O saber não ocupa lugar, e nada como saber um pouco a história e alguns dos principais factos sobre as grandes marcas automóveis japonesas para lançar uma boa discussão ou conversa de café entre um grupo de amigos “petrolheads”.
A indústria automóvel do Japão é considerada uma das maiores do mundo. A história do país é rica e longa. E repercute-se em todos os setores de atividade, nomeadamente no setor automóvel que, desde a década 60, tem crescido constantemente, sendo atualmente o terceiro produtor mais forte do mundo.
breve história das marcas japonesas de automóveis
Fiabilidade e excentricidade são termos com significados muito diferentes, mas que caraterizam bem as melhores marcas de automóveis japonesas.
Honda
Considerada por muitos como uma das maiores fabricantes de motos no mundo, a Honda tem também forte posição nos segmentos automóvel e de aviação. É ainda conhecida por participar nas provas de Fórmula 1, onde detém um vasto palmarés. No segmento luxo, afirmou-se com a marca Acura.
O Honda Jazz e o Civic são dois dos modelos charneira e, atualmente lançou-se também no “mundo” dos automóveis eletrificados com a recente apresentação do Honda E.
Lexus
A Lexus é a marca de luxo da Toyota e está presente em mais de 70 países. Com sede em Nagoya, no Japão, esta marca Premium posicionou-se como uma das de maior reputação em termos de construção, qualidade e segurança, naquele país e no mundo.
Lidera o ranking das marcas mais fiáveis e tem no Lexus CT, GS, IS e na gama SUV RX, NX e UX os seus porta estandartes. Apostando em motorizações híbridas abraçou, recentemente, a eletrificação total dos automóveis preparando um modelo UX com motorização elétrica.
Mazda
“Jinba Ittai – Homem e cavalo como um só” é o conceito chave no coração de cada Mazda. É com esta frase que a Mazda descreve o seu propósito de fabricar automóveis.
Fundada em Fuchu, em Hiroshima, é uma das marcas mais populares no Japão. Qualidade é elemento fundamental e está intrinsecamente ligado à marca desde o seu nascimento. O Mazda 2 e 3 são disso exemplo.
Nissan
Yokohama, no Japão, é onde encontramos a sede da Nissan que tem na Datsun e na Nismo duas das suas divisões mais populares a que junta a marca de luxo Infiniti. É conhecida pelo sucesso de modelos como o Micra, ou Qashqai, bem conhecidos pela fiabilidade.
Nos citadinos colhe os louros do sucesso do elétrico Leaf, um dos automóveis do seu segmento mais vendidos no mundo. Nos desportivos o destaque e a preferência de muitos entusiastas vai para o GT-R: um verdadeiro monstro na estrada.
Subaru
Marca com pequena expressão em Portugal, a Subaru está sediada em Ebisu, Tóquio. No Japão falar de Subaru é falar de uma marca que é uma lenda principalmente no mundo dos ralis, onde brilhou nos anos 90 com o modelo Impreza.
Toyota
A Toyota tem sede na cidade Toyota, antes conhecida como Koromo. Ao longo dos últimos anos tem disputado o ranking mundial de vendas globais com a Volkswagen. É líder de vendas no que respeita a automóveis elétricos híbridos, sendo pioneira neste segmento.
Tem dos automóveis mais fiáveis do mundo tendo no Corolla o seu modelo mais conhecido, com uma história de 54 anos. Outros modelos como o Toyota Prius, o modelo híbrido de maior expressão desta marca nipónica, o Aygo, Yaris, Auris ou RAV4, estes três últimos também com motorizações híbridas, têm por principais caraterísticas fiabilidade, prazer de condução e economia.