Catarina Reis
Catarina Reis
05 Dez, 2022 - 12:05

6 ideias para a festa de Natal da empresa em 2022

Catarina Reis

Avizinha-se um Natal bastante sui generis, por força da pandemia. Fique com as nossas ideias para a festa de Natal da empresa.

ideias para a festa de natal na empresa

A época natalícia é sempre marcada por momentos de diversão, alegria, união e também de algum stress. Se lhe cabe a si organizar o Natal da empresa, ou se a sua equipa precisa de ideias para a celebração deste ano, continue a ler. Damos-lhe algumas ideias para a festa de Natal da empresa.

Dezembro traz de volta as tradicionais festas de Natal ao escritório. Mas a verdade é que, no panorama atual, verifica-se um menor poder de compra por parte das pessoas e uma diminuição de lucros por parte de algumas empresas.

Mas há alternativas dentro do orçamento para que se possa divertir com os seus colegas. O importante é manter o espírito de equipa e união, especialmente numa altura como esta.

As melhores ideias para a festa de Natal da empresa em 2022

Encontrar ideias para uma festa a baixo custo e sem perder a diversão, pode parecer um desafio. Mas, felizmente, ainda há opções que possibilitam manter os custos no mínimo e a animação no máximo.

empresa festa de natal

Almoço de Natal partilhado

Nem só de jantares se faz o Natal e, por isso, já pensou em propor aos seus colegas que cada um traga uma especialidade gastronómica. Depois é só encontrar uma sala onde se possa colocar tudo e onde todos possam conviver e, até, falar sobre as especialidades de cada um. A empresa pode fornecer as bebidas, por exemplo.

Iniciativa solidária

Promover a união da equipa de trabalho e ajudar outros, é uma boa forma de celebrar o Natal. Procure uma instituição de solidariedade social que precise de algum apoio.

Este apoio não precisa de ser em dinheiro ou géneros. Por vezes, “só” precisam de uns pares de mãos extras para realizar as suas tarefas diárias. Com uma atividade de team building solidário, todos se vão sentir envolvidos numa alegria partilhada e com o sentimento de missão cumprida.

O velhinho amigo secreto

Sabe o que é o amigo secreto, certo? É quando se realiza a troca de presentes Natal entre um grupo de pessoas. Cada participante fica responsável por comprar um presente, neste caso, para o colega que lhe foi atribuído por meio de um sorteio.

Assim, a troca de presentes entre colegas é mais uma das ideias para a festa de Natal da empresa. Para não sair do orçamento, deve ser estipulado um valor limite para gastar com a prenda. Nesse dia, pode também propor que cada um inclua no seu vestuário um acessório ou peça de roupa de Natal.

Criar um postal de Natal

O que importa mesmo é manter o espírito de equipa e natalício vivos e, por isso, porque não pedir a cada um dos seus colegas que traga um adereço de Natal para a árvore do escritório e envolverem-se todos na decoração? No final, podem juntar-se todos à árvore e tirar uma fotografia de grupo para um postal de Boas Festas.

Chocolate quente e bolachas

O orçamento pode não esticar para um jantar pago pela empresa, mas dará com certeza para criar um cantinho com chocolate quente, chá e bolachinhas. Sabem sempre bem no tempo frio, com uma banda sonora natalícia, e a despesa não será por aí além.

Organizar uma caminhada de Natal

Esta iniciativa vai depender das condições climatéricas, mas será uma forma de promover o espírito de equipa. É importante que escolha um percurso acessível a todos e, se possível, ter uma t-shirt para cada um a assinalar a data, bem como umas garrafinhas de água e barrinhas energéticas.

Mas também há ideias para a festa de natal da empresa em trabalho remoto ou híbrido

Além de estarmos perante um mercado de trabalho globalizado, onde o talento pode estar em qualquer lugar, há empresas que mantêm ou permitem que os seus colaboradores façam o seu trabalho remotamente ou em regime híbrido. E, provavelmente, seja qual for a razão, não será possível ter alguns desses colaboradores presencialmente. Assim, importa também mostrar que é possível partilhar o espírito de Natal com todos.

Jantar de Natal virtual

Isso mesmo, assim é possível juntar todos. Recorra a plataformas como o Zoom ou o Skype e poderá fazer como num jantar tradicional da empresa, ou seja, escolher um tema para o evento, de forma a que o jantar não possa parecer nunca um jantar de trabalho. Temas relacionados com Natal, Inverno, algum detalhe da área em que trabalhe, poderão funcionar bem.

Poderá incitar os colaboradores a usar camisolas de Natal, daquelas oferecidas pelas tias e avós, cheias de motivos e decorações quase 3D, as chamadas “ugly Christmas jumpers”. Um conceito divertido, que vai permitir gargalhadas e desafios entre colegas, conhecer melhor aquele colega mais formal ou sério e que permite manter o espírito natalício. Pode, inclusivamente, fazer um concurso de melhor/pior camisola de Natal!

Maratona de jogos online

Quem não aprecia um bom jogo, ainda por cima se puder ser jogado em tempo real com todos os envolvidos?

Só terá que escolher um jogo que dê para todos participarem. Atualmente há, até, bastantes opções de “Escape rooms” online, que permitem jogar de forma individual ou em equipas. Pode ser uma atividade interessante, por exemplo.

Agora que já tem várias ideias para a festa de Natal da empresa, é só escolher a que mais se adequa à cultura organizacional.

Veja também