Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
15 Mai, 2018 - 14:47

Sabia que o telemóvel guarda o seu histórico de localização?

Luísa Santos

O seu smartphone grava todos os sítios por onde andou. O seu histórico de localização fica guardado no telemóvel e pode ser facilmente acedido. Saiba tudo.

Sabia que o telemóvel guarda o seu histórico de localização?

É provável que não saiba, mas o telemóvel guarda o seu histórico de localização. O facto de ter os serviços de localização ligados compromete, literalmente, a sua localização. É uma informação que, mediante as apps que utilizar (e às quais dá permissão de acesso à sua localização), fica facilmente acessível e acaba por ser pública para os seus amigos ou para terceiros.

Podemos falar do Facebook, onde publica uma fotografia que identifica o local onde se encontra, ou podemos falar de um serviço GPS como o Google Maps – ao qual recorre quando quer chegar a determinado local e não conhece o caminho até ele. Serviços como estes precisam de saber onde o utilizador se encontra, mas este histórico de localização não é efémero.

Seja iPhone ou Android, os locais por onde passou estão guardados no seu smartphone sem que saiba da existência dessa possibilidade. Saiba como aceder a essa informação e como a desativar.

Histórico de localização no iPhone

iphone

O histórico de localização num dispositivo da Apple é guardado numa espécie de “mapa paralelo” àquele que normalmente utiliza. Pode aceder a esta funcionalidade através das Definições, mais propriamente no separador da Privacidade. Clique, depois, em Serviços de localização e, de seguida, em Serviços de sistema. Por fim, encontrará a opção Locais frequentes, onde pode consultar a informação referida.

No mapa apresentado, poderá visualizar as suas localizações frequentes. Ao clicar numa delas, verá quando a frequentou pela última vez, e quantas vezes o fez. Apesar de a questão da proteção de dados estar em debate nos últimos tempos e da Apple garantir que esta informação está apenas guardada no seu telemóvel, o melhor é tomar medidas mais assertivas.

Se voltar ao separador anterior, encontrará a possibilidade de desativar a opção que grava todo o seu histórico de localização. Dessa forma, conseguirá garantir uma maior segurança dos seus dados pessoais e, ainda, salvaguardar-se em relação ao uso da sua informação.

Histórico de localização no Android

historico localizacao no android

Neste caso, a situação é semelhante, apesar de acontecer de forma ligeiramente diferente. Para guardar o seu histórico de localização, os telemóveis Android utilizam a conta Google do utilizador (como o Gmail, por exemplo) para memorizar todos os locais por onde passou.

Ao contrário da Apple, que garante que essa informação é privada e guardada unicamente no seu telemóvel, a Google aloja-a numa página na Internet, de forma privada. No entanto, não são apenas guardados os locais onde esteve, mas também o percurso que percorreu até chegar aos mesmos, bem como a data e hora em que o fez.

Para aceder ao seu histórico de localização num Android, deve entrar nas Definições, selecionar a opção Localização e, de seguida, o Histórico de Localizações Google.

Carregue nos três pontos verticais que surgem no canto superior direito e escolha a opção “Ver/gerir”. Selecione a aplicação Maps e escolha o dia em que quer consultar a sua localização.

Como apagar o histórico de localização no Google Maps

É fácil desativar esta opção e impedir o Google Maps de continuar a monitorizar a sua localização, bem como todos os percursos que faz, em que dias e com que duração. Veja o seguinte vídeo para saber como eliminar este histórico.

Veja também: