Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
22 Mai, 2018 - 15:58

Google Play Awards: as 9 melhores apps de 2018

Ana Duarte

A Google anunciou os vencedores dos Google Play Awards. Estes prémios distinguem as melhores aplicações Android do ano e merecem toda a sua atenção.

Google Play Awards: as 9 melhores apps de 2018

A Google anunciou, a 8 de maio de 2018, os vencedores dos Google Play Awards, no âmbito da conferência anual Google I/O 2018. Esta foi a terceira edição do prémio que tem como objetivo distinguir as melhores apps e jogos da Google Play, durante o ano transato.

A Google elegeu 9 vencedores para 9 categorias. Os critérios de eleição dos premiados passam pela qualidade, design, performance técnica e pela experiência rica que dão aos fãs, bem como pelo impacto positivo que têm na comunidade. Estes são os vencedores dos Google Play Awards 2018.

Google Play Awards: as melhores apps segundo a Google

1. Simple Habit (vencedor na categoria de bem-estar)

Simple

Fonte da imagem: Simple Habit/Divulgação

Já tinha sido premiada em 2017 como melhor aplicação, tendo vencido na edição de 2018 na categoria de bem-estar. A Simple Habit é uma aplicação gratuita de meditação, que ajuda a reduzir o stress e a melhorar a capacidade de concentração.

A Google premiou esta app por “potenciar as pessoas a viver a melhor versão das suas vidas, demonstrando um design responsável e estratégias de envolvimento”.

Ver app >>

2. Be My Eyes (vencedor na categoria de experiência de acessibilidade)

Be

Fonte da imagem: Be My Eyes/Divulgação

Esta aplicação gratuita ajuda pessoas cegas ou com outros problemas visuais a executar tarefas do quotidiano ao ligá-las a pessoas que veem bem (voluntários).

Através de uma chamada de vídeo, o voluntário pode ajudar a pessoa invisual a resolver um problema simples como, por exemplo, saber se está a pegar no frasco pretendido (quando procura açúcar, mas não tem a certeza se está a pegar no frasco de sal).

Ver app >>

3. Khan Academy (vencedor na categoria de impacto social)

Khan

Fonte da imagem: Khan Academy/Divulgação

Esta app é gratuita e é de cariz educativo e de aprendizagem. A Khan Academy dá acesso a tutoriais vídeo gratuitos acerca de diferentes disciplinas como Matemática, Ciência, Economia, História, etc.

Ver app >>

4. Old Man’s Journey (vencedor na categoria indie)

old

Fonte da imagem: Old Man’s Journey/Divulgação

Esta aplicação consiste num jogo no qual o protagonista vê o mundo e explora o mesmo através dos olhos de um idoso. Faz parte da categoria Indie porque é uma app que foi desenvolvida por programadores independentes e não por um grande estúdio. Distingue-se também pelo design artístico. Custa 5,49€.

Ver app >>

5. Episode (vencedor na categoria de app para construir comunidade)

Episode

Fonte da imagem: Episode/Divulgação

A Episode é um jogo gratuito onde o utilizador pode ser quem quiser no mundo online. O jogo é jogado em comunidade ao longo de vários episódios onde o utilizador simula uma outra vida.

Ver app >>

6. BBC’s Earth: Life in VR (vencedor na categoria de experiência RV ou RA)

BBC

Fonte da imagem: BBC/Divulgação

Esta aplicação gratuita pretende ser a versão digital da famosa série da BBC sobre a vida selvagem. Tem funcionalidades de realidade virtual e realidade aumentada. Destaca-se pela qualidade de narração (tal como a série). É compatível com os Daydream, os óculos de realidade virtual da Google.

Ver app >>

7. Flipkart (vencedor na categoria de construção para uma experiência de biliões)

Flipkart

Fonte da imagem: Flipkart/Divulgação

É uma app gratuita usada por milhões de pessoas, sendo a aplicação correspondente a uma plataforma indiana online de vendas. Comercializa produtos, assente num modelo de negócios semelhante ao da Amazon.

Ver app >>

8. Canva (startup de destaque)

Canvas

Fonte da imagem: Canvas/Divulgação

A Canva é uma app gratuita que permite a edição de imagem. É uma excelente ferramenta para design gráfico. Assenta num conceito inovador que prima pela simplicidade e facilidade de utilização. Sem dúvida, um justo vencedor dos Google Play Awards.

Ver app >>

9. Empires & Puzzles (melhor revelação)

Puzzle

Fonte da imagem: Empire & Puzzles/Divulgação

É um jogo gratuito e inovador por combinar o género RPG com puzzles tradicionais. O jogador trava muitas batalhas durante o jogo, passando depois a ação para puzzles. Esta app destaca-se também por ter conseguido cativar a comunidade, tendo sido o jogo instalado por milhões de pessoas.

Ver app >>

Veja também: