Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Reis
Catarina Reis
16 Nov, 2020 - 16:06

4 ideias para a festa de Natal da empresa em 2020

Catarina Reis

Avizinha-se um Natal bastante sui generis, por força da pandemia. Fique com as nossas ideias para a festa de Natal da empresa.

colaboradora em teletrabalho a partilhar ideias para a festa de natal

A época natalícia é sempre marcada por momentos de diversão, alegria, união e também de algum stress. Se lhe cabe a si organizar a festa de Natal do escritório, ou se a sua equipa precisa de ideias para a celebração deste ano, continue a ler. Damos-lhe algumas ideias para a festa de Natal da empresa, adaptáveis ao ambiente e cultura empresariais, tendo em conta o contexto que vivemos devido à COVID-19.

Em 2020, as tradicionais ideias para convívio em termos de festa de Natal da empresa estão seriamente comprometidos: esqueça fazer aquele evento divertido de karaoke, atividades desportivas também está fora de hipótese, assim como o tradicional jantar de Natal.

Mas há alternativas para que se possa divertir com os seus colaboradores neste Natal tão atípico que se avizinha. O importante é manter o espírito de equipa e união, especialmente numa altura como esta.

As melhores ideias para a festa de Natal da empresa em 2020

1

Jantar virtual temático

Isso mesmo: não faria sentido uma empresa que, num momento em que o mundo do trabalho se  encontra em teletrabalho, fazer um jantar de convívio presencial.

Aquela que seria uma das melhores ideias para celebrar a festa de Natal da sua empresa num ano normal, o tradicional jantar de Natal, arrisca-se em 2020 a tornar-se uma das piores decisões a tomar, uma vez que está de todo desaconselhado de o fazer.

O melhor a fazer este ano é mesmo suspender o tradicional jantar de Natal, de forma presencial, e substituí-lo por um evento online. Ao fazê-lo está a tomar partido pela sua saúde e pela dos seus trabalhadores.

Eis o que sugerimos: encomende a um restaurante take away uma refeição para casa dos seus colaboradores, e marque uma data e uma hora. Recorra a plataformas como o Zoom ou o Skype.

De resto, poderá fazer como num jantar tradicional da empresa: escolher um tema para o evento, de forma a que o jantar não possa parecer nunca um jantar de trabalho. Temas relacionados com Natal, Inverno, algum detalhe da área em que trabalhe, poderão funcionar bem.

Poderá incitar os colaboradores a usar camisolas de Natal, daquelas oferecidas pelas tias e avós, cheias de motivos e decorações quase 3D, as chamadas “ugly Christmas jumpers”. Um conceito divertido, que vai permitir gargalhadas e desafios entre colegas, conhecer melhor aquele colega mais formal ou sério e que permite manter o espírito natalício. Pode, inclusivamente, fazer um concurso de melhor/pior camisola de Natal!

Pode também fazer jantares mais formais, em que o dress code seja “black tie”, sempre mantendo os brilhos e as cores da época, e criar um jantar para angariar fundos para uma associação ou causa social, em que cada um entrega presentes, brinquedos ou roupas usadas.

Não descure a parte da logística. Dependendo do que optar por fazer, poderá ter de garantir que toda a gente receberá um presente. 

2

Encomende um kit de preparação de bolos

Outra das ideias para a festa de Natal este ano seria pegar no dinheiro que iria gastar num evento da empresa e oferecer uma caixa de ofertas a cada um dos seus funcionários e colegas.

Se quiser ir mais longe do que um jantar, porque não oferecer aos seus trabalhadores um kit de preparação de bolos com sugestões para o novo Logótipo da empresa? Poderá dar algum trabalho extra, mas o divertimento que irá causar deverá compensar.

No fim, cada um atribui uma pontuação, e o vencedor poderá receber um prémio.

3

Maratona de filmes

Os filmes de Natal são parte obrigatória da época. Uma ideia diferente para um evento natalício no escritório é organizar uma maratona de cinema.

Neste caso, é possível, inclusive, alugar salas de cinema para eventos corporativos. Existem os clássicos desde o Sozinho em Casa à Música no Coração, e se decidir dar-lhe um toque mais familiar, junte alguns clássicos Disney.

São necessárias bebidas e pipocas para acompanhar a sessão, e snacks natalícios, com muito chocolate para todos. No entanto, todos deverão ficar separados de modo a cumprir a distância social. 

Mas melhor ainda seria fazê-lo e modo Drive In. Procure na sua área a possibilidade de levar os seus colaboradores a um Drive In de cinema. É uma opção ainda mais segura do que a de ir à sala de cinema.

4

Maratona de jogos online

Quem não aprecia um bom jogo, ainda por cima se puder ser jogado em tempo real com todos os envolvidos?

Só terá que escolher um jogo que dê para todos participarem. Atualmente há, até, bastantes opções de “Escape rooms” online, que permitem jogar de forma individual ou em equipas. Pode ser uma atividade interessante, por exemplo.

Quanto à logística, o mais simples será jogarem cada um no seu computador. Se quiser investir em algo mais ambicioso, pode, por exemplo, alugar consolas de jogos para todos.

Conclusão

É importante passar a mensagem de que a vida continua, e é possível manter de pé boas ideias para a festa de Natal da empresa.

O que conta realmente é manter o espírito de equipa e natalício vivos, contornando as adversidades impostas por força do contexto que estamos a viver.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].