Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
26 Jun, 2018 - 11:36

Hotel ou airbnb: qual a opção mais adequada para si?

Márcio Matos

Na hora de marcar férias há que ponderar: hotel ou airbnb? Analise três aspetos a ter em conta no momento de efetivar a reserva.

Hotel ou airbnb: qual a opção mais adequada para si?

Escolher o alojamento de férias é uma das decisões mais importantes para garantir umas férias agradáveis, tranquilas e confortáveis. Para tal, há que escolher entre hotel ou airbnb. Qual a melhor opção? Ambas! Tudo depende efetivamente se pretende uma experiência de contacto mais direto com os residentes locais ou um tratamento mais acompanhado pelo staff de um hotel. Ainda está na dúvida? Então, confire três pontos essenciais a ter em conta, antes de tomar a sua decisão.

Hotel ou airbnb: decida o seu alojamento ideal

Quarto

Fonte: Pexels/Pixabay

Preço

Este ponto depende, naturalmente, do orçamento de cada um, do destino, da duração da estadia e também do número de pessoas que viajam. O ideal será sempre analisar a oferta disponível quer no hotel, quer no airbnb. No entanto, já algumas questões que deve fazer a si próprio.

Se vai viajar por um período superior a uma semana e tem crianças, por exemplo, talvez o airbnb seja a melhor opção, pois um apartamento dá-lhe a possibilidade de confecionar as suas próprias refeições, poupando assim muito dinheiro em restaurantes. Além disso, o airbnb possibilita, muitas vezes, que negoceie com o proprietário e ele faça um desconto em estadias mais longas. Já no caso de estadias mais curtas, em que apenas precise de um lugar para dormir, então o hotel será a opção mais adequada.

Segurança

Neste caso, por norma, os hotéis saem a ganhar. A razão é simples: uma receção em funcionamento 24horas garante todo e qualquer tipo de assistência, deixando o hóspede mais tranquilo. No entanto, há anúncios no airbnb que já possuem este género de assistência e, por isso, esta é também uma questão que tem de ponderar de acordo com aquilo que é mais importante para si. Fundamental é selecionar aquilo que o faz sentir-se mais tranquilo, pois é isso que se pretende ao ir de férias, certo?

Limpeza

Este é um tópico sensível e que só consegue avaliar realmente quando chega ao local. Todavia, a nossa sugestão é que, quer opte pelo hotel ou pelo airbnb, leia os comentários de hóspedes anteriores que possam relatar a sua experiência em relação a esta e outras matérias. Em todo o caso, seja qual for a sua escolha, pode sempre confrontar o responsável com alguma situação que não considere estar em perfeitas condições.

Como viu, as diferenças entre hotel ou airbnb não são assim tantas, mas podem ser determinantes para alguns viajantes optarem entre uma ou outra. Para quem deseja uma vivência mais em contacto com os locais deve optar pelo airbnb. Já quem não abdica da comodidade da cama feita de lavado e dos pequenos-almoços variados, deve sem dúvida seguir para um hotel. E, afinal, o que é que escolhe?

Veja também: