ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Miguel Pinto
Miguel Pinto
21 Mai, 2021 - 13:29

Grutas do Poço Velho: já pode visitar o segredo de Cascais

Miguel Pinto

Já é possível visitar o complexo de galerias conhecido em Cascais como Grutas do Poço Velho. Uma autêntica viagem ao passado.

Grutas do Poço Velho

Chamam-se Grutas do Poço Velho e são um dos segredos mais bem guardados de Cascais. Ora bem, talvez não seja um segredo, até porque quase toda a gente sabe da sua existência, mas a verdade é que tirando situações muito pontuais, ninguém tinha acesso ao complexo de galerias localizado na margem direita da Ribeira de Vinhais.

Por isso, a Câmara Municipal de Cascais decidiu potenciar o espaço, permitindo visitas controladas, em grupos que não devem ultrapassar uma dezena de pessoas. As visitas estão sujeitas a pré-inscrição. É uma oportunidade única de conhecer um espaço que pode contar muita da história de como Cascais se foi desenvolvendo enquanto urbe.

Grutas do Poço Velho: reviver a história

As Grutas do Poço Velho são duas cavidades que chegam a atingir os seis metros de altura, ligadas entre si por um labirinto de galerias freáticas. Algumas destas galerias podem ter apenas 60 centímetros de altura, sendo que existem duas entradas diferenciadas.

De acordo com os especialistas, a gruta seria alvo de aproveitamento desde pelo menos o Paleolítico Superior, servindo posteriormente de necrópole, cerca de 3 a 4 mil anos antes de Cristo. Aliás, escavações no local permitiram a exumação de pelo menos 115 indivíduos, assim como foram recolhidos diversos artefactos, que vão desde o citado Paleolítico Superior até à Idade Moderna. Algum do espólio retirado das Grutas do Poço Velho pode ser observado no Museu da Vila de Cascais.

Esta é uma oportunidade única para conhecer um fenómeno geológico que ao longo de décadas tem suscitado viva curiosidade em Cascais, mas que quase sempre esteve inacessível à generalidade da população. As visitas em grupo terão o acompanhamento de um guia, especialista em arqueologia, para que o visitante possa fruir na plenitude desta experiência.

Pormenor das grutas do Poço velho

As explorações ao complexo

Não obstante a sua comprovada antiguidade, as Grutas do Poço Velho só foram exploradas na segunda metade do século XIX, mais concretamente em 1879, pelo geólogo Carlos Ribeiro. Logo nessa primeira expedição foi recolhido um número significativo de artefactos, sendo que no ano seguinte, 1880, os participantes da IX sessão do Congresso Internacional de Antropologia e Arqueologia Pré-histórica também visitaram o espaço.

Entretanto, o crescimento da vila de Cascais, e a inerente pressão imobiliária que se ia fazendo sentir, causou alguns danos ao complexo de galerias, uma situação denunciada ainda em finais do século XIX por alguns investigadores, como José Leite de Vasconcelos.

A segunda grande exploração das Grutas do Poço Velho só virá a ter lugar em 1942, dirigida por Afonso Paço, e a terceira em 1946-47, sob a orientação do engenheiro Abreu Nunes. Foi durante esta última incursão que se procedeu à limpeza e instalação de iluminação no local. Daí para cá, as grutas como que s fecharam ao mundo exterior e só em dias seleccionados (como o dia dos Monumento e Sítios, a 18 de abril) se abriu a muitos poucos visitantes.

Uma situação que vai ser alterada a partir do próximo dia 7 de junho, quando os primeiros grupos de visitantes partirem à descoberta de um dos segredos mais bem guardados de Cascais. O tal segredo de que toda a gente ouviu falar, mas que muitos poucos viram. Siga no vídeo a seguir uma dessas raras visitas.

Fontes

Direção-geral do Património Cultural

Câmara Municipal de Cascais

Veja também