Luísa Santos
Luísa Santos
13 Set, 2019 - 10:57
Instagram Green Screen: novo filtro está a chegar

Instagram Green Screen: novo filtro está a chegar

Luísa Santos

A empresa não confirmou, mas tudo indica que o Instagram Green Screen é o próximo filtro da plataforma, que o deixa teletransportar-se para onde quiser.

O artigo continua após o anúncio

As inovações tecnológicas não param mesmo de chegar. Novidade atrás de novidade, são cada vez mais espetaculares as funcionalidades que hoje conhecemos. Uma dessas é a Realidade Aumentada (AR), que vai permitir a criação do Instagram Green Screen, um filtro que não vai poupar a criatividade dos utilizadores.

Instagram Green Screen: parece fácil utilizar a AR

Augmented Reality (AR), em inglês, uma tecnologia que parecia tão impossível e que, hoje em dia, se tornou tão acessível. Ao que parece, a forma mais fácil de utilizar esta complexa funcionalidade é mesmo através do novo filtro das redes sociais: o Instagram Green Screen.

O filtro deverá está disponível apenas nas Stories da plataforma, e vai permitir que faça uma espécie de colagem daquilo que bem entender. Para isso, só precisa de escolher uma foto que ocupe a totalidade do fundo e, depois, “colar” uma fotografia sua (ou de um objeto qualquer) por cima do background.

Funcionalidade por confirmar

Foi Jane Wong que deu a conhecer a novidade no Twitter, conhecida por investigar e divulgar, de forma credível, este tipo de notícias do mundo das redes sociais. Em poucas palavras, o Instagram Green Screen vai permitir, por exemplo, que se teletransporte para qualquer local do mundo.

O nome não é dado ao acaso, até porque basta pensar nos “fundos verdes” aplicados ao cinema ou aos jogos de consola/computador, muito famosos quando é preciso incluir novas personagens, recriar movimentos, criar novos fundos, entre tantas outras possibilidades.

Dê um salto a Paris ou coloque-se em plena Times Square – a decisão só depende do utilizador e permite que este faça as montagens que quiser, não impondo limites à criatividade.

Segundo Wong, o filtro funciona de forma semelhante ao Photo Booth do macOS. Os utilizadores desse sistema operativo facilmente perceberão o que isso quer dizer, uma vez que a aplicação da Apple permite, até, andar numa montanha russa sem sair da cadeira.

green screen testado por jane wong

Fonte da Imagem: Twitter/Divulgação

O artigo continua após o anúncio

Filtro poderá não funcionar com vídeos

É verdade que ainda falta a empresa confirmar a novidade, mas o Green Screen só deverá funcionar com fotografias, ao contrário do que acontece com o Photo Booth. Contudo, e ainda comparando ambos os softwares, o filtro do Instagram deverá apresentar melhor qualidade de imagem e de “colagem” do que o programa da Apple.

De facto, são muitas as funcionalidades testadas pela rede social que não acabam disponíveis para os utilizadores, pelo que é preciso esperar por mais informações por parte da empresa – que ultimamente tem lançado novas funções, como é exemplo a possibilidade de fazer compras através da plataforma.

Numa altura que se tornaram virais aplicações como a FaceApp, que permite envelhecer as pessoas através de um filtro muito detalhado – ou até o face swap do Snapchat, que troca os rostos de duas pessoas na mesma selfie -, esta pode sera resposta do Instagram que, até à data, nunca lançou um filtro do género.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp