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André Freitas
André Freitas
23 Jan, 2020 - 18:17

Renault é a única com incentivos ao abate de veículos em 2020

André Freitas

A marca francesa oferece um incentivo ao abate de veículos antigos, contribuindo assim para um parque automóvel renovado e mais ecológico.

Renault Zoe

A fabricante francesa “está sozinha nesta missão” e é a única marca que, em Portugal e durante 2020, irá oferecer incentivos ao abate de carros “velhos”.

Num anúncio recente, a Renault apresentou a sua estratégia para 2020, que tem como objetivos manter a quota de mercado atual (15%) e conquistar, pelo menos, 10% do segmento dos elétricos e híbridos.

A marca definiu estas metas como exequíveis, apesar de serem um pouco ambiciosas. Principalmente, tendo em conta o objetivo de conquistar 10% do mercado híbrido e elétrico.

Conheça algumas das formas que a Renault encontrou para operacionalizar a sua estratégia, com foco numa medida em específico: o incentivo ao abate de veículos antigos.

Como funciona o incentivo ao abate de veículos da Renault

Novo Renault Captur

Esta é, sem dúvida, a medida que mais destaca do Eco Plan.

O que é o Eco Plan?

Criado pela Renault, o Eco Plan é um dos sistemas / estratégias que tem como objetivo ajudar a renovação da frota portuguesa e consequentemente aumentar a quota de mercado da marca.

O que a marca transmite, mesmo no seu website, é que quer tornar o parque automóvel português mais jovem e, sobretudo, mais ecológico.

A fabricante francesa destaca-se assim da concorrência, sendo a pioneira neste tipo de programa. O Eco Plan é composto por várias medidas:

  • Eco Abate
  • Classe Zero
  • Eco Charge
  • Eco Mobility
  • Zoe Eco Tour

Eco Abate: o incentivo ao abate de veículo da Renault

Como viu, o Eco Plan tem cinco vertentes. Todavia, a que merece mais destaque, na nossa opinião, é a Eco abate.

A Renault parece ser a única fabricante a promover o abate dos veículos mais antigos (em fim de vida).

Quem pode usufruir do Eco abate e em que condições?

Esta é uma campanha exclusiva para os clientes particulares. Como tal, as empresas excluídas desta “operação”.

Para usufruir deste incentivo, o cliente só precisa de comprar uma viatura nova, independemente do modelo ou motorização, e retornar um carro com 12 ou mais anos de “idade”.

E qual é o incentivo?

O incentivo varia de acordo com o tipo de veículo que se compra. Assim, o incentivo é distribuído da seguinte forma:

  • carro elétrico: na compra um Renault Zoe, irá beneficiar de 3000€ de apoio na sua compra;
  • carros híbrido: caso compre um modelo híbrido, o valor irá descer para os 2000€;
  • carro a diesel: se comprar um modelo a gasóleo, irá beneficiar de um apoio financeiro total de 1750€;
  • carro GPL: para os carros movidos a GPL, o apoio é de 1250€;
  • carro a gasolina: para modelos a gasolina, o incentivo é de apenas 1000€.

Estes são os apoios financeiros que estão diretamente relacionados com o Eco Abate da Renault.

Um plano que também se aplica à Dacia

A Dacia, pertencente à Renault, também quer dar o seu contributo. Mas, em moldes diferentes, mais concretamente:

  • carro a gasolina: o apoio financeiro será de 800€;
  • carro a GPL: 600€ no total;
  • carro a diesel: 450.

Podem parecer valores baixos. No entanto, tendo em conta os baixos preços praticados pela marca (Dacia), este é já um excelente contributo.

O melhor de tudo, é que estes incentivos financeiros lançados pela fabricante francesa, são acumuláveis com outros apoios do Estado.

Para além disso, também foi comunicado que, em ambas as marcas, os incentivos são acumulaveis com outras campanhas promocionais, que possam existir, durante 2020.

Renault_ARKANA
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Outros componentes do Eco Plan

Como referido, o Eco Plan é composto por cinco áreas. Já conhecemos uma delas, resta agora falar, brevemente, das restantes.

Classe Zero

No nosso entender, esta é uma ação inteligente, atrativa e inteligente. Resumindo, a marca oferece 200€ em Via Verde, a todos os clientes que adquirirem em 2020 o modelo 100% eléctrico – o Zoe.

Para não deixar de lado os atuais proprietários do Zoe, a medida também se aplica a eles.

Eco Charge

Apesar de este ser um artigo em que o tema central é a Renault, o objetivo é sempre ser imparcial. No entanto, torna-se um pouco difícil quando a estratégia e as suas ações são bem pensadas.

O Eco Charge é mais uma excelente iniciativa da fabricante. Aliás, na nossa opinião, é uma jogada de mestre e já irá perceber a razão.

Um dos maiores entraves na motorização elétrica é a rede de carregamento e a velocidade a que este é realizado. E, como é que a marca decidiu contribuir para a resolução / diminuição deste problema?

A marca irá instalar 60 postos de carregamentos, de carga acelerada e rápida, nos seus stands ao longo do país. Estes irão ser abertos ao público em geral. Isto é, seja ou não proprietário de um veículo Renault, irá poder carregar lá o seu carro.

Assim, numa primeira fase a marca ajuda a resolver um problema. Mas, para além disso, consegue fortalecer a relação com os seus atuais clientes e cria oportunidades para desenvolver laços com potenciais compradores.

Eco Tour e Eco Mobility

Tal como o próprio nome indica, Eco Tour será uma “viagem” (tour) realizado ao longo do país para dar a conhecer o Eco Plan.

O Eco Mobility é um conjunto de soluções para quem procura adquirir ou simplesmente fazer um renting adaptado de um Renault Zoe.

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