Share the post "Gestão de Manutenção Inteligente: a tendência que pode transformar o seu negócio"
Gerir um negócio é muito mais do que fazer contas ao investimento e ao retorno. Com equipamentos e infraestruturas em esforço de utilização permanente, a gestão da manutenção é muitas vezes uma alínea de peso nos custos operacionais e exerce grande influência sobre o desempenho financeiro das empresas.
A boa notícia é que a tecnologia está do lado dos gestores. Com o advento de novos dispositivos e ferramentas digitais, a gestão integrada da manutenção nas empresas não só fica mais fácil como também mais eficiente.
Se ficou interessado, vai gostar de saber que há uma empresa portuguesa que se destaca e que já atua mundialmente com soluções de gestão de manutenção inteligente de infraestruturas, a Infraspeak.
Saiba mais sobre as soluções de Gestão de Manutenção Inteligente e conheça a Infraspeak, a tecnológica portuguesa que está a mudar a gestão da manutenção de todo o tipo de espaços e equipamentos por todo o mundo.
gestão de manutenção Inteligente: soluções e inovações tecnológicas
O que é a Gestão de Manutenção Inteligente
Entende-se por Gestão de Manutenção Inteligente aquela que se adapta às características do negócio e responde, em simultâneo e com a mesma eficácia, às necessidades dos gestores e das equipas técnicas de manutenção.
Além de ser eficaz na prevenção e resolução de problemas, a gestão de manutenção inteligente reduz os custos operacionais e contribui ativamente para um crescimento empresarial sustentável e sólido.
A tendência tecnológica na Gestão de Manutenção
A tecnologia contribui, com soluções inovadoras, para a otimização da Gestão de Manutenção de duas formas: organizando a execução de tarefas de manutenção; e suportando a tomada de decisão. No primeiro caso, os beneficiários são, maioritariamente, as equipas técnicas e os gestores intermédios. No segundo, os gestores de topo e decisores do negócio.
Em ambos os cenários, a digitalização de processos passa pela construção de um software de gestão customizado que integra toda a informação empresarial referente à manutenção de espaços e equipamentos. Esse software pode ou não ser complementado com dispositivos periféricos, como sensores ou etiquetas Near Field Communication (NFC), que registam informação em permanência e assumem um papel ativo no processo de gestão.
A Gestão de Manutenção Inteligente em etapas
A forma mais fácil de compreender as vantagens da digitalização dos processos de Gestão de Manutenção é abordando diferentes momentos e perspetivas da operação.
Manutenção preventiva
Sistemas de inteligência artificial registam o histórico de operações de manutenção e, com base neles, detetam padrões de intervenção. Estes padrões permitem prever e antecipar necessidades futuras, reduzindo significativamente os custos de manutenção corretiva.
Quando alimentados em permanência por sensores instalados nos equipamentos, os sistemas comunicam com as equipas em tempo real, encurtando o tempo de resposta a avarias e reduzindo os períodos de quebra e os riscos de segurança.
Gestão de tarefas
Sobretudo em negócios que assentam sobre infraestruturas geograficamente dispersas, a digitalização da gestão de manutenção permite aos gestores intermédios organizar e acompanhar, em simultâneo e em tempo real, a execução dos trabalhos de manutenção em todas as unidades.
Neste caso, a digitalização pode ir de um simples gestor de tarefas virtual até um sistema que acompanha os custos de manutenção incorridos e os integra automaticamente nos relatórios de gestão. Em qualquer dos formatos, dispensam-se as constantes interrupções e chamadas telefónicas para controlo e reporte.
Business Intelligence
A grande vantagem de registar a informação numa única plataforma é precisamente a possibilidade de integrá-la com flexibilidade em diferentes relatórios de análise. Quando se acumulam as variáveis, os modelos de visualização de dados ajudam os gestores a cruzar informação relevante sem perder o contexto. Mesmo em empresas de grande dimensão, a gestão de manutenção mantém-se mensurável e utilizável em tomadas de decisão.
Investimento e ROI
Com mais prevenção, menos tempo perdido em acompanhamento de tarefas, menos burocracia, melhor visualização de dados e menos papel, o retorno das atividades de manutenção aumenta significativamente.
O poder analítico da tecnologia permite, por um lado, otimizar os investimentos; a rapidez de resolução das quebras leva, por outro lado, à redução dos custos operacionais. O resultado é um balanço mais equilibrado e uma infraestrutura que não pesa tanto no desempenho do negócio.
Infraspeak, inovação e inteligência para manutenção com tecnologia portuguesa

Especializada em criar soluções tecnológicas para a Gestão de Manutenção Inteligente de infraestruturas, a Infraspeak está bem estabelecida em Portugal e no Brasil e conta com escritórios em Londres e Barcelona, que asseguram a distribuição noutros países.
A empresa desenvolveu uma plataforma com diferentes recursos e ferramentas de planeamento e controlo que já suporta a gestão de mais de 30.000 edifícios em todo o mundo e permitiu o registo e execução de mais de 20 milhões de tarefas de manutenção. Trata-se do primeiro software de gestão de instalações e manutenção do mundo a utilizar a tecnologia NFC – Near Field Communication, e abre espaço a uma infinidade de combinações possíveis com periféricos.
Com várias ferramentas integradas para coleta e análise de dados, o software da Infraspeak é capaz de gerar automaticamente informações importantes com
a inteligência de manutenção necessária para apoiar uma melhor tomada de decisão.
A ferramenta, que está otimizada para dispositivos móveis, serve técnicos e gestores desde o momento de manutenção até à tomada de decisão, sendo personalizada de acordo com as suas necessidades. Pelo meio, controla e regista tempos de execução, índices de desempenho, histórico de intervenções e até armazena manuais de instruções para facilitar a execução de tarefas.
Graças às inúmeras soluções modulares desenvolvidas, a plataforma da Infraspeak é altamente customizável e permite a integração de vários tipos de sensores e dispositivos periféricos, tornando-se facilmente escalável e adaptável a qualquer área de negócio.
Da hotelaria ao retalho, os diversos casos de sucesso já levaram a empresa ao reconhecimento internacional. Com mais de 200 clientes e quatro escritórios além-fronteiras, o software Infraspeak é uma referência mundial na área da gestão de manutenção inteligente .