestores desde o momento de manutenção até à tomada de decisão, sendo personalizada de acordo com as suas necessidades. Pelo meio, controla e regista tempos de execução, índices de desempenho, histórico de intervenções e até armazena manuais de instruções para facilitar a execução de tarefas.

Graças às inúmeras soluções modulares desenvolvidas, a plataforma da Infraspeak é altamente customizável e permite a integração de vários tipos de sensores e dispositivos periféricos, tornando-se facilmente escalável e adaptável a qualquer área de negócio.

Da hotelaria ao retalho, os diversos casos de sucesso já levaram a empresa ao reconhecimento internacional. Com mais de 200 clientes e quatro escritórios além-fronteiras, o software Infraspeak é uma referência mundial na área da gestão de manutenção inteligente .

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Inteligência para Manutenção, Facilities e Equipas Inovadoras

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