Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
04 Mai, 2018 - 12:00

Google Tasks: a app de que precisa para pôr fim à procrastinação

Ana Duarte

O Google Tasks é um serviço para otimização de produtividade e organização de tarefas. Existe desde 2008, mas só agora ficou disponível para Android e iOS.

Google Tasks: a app de que precisa para pôr fim à procrastinação

A Google lançou, no final de abril de 2018, a app gratuita Google Tasks, que está disponível para iOS e Android. O Google Taks é um serviço que ajuda o utilizador a organizar as suas tarefas, tendo sido lançado pela empresa em 2008, associado ao Gmail.

É agora uma aplicação individual, tem um design renovado e o objetivo de ajudar o utilizador a ficar a par das suas tarefas. A app sincroniza-se com todos os dispositivos, estando integrada no Gmail e no Google Calendar.

Como funciona a app Google Tasks

google tasks

Como o nome sugere, o Google Tasks é uma aplicação que providencia ao utilizador um espaço para criar, ver e editar as suas tarefas e afazeres, incluindo aqueles que tenham sido anotados a partir do Gmail ou do Google Calendar.

A app baseia-se muito em listas de tarefas, com um design muito clean e atrativo. O utilizador pode criar e gerir a sua lista de tarefas na aplicação, dividindo a lista por tarefas e sub-tarefas.

A interface é compatível com drag and drop, ou seja, o utilizador pode deslocar tarefas através do ecrã, arrastando-as. Isto permite ao utilizador dar prioridade a tarefas e colocar notas para que se lembre dos prazos associados aos afazeres.

Criar uma tarefa é simples. Após fazer download da app, basta clicar em “adicionar nova tarefa” e é aberta uma janela onde o utilizador deve escrever aquilo que pretende executar no âmbito dessa tarefa. Pode explicar o seu afazer em apenas uma linha ou adicionar mais detalhes, como a data pretendida de conclusão dessa tarefa (e incluir também sub-tarefas).

Nada do que esta aplicação oferece é revolucionário, mas é extremamente útil. Para além do design, a maior vantagem desta app é a integração com outros serviços da Google, como o Gmail e o Google Calendar.

Com a Google Tasks, o utilizador pode aceder às tarefas que criou em qualquer dispositivo e a qualquer altura, sendo que estas ficam de imediato disponíveis e são sincronizadas com todos os serviços e dispositivos. O utilizador pode também perceber a origem da tarefa (se a criou a partir do Gmail, por exemplo) e visualizá-la no Google Calendar.

A aplicação é considerada parte do G Suite da Google, o que significa que esta app não é experimental. Está disponível para Android e iOS.

Veja também: