Cátia Aguilar
Cátia Aguilar
21 Mai, 2018 - 08:00
19 ideias para encontros sem gastar muito dinheiro

19 ideias para encontros sem gastar muito dinheiro

Cátia Aguilar

Se quer surpreender nos seus encontros sem gastar muito dinheiro, então este artigo foi escrito especialmente para si.

O artigo continua após o anúncio

Tanto no início da relação como no decorrer, é preciso sair e não se deixar cair na monotonia. As relações vivem, também, da dinâmica que lhes damos. Ninguém quer uma namorada ou namorado que nunca quer fazer nada. E para fazer alguma coisa diferente não precisa de gastar fortunas.

Se lhe faltam as ideias, deixe essa parte connosco. Depois, incuta-lhes um toque pessoal e vai ver como irá reconquistar a sua cara metade a cada novo encontro.

As nossas ideias para “encontros low cost”

1. Caminhadas

ideias-para-encontros-sem-gastar-muito-dinheiro

Se morarem perto da praia, de uma mata ou uma zona bonita, porque não aproveitar para fazer uma caminhada? Quando estamos em casa, a tendência é que nos agarremos ao computador, à televisão ou às tarefas domésticas. As conversas ficam mais limitadas e monótonas. O simples facto de estar na rua, de ver coisas e pessoas diferentes, promove assuntos de conversa novos.

2. Hikes

765_360_helping-hikers_1515031947

Fazer hikes já é um nível acima no que diz respeito ao gosto pelas caminhadas. Se é o caso, arranje tempo para isso. Não é um encontro romântico típico e tradicional mas, para quem gosta da natureza, pode ser a experiência perfeita a meio de uma fase menos boa. E é também uma oportunidade para a partilha entre o casal.

Se tiver conhecimentos que o permitam orientar-se sozinho, façam-no dessa forma. Caso contrário, há vários grupos, como o Green Trekker ou o Caminhando, que organizam idas a locais de interesse. Neste caso, terá de pagar e não será tão romântico, mas não arrisca perder-se.

3. Piquenique

ideias-para-encontros-sem-gastar-muito-dinheiro

Quando estiver bom tempo, planeie um piquenique. Pode preparar tudo em casa, por isso não gasta tanto dinheiro em refeições, e não podia ser um encontro mais relaxado. Seja num jardim ou numa praia, não deixe de fazer este programa tão simples e agradável.

4. Puzzle

ideias-para-encontros-sem-gastar-muito-dinheiro

Mas nem todas as atividades têm de ser em exterior. Se estiver de chuva ou, simplesmente, muito frio, arranje espaço no chão ou mesa da sala, ligue o aquecimento, compre uma garrafa de vinho e uns queijos, junte as mantas, escolha uma boa playlist e façam um puzzle!

Se já os tiver, perfeito. Se ainda não tem puzzles em casa, não precisa de comprar um muito caro, desde que seja interessante. Trabalhar em conjunto é um bom exercício para um casal, para além de que os puzzles são sempre divertidos!

O artigo continua após o anúncio

5. Criatividade

ideias-para-encontros-sem-gastar-muito-dinheiro

Se se trata de um casal criativo, procurem coisas que ambos tenham jeito para fazer. Ou que um domine e possa ensinar ao outro.

Pintar um quadro ou fazer um tapete de arraiolos permite que explorem os seus lados criativos em conjunto. Também podem começar por algo mais simples, como pintar um livro de mandalas.

6. Jogos

ideias-para-encontros-sem-gastar-muito-dinheiro

Se ir a um escape room pode ser mais caro, lembre-se que há outros jogos que pode fazer em casa e que, comprados uma vez, vão durar muito tempo. Mesmo que sejam apenas os dois, há jogos que podem fazer, como xadrez ou damas. Sempre passam um serão diferente e divertido.

7. Filmes e séries

ideias-para-encontros-sem-gastar-muito-dinheiro

Para casais apreciadores da sétima arte e de conteúdos audiovisuais de um modo geral, ver um filme ou as séries que têm em atraso é sempre um bom plano.

Escolha um conteúdo que ambos gostem, mas tente incrementar o encontro, para não ser um visionamento comum. Prepare uns snacks, arranje uma decoração diferente para a sala e dê um ambiente romântico com uma meia-luz.

8. Planear o futuro

ideias-para-encontros-sem-gastar-muito-dinheiro

Às vezes os casais esquecem-se de uma coisa simples, mas importante num relacionamento. Pode acontecer que uma das pessoas se sinta perdida, sem ter um caminho e objetivos traçados. E quando se está numa relação é natural que estes objetivos sejam definidos em conjunto.

E isto pode até já ter sido feito, mas as coisas mudam, as pessoas mudam e às vezes os objetivos também. Por isso, dedique um encontro com este único propósito. Pode ser em casa, se achar que é mais conveniente, mas também podem sair depois de jantar e ir a um sítio tranquilo beber alguma coisa.

9. Ver as vistas

ideias-para-encontros-sem-gastar-muito-dinheiro

Para quem não é fã de caminhadas e hikes, faça um passeio de carro por uma zona com vistas bonitas. Acredite que ajuda a limpar a alma. Seja um passeio de uma tarde de domingo ou umas mini-férias, escolham o destino mais bonito de que se lembrarem e façam-se à estrada.

O artigo continua após o anúncio

Se está perto ou tem tempo para isso, não deixe de fazer a EN222, considerada por muitos a estrada mais bonita do mundo. E está aqui, em Portugal! Liga Vila Nova de Gaia a Almendra, pela margem esquerda do rio Douro. O Alto Douro Vinhateiro tem paisagens incríveis e é Património Mundial.

10. Revisitar

ideias-para-encontros-sem-gastar-muito-dinheiro

Se está longe de vistas estonteantes, mas mora na mesma zona onde começou a sua relação, programe um encontro romântico, levando a sua cara metade aos sítios onde já foram felizes. O local do primeiro beijo, o café onde fizeram os primeiros planos ou aquele sítio onde toca sempre a vossa música. Não requer muito esforço e é bastante romântico.

11. Sessão fotográfica

ideias-para-encontros-sem-gastar-muito-dinheiro

Não precisa de investir num fotógrafo profissional se o objetivo for apenas ter um dia diferente e registar um momento feliz. Se tiverem uma boa máquina ou até com o smartphone – muitos já têm câmaras com muita qualidade –, vão até a um sítio recatado e bonito e divirtam-se.

Se querem ser fotografados os dois, podem combinar um double date com outro casal de amigos que também gostasse de ser fotografado.

12. Dia de viagem

ideias-para-encontros-sem-gastar-muito-dinheiro

Não desperdice todos os seus fins-de-semana em casa. É certo que é preciso tratar da casa e descansar, mas arejar as ideias também é necessário. Preparem uns snacks, pesquisem eventos gratuitos ou acessíveis nas redondezas e façam-se à estrada.

Por exemplo, aos domingos, os munícipes de Sintra podem entrar gratuitamente nos parques e monumentos do concelho. Se mora em Sintra, aproveite!

13. Promoções

ideias-para-encontros-sem-gastar-muito-dinheiro

Hoje em dia, as promoções são uma constante. Por exemplo, há cinemas que oferecem um bilhete e jantar por um preço fixo ou dois bilhetes pelo preço de um. Noutras atividade também haverá, certamente, promoções. Basta estar atento.

14. Museus

ideias-para-encontros-sem-gastar-muito-dinheiro

A cultura nunca fez mal a ninguém. Muito pelo contrário. E, em Portugal, vários museus têm entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês. Especialmente se não estiver bom tempo para andar na rua, façam esta atividade cultural a dois.

O artigo continua após o anúncio

Se mora em Lisboa, também não perde nada em subscrever a newsletter do Museu de Lisboa, que tem frequentemente programas culturais bastante acessíveis.

Também a Câmara do Porto promove várias iniciativas culturais gratuitas. Para 2018, arranca dia 24 de março o projeto “Cultura em Expansão”, com 68 espetáculos de teatro, música ou cinema, totalmente gratuitos.

15. Renovar os álbuns de memórias

ideias-para-encontros-sem-gastar-muito-dinheiro

Há quanto tempo têm as mesmas fotografias expostas nas molduras lá de casa? Há quem mantenha as mesmas durante vários anos. Rever fotografias, antigas e mais recentes, pode ser um programa divertido. Vão recordar velhos momentos e ainda podem escolher fotos novas e diferentes para expor em casa, dando um novo ambiente ao lar.

Se ainda não moram juntos, mas pretendem fazê-lo, podem começar a fazer uma seleção.

16. Sobremesa, chá ou café

ideias-para-encontros-sem-gastar-muito-dinheiro

Não precisa de ir comer fora, mas pode convidar o seu companheiro para, depois da refeição, ir comer aquela sobremesa que tanto gostam ou, simplesmente, beber um chá ou um café. Assim, podem aliar a sensação de ir comer fora à poupança, por pagarem muito menos.

17. Cozinhar

ideias-para-encontros-sem-gastar-muito-dinheiro

Lá em casa há uma única pessoa que cozinha? Ou cozinham à vez? E que tal cozinharem juntos? Pode ser uma atividade muito divertida e até romântica.

Se há um que não tem tanto jeito, pode sempre auxiliar o outro. Só convém evitar esta atividade se uma das pessoas for muito possessiva na cozinha. Aí pode correr mal!

18. Visita ao Jardim Botânico

ideias-para-encontros-sem-gastar-muito-dinheiro

Sabia que a entrada no Jardim Botânico do Porto é gratuita? O mesmo acontece com o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

No Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, o bilhete de adulto para o Jardim tem o custo de 2€. Aplica-se o mesmo valor no Jardim Botânico Tropical, em Belém. Visitar um espaço destes é um programa romântico e envolto em misticismo. Valerá, certamente, a pena.

19. Sites de descontos

ideias-para-encontros-sem-gastar-muito-dinheiro

Se tem alguma verba disponível, mas mesmo assim está limitado, aposte nos sites de descontos, que têm sempre as mais diversas ofertas. Noites em hotéis, idas a restaurantes, massagens, atividades radicais e muito mais pode ser adquirido a um preço mais baixo.

Como vê, não é preciso complicar para planear um encontro diferente e a baixo custo. Para além das nossas sugestões, dê sempre um toque pessoal para que o seu parceiro sinta que tudo foi planeado a pensar na vossa relação e apostando num momento íntimo e de descontração a dois.

Veja também: