Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Bárbara do Carmo
Bárbara do Carmo
01 Out, 2019 - 16:36

Gibraltar: o rochedo inglês aos pés de Espanha

Bárbara do Carmo

Gibraltar não é só um rochedo. É um local repleto de história e ainda hoje palco de alguma tensão entre ingleses e espanhóis. Vale a pena visitar.

Rochedo de Gibraltar

Gibraltar é um ponto passagem para quem quer entrar em África vindo de Espanha. É conhecido pela sua fauna, dos macacos aos golfinhos, e pelo rochedo que é a sua imagem de marca, The Rock Apes. 

Chegar ao fim da Península Ibérica por Espanha e entrar em África por Ceuta, é atravessar a pequena península que é um país e que, ainda assim, merece uma visita rápida.

Gibraltar oferece atrações para todos os gostos, desde desportos de aventura, até praias banhadas pelo Mediterrâneo, a noites animadas, passando pelas imensas oportunidades de boas compras – uma vez que é um território com leis especiais no que se refere ao comércio. 

gibraltar: o mediterrâneo como cenário

Gibraltar macacos
Os macacos são uma das imagens de marca de Gibraltar

Do topo de Gibraltar ao fundo mar as paisagens naturais são únicas e imperdíveis. Para os amantes de mergulho, aqui têm uma excelente oportunidade de explorar o fundo do mar.

Passear na baía num barco à vela é também uma excelente opção para quem quer descansar antes de continuar caminho por África. 

Ainda pelo mar, as praias de Gibraltar fazem sucesso junto dos visitantes, que mesmo de passagem, não devem deixar de mergulhar nas águas mediterrânicas. Catalan Bay, à sombra do famoso rochedo, Eastern Beach, ou Sandy Bay,  a praia isolada com areia alaranjada vinda do Sahara, são algumas das praias pelas quais pode e deve parar. 

Praça de Espanha em Sevilha
Não perca Sevilha: 13 boas razões para ir até à Andaluzia

Mas não só de mar se faz Gibraltar. Existem vários trails para os amantes de caminhadas, para além da subida à famosa rocha.

Obrigatório é fazer o Skywalk, em plena reserva natural, e ter a panorâmica de 360 graus. A vista é de tirar o fôlego e pôr do sol imperdível. Ainda pelas alturas, pode atravessar a ponte suspensa de Windsor.

Para fechar o passeio em altitude, uma volta no teleférico a 420 metros acima da linha do mar, será certamente a cereja no topo do bolo. 

Atrações naturais de Gibraltar

Gibraltar é conhecido pelas macacos amistosos que recebem os turistas com brincadeiras, entre pequenos furtos, a invasões imprevistas da fotografia de família.

Os Macacos de Berberia são os únicos animais selvagens que andam à solta em território europeu e tornaram-se uma das grandes atrações da região.

O Alameda Wildlife Conservation Park também abriga uma vasta coleção de espécies exóticas e nativas e merece uma visita. Para além de um passeio de barco pela baía onde se pode deliciar com golfinhos. 

Ruas de Gibraltar
A presença britânica faz-se sentir em quase todos os recantos de Gibraltar

O centro da cidade, cheio de traços ingleses, merece também uma visita. Vale muito a pena passear pelas as ruas estreias, fazer algumas compras, desfrutar das várias esplanadas e divertir-se em Chatham Counterguard. Aqui existem vários restaurantes e bares, onde pode comer e beber bom vinho e ouvir música ao vivo. 

Visitar Gibraltar não é certamente a viagem de sonho, ou um local a não perder. No entanto, se por lá tiver que passar aproveite para conhecer as belezas deste território inglês cravado em Espanha e de olhos em África. Aproveite para descansar e usufruir das ofertas vastas da região.

Como chegar

Chegar a Gibraltar de carro, vindo de Lisboa, demora cerca de sete horas. Apanhe a A6 até Sevilha, siga até Cadis, e aí tome a direção Gibraltar. 

Onde comer

Restaurantes não faltam em Gibraltar. Comida de toda a Europa e de África está concentrada na pequena península.

Aragon Bar, um pub tradicional oferece uma carta simpática para quem quer beber uma cerveja e comer alguns petiscos. O Bistro Point assegura comida requintada para quem quiser ter uma experiência diferente.

Ou ainda, para quem procura uma autêntica experiência de churrasco americano, deve visitar o Bridge Bar & Grill.

Onde ficar

Para descansar em grande estilo, pernoite no Yacht Hotel, o primeiro hotel flutuante de cinco estrelas e desfrute dos luxos disponíveis.

O The Rock Hotel cravado no rochedo é também uma excelente opção de luxo. Opções mais baratas encontra no centro da cidade, como o Bristol Hotel. 

Veja também