Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Miguel Pinto
Miguel Pinto
27 Nov, 2019 - 16:02

Huawei Mate 20 X 5G: o futuro é deste tamanho

Miguel Pinto

O Huawei Mate 20 X 5G foi testado por dentro e por fora. Analisado ao pormenor, demos o nosso veredicto. Venha conhecer a nova estrela da marca.

Telemóvel Huawei Mate 20 X 5G

Chama-se Huawei Mate 20 X 5G. E é grande. De tal forma que achamos por bem perceber o que ele tem de especial.

Quem acompanhou a revolução dos telemóveis desde os seus primórdios lembra-se que as premissas se forma alterando de forma constante. Por exemplo, no início, quanto mais pequeno melhor.

Traumatizados pelos primeiros telefones móveis (que obrigavam a complicadas operações logísticas só para os transportar ao ar livre), as marcas optaram pela nanotecnologia, até reduzirem os aparelhos virtualmente impossíveis de operar, mesmo com dedos anoréxicos.

huawei mate 20 x 5g: tecnologia e velocidade

Novo telemóvel Huawei Mate 20 X 5G

Com os smartphones, voltamos a centrar atenções no tamanho. E os aparelhos cresceram, cresceram e cresceram.

Até chegarmos a este Huawei Mate 20 X 5G, cujo ecrã de 7,2 polegadas (com uma resolução de 1080×2244 e tecnologia OLED) o transforma certamente no maior smartphone do mercado e uma clara ameaça para os tablets que por aí proliferam.

Mas não obstante este tamanho todo (não há bolso de casaco que resista), esta nova estrela da Huawei comporta-se surpreendentemente bem na função a que se destina.

Acaba por se manusear de forma relativamente pacífica só com uma mão e é bastante ágil, fruto de um design premium, área onde a Huawei começa a deitar cartas.

O Huawei Mate 20 X 5G também tem os seus defeitos, uns externos, outros de concepção. Por exemplo, a cobertura de 5G é ainda muito insípida e pode levar muita gente a pensar algumas vezes antes de um investimento deste calibre.

Mas este não é problema da Huawei e o telemóvel comporta-se à altura (leia-se a grande velocidade…) quando consegue conexão 5G. Problema da marca é o Mate 20 X 5G não ter entrada para jack de headphones.

Câmera superlativa

E depois vem aquilo em que este smartphone pede meças à concorrência, designadamente a câmera fotográfica.

O Huawei Mate 20 X 5G disponibiliza uma câmera de 40 MP (sim, leu bem, são 40 megapixels). Basicamente, traz uma tripla lente da Leica, sendo que câmera principal é complementada por uma grande angular com 20 MP, entre outros mimos.

Para quem tem a mania das selfies, a proposta é uma câmera com 24 MP. Os vídeos podem ser capturados em 4k, com a câmera a oferecer uma estabilidade de imagem  rara em produtos do género e um poderoso autofocus.

A qualidade das fotos é excelente, principalmente aproveitando todas as potencialidades de uma câmera de 40 MP. No entanto, em interiores menos iluminados, o Huawei Mate 20 X 5G perde alguma definição, com as imagens a apresentarem um ligeiro grão.

Com o modo Noite, resolvem-se algumas destas questões, mas não todas. Nada de preocupante, mas que pode ser corrigido em novos modelos.

Huawei Mate 20 X 5G: especificações

Este Huawei Mate 20 X 5G corre com o Android 9 e continua a ter a Google Play Store, não obstante as trapalhadas decorrentes de guerras comerciais entre os Estados Unidos e a China.

Com 8GB de RAM, a partir de um chipset Kirin 980, este smartphone oferece ainda 256 GB de armazenamento, transmitindo-lhe uma capacidade muito acima da média.

A bateria, idêntica à do P30 Pro de 4.200 mAh, é bastante competente e com uma autonomia considerável. No equipamento por nós testado, aguentou-se cerca de 48 horas, com momentos de utilização bastante intensiva.

Veredicto

O Huawei Mate 20 X 5G é um telemóvel que, como dizia o poeta, primeira estranha-se, mas depois entranha-se.

O seu preço (1.089.99 euros) e o seu tamanho podem afastar alguns potenciais entusiastas, mas a verdade é que pouco mais poderão encontrar em outros smartphones da mesma gama.

É um smartphone superior, um passo em frente por parte da Huawei e passada a estranheza inicial, vai conquistar os mais cépticos. Uma excelente opção.

Veja também