Inês Pereira
Inês Pereira
30 Abr, 2018 - 09:43
5 hábitos que o impedem de ficar em forma

5 hábitos que o impedem de ficar em forma

Inês Pereira

Segue à risca todas as dicas para ficar em forma e, mesmo assim, não consegue emagrecer? Descubra quais são os hábitos que o impedem de ficar em forma.

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Prepara as suas marmitas saudáveis para as refeições de todos os dias, não lhe faltam os melhores snacks para enganar a fome e, até, treina frequentemente. Parece estar a fazer tudo bem e mesmo assim não consegue uns braços mais magros, uma barriga mais lisa ou umas pernas mais elegantes?

A verdade é que pode estar a cometer erros sem se aperceber. Apesar de todos os cuidados, existe um conjunto de hábitos que o impedem de ficar em forma – ainda que não tenha consciência deles.

Sim, são pequenos detalhes que podem passar despercebidos ou que julga não serem graves, mas que, na realidade, estão a minar todo o seu esforço para ter um corpo mais saudável e bonito.

No entanto, há boas notícias: essas são falhas que podem ser facilmente corrigidas. Fique a conhecê-las, verifique se comete alguma delas e descubra como fazer as alterações necessárias.

Conheça os hábitos que o impedem de ficar em forma

Não é novidade para ninguém que perder peso e gorduras irritantes implica uma adaptação da alimentação diária e um esforço para incluir alguma atividade física na sua rotina. É mesmo impossível fugir a estes dois fatores.

O problema é que, às vezes, acontece pensar que está a fazer tudo corretamente, mas os resultados positivos teimam em não aparecer. A má notícia é que isto acontece porque tem hábitos que o impedem de ficar em forma – e, sim, para espanto comum, são práticas que, à primeira vista, parecem saudáveis e adequadas.

1. Beber muitos sumos naturais

sumos naturais

Quem não gosta de um bom sumo natural? Seja ao pequeno almoço – para começar bem o dia – ou a meio do dia, um sumo de fruta sabe sempre bem e faz-nos sentir saudáveis. O problema é que a fruta tem açúcar, que, embora natural, pode ser prejudicial se consumido em excesso.

Por isso mesmo, beber muitos sumos de fruta não deve ser uma prática diária caso esteja a tentar perder peso. O importante é que não haja excessos.

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2. Pensar que os produtos integrais não engordam

paes

Se compra alimentos integrais por pensar que não engordam, lamentamos informar que está enganado. Estes produtos fornecem maiores quantidades de fibra, o que significa que promovem a saciedade. Porém, contêm gordura, açúcares e calorias como os alimentos não integrais, pelo que devem ser consumidos de forma contida.

3. Evitar gorduras a todo o custo

oleo de coco

Claro está que uma dieta de emagrecimento obriga a alguma contenção e atenção redobrada no que se refere ao consumo de gorduras. Porém, um dos hábitos que o impedem de ficar em forma é, precisamente, cortar drasticamente na gordura, uma vez que existem produtos saudáveis nesta categoria. O óleo de coco, por exemplo, é uma boa opção na hora de cozinhar.

4. Ingerir quantidades desadequadas

comer bem

Se é verdade que comer demasiado não ajuda a perder peso, também se pode dizer que não é boa prática ingerir quantidades insuficientes. Saltar refeições ou limitar-se a comer apenas, por exemplo, sopa e fruta em várias refeições são práticas que não vão trazer o resultado positivo que deseja.

Surpreendido? Isto acotece porque, mais tarde, vai sentir a fome a apertar e é quase certo que vai comer mais do que o recomendado. Lembre-se: não é necessário ficar obcecado com aquilo que come, mas deve esforçar-se por fazer refeições completas e equilibradas.

5. Dormir pouco

dormir

Pode parecer estranho, mas o sono desempenha um papel importante na manutenção do seu peso. A falta de descanso faz com que o seu organismo se torne mais lento – ou seja, desacelera o seu metabolismo, o que pode resultar num aumento de peso. O melhor é fazer os possíveis para dormir 8 horas por noite.

Agora que já conhece os erros mais comum, e aparentemente inocentes, só tem de começar a alterar os seus hábitos diários para começar a ver os resultados desejados.

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