Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
06 Abr, 2020 - 17:43

Huawei P40 Pro: muito mais do que uma grande câmara

Luísa Santos

O Huawei P40 Pro já chegou para revolucionar, outra vez, o mercado dos smartphones. Este é o melhor telemóvel que a marca chinesa alguma vez lançou.

Huawei P40 Pro: muito mais do que uma boa câmara

Muita gente se questiona se a série “P” não será a gama flagship da marca chinesa (que garante que a série “Mate” é que ocupa esse lugar). O novo Huawei P40 Pro é, atualmente, o melhor smartphone no mercado.

review huawei p40 pro: câmara do outro mundo e um processador ultrassónico

O Huawei P40 Pro já chegou e deixou a concorrência, no mínimo, assustada com o novo lançamento. Este é mais do dos smartphones da marca chinesa que, definitivamente, suporta a rede 5G (uma novidade materializada nos lançamentos de 2020).

Ao contrário do que muitos possam pensar, este não é um smartphone que inclui (apenas) um bom par de câmaras—muito pelo contrário. O Huawei P40 Pro foi melhorado a todos os níveis e está muito mais avançado que o P30 Pro.

Ecrã e Design

O design deste telemóvel é uma das grandes novidades e, por consequência, um dos seus traços mais distintos. O Quad-Curve Overflow Display (de 5.8 polegadas) nasce do prolongamento da parte traseira do smartphone, que acompanha o desenho do mesmo e é prolongado até ao display.

Os cantos arredondados deste ecrã infinito mostram uma imagem sem defeitos, resultando numa experiência totalmente imersiva. A ausência no notch por detrás da dupla câmara frontal também contribui ativamente para essa sensação.

O Huawei P40 Pro conta, ainda, com quatro câmaras traseiras e está disponível nas cores Deep Sea Blue, Ice White, Black, Blush Gold e Silver Frost—todas elas com acabamentos mate que acentuam a beleza e fluidez do design deste telemóvel.

Câmara

A Huawei volta a estabelecer parceria com a Leica para desenvolver a Ultra Vision Leica Quad Camera—um conjunto de quatro câmaras traseiras capazes de tudo. Os momentos fotografados têm a maior qualidade de sempre e a nitidez das imagens mantém-se de dia e de noite.

Ao todo, são 102 os megapíxeis desta super-câmara, divididos por cada uma das lentes:

  • 50MP Ultra Vision Camera;
  • 12MP Telephoto Camera;
  • 40MP Ultrawide Cine Camera;
  • 3D Depth Sensing Camera.

Por outras palavras, estes números significam que pode captar momentos de forma verdadeiramente profissional, com direito a todo o detalhe que consiga imaginar.

Isto significa que pode tirar fotografias recorrendo aos mais diversos ângulos, tendo ainda direito a captar momentos em forma “de retrato” (com fundo desfocado) e também a três dimensões.

Mas há mais: pela primeira vez, uma marca de smartphones produz e inclui um sensor de 1/1.28 polegadas com 2.44 μm super large pixel size. Por outras palavras, isto significa que a definição de píxeis é maior do que nunca e que as fotografias captadas não poderiam ser mais nítidas—por isso, faça o zoom que quiser, porque nada perderá qualidade.

O Huawei P40 Pro inclui, ainda, um sensor de temperatura Multi-Spectrum Colour que, segundo a marca, melhora em 45% a nitidez e vivacidade das cores fotografadas.

Na parte frontal, encontram-se duas lentes de 32MP com focagem automática e a inteligência (e meios) suficientes para captar os melhores retratos—nunca esquecendo, claro está, o efeito bokeh que desfoca qualquer fundo.

Outra das “novidades fotográficas” é o HUAWEI Golden Snap. Com esta ferramenta, pode filmar vídeos a 4K com diferentes posturas e expressões, que o sistema automaticamente irá recomendar entre uma a três fotografias retiradas desse mesmo vídeo.

Impressionante, não acha?

huawei p40 pro
Fonte da Imagem: Huawei/Divulgação

Performance e processamento

O Kirin 990 5G é outra das grandes novidades do Huawei P40 Pro, não só pela sua rapidez de processamento, mas também pelo facto de incluir um chip 5G—que suporta a velocidade de rede mais rápida do mercado, tal como a Huawei já havia anunciado que faria.

A esta rapidez junta-se a GPU Mali-G76 MC16, que, juntamente com outras componentes gráficas, suporta a utilização de aplicações (e de jogos) mais pesadas em simultâneo.

Em termos de memória, este smartphone vem equipado com 8GB de RAM e 8 256GB de memória interna (que podem ser aumentadas através de um cartão externo, até 256GB).

Mas a performance do Huawei P40 Pro vai mais longe, já que este suporta novas funcionalidades e tecnologias, das quais se destacam:

  • Livestream 4K: pode emitir vídeos para a internet na qualidade máxima, que podem ser visualizados por várias pessoas em simultâneo;
  • Dual SIM Plus e eSIM: há espaço que chegue para dois cartões que podem ser usados para finalidades diferentes ao mesmo tempo;
  • Wi-Fi 6 Plus: no que toca ao Wi-Fi 6, o Huawei P40 Pro vai mais longe e garante estabilidade de ligação até mesmo em pisos subterrâneos.

Bateria

Os 4200mAh do Huawei P40 Pro garantem bateria para horas de utilização (bem mais de 24h).

Este smartphone conta ainda com a tecnologia 40W HUAWEI SuperCharge, que carrega totalmente o telemóvel em pouco mais de 30 minutos. O Wireless HUAWEI SuperCharge de 27W possibilita, por sua vez, o carregamento sem fios.

A par dos telemóveis anteriores, também o Huawei P40 Pro inclui Reverse Charge, que permite que carregue o smartphone encostando-o a outro com a mesma tecnologia.

Especificações técnicas
Ecrã6.58” OLED (Resolução de 2640 x 1200 píxeis)
ProcessadorHUAWEI Kirin 990 5G (CPU: Octa-core 2 x Cortex-A76 Based 2.86 GHz + 2 x Cortex-A76 Based 2.36 GHz + 4 x Cortex-A55 1.95 GHz; GPU: 16-Core Mali-G76; NPU:
Dual Big Core + Tiny Core NPUs (Neural-network Processing Unit)
Bateria4200mAh
Memória RAM8GB
Câmara Traseira (Principal)50MP Ultra Vision Camera (Wide Angle, f/1.9 aperture, OIS) + 40MP Cine Camera (Ultra-Wide Angle, f/1.8 aperture) + 12MP SuperSensing Telephoto Camera (f/3.4 aperture, OIS) + 3D Depth Sensing Camera
Câmara Frontal (Secundária)32 MP Selfie Camera (f/2.2 aperture) + Depth Camera
PreçoA partir de 975,68€
Veja também