Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
14 Ago, 2018 - 18:50

Novidade: H&M deixa de usar photoshop para retocar o corpo das modelos

Catarine Martins

Uma das grandes boas novidades deste verão é mesmo esta: a H&M deixa de usar photoshop nas modelos, apresentando-as tal como são. Mulheres reais. Descubra tudo abaixo.

Novidade: H&M deixa de usar photoshop para retocar o corpo das modelos

Numa era em que, cada vez mais, se dá valor a corpos reais, a gigante H&M deixa de usar photoshop nas modelos e apresenta-as tal como são. Com estrias, celulite e imperfeições. Afinal, cada vez mais a palavra de ordem é inclusão. As mulheres procuram modelos reais com as quais possam identificar-se e não corpos perfeitos, fruto de um programa de edição. É que, por mais bonito que um corpo seja, dificilmente será perfeito.

H&M deixa de usar photoshop nas modelos: mas não é a única

Marcas como a , também gigante inglesa Asos, Missguided e Rheya já tinham dado o exemplo, admitindo uma postura mais realista numa indústria em que a imagem é tudo. Mas, esta é a prova de que as mulheres reais são bonitas e, mesmo as modelos, têm imperfeições. Celulite, estrias, imperfeições na pele não têm nada de errado e fazem parte do corpo de qualquer mulher.

Ou seja, gera-se um movimento maior de confiança no feminino, do que aquele que existe quando todas as imagens publicadas pela indústria da moda são trabalhadas até à exaustão. E, qualquer mulher real se sente apenas frustrada por não ter um corpo que, no fim de contas, nem existe.

Assim, as reacções dos utilizadores não poderiam ser mais positivas, uma vez que a H&M nem sequer avisou que iria deixar de usar photoshop. Apenas começou a apresentar as modelos com as suas imperfeições.

Alguns exemplos de imagens que não foram retocadas

 

 

Assim, o futuro parece ser cada vez mais real e menos retocado com recurso a ferramentas de edição de imagem. O que é bom, certo?

Veja também: