Ekonomista
Ekonomista
23 Mai, 2019 - 09:42
IPMA alerta para risco elevado de incêndio em 12 distritos

IPMA alerta para risco elevado de incêndio em 12 distritos

Ekonomista

Evite comportamentos de risco se vive em algum destes distritos. Após as tragédias que o país viveu há dois anos, o melhor é mesmo a prevenção.

O artigo continua após o anúncio

Os concelhos de Alcoutim, no distrito de Faro, e Gavião, em Portalegre, apresentam esta quinta-feira risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Recorde-se que o risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de “reduzido” a “máximo”, sendo que o “elevado” o terceiro nível mais grave.

Neste seguimento, o IPMA colocou também em risco elevado de incêndio mais de 60 outros concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Santarém, Leiria, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Vila Real, Bragança, Guarda e Portalegre.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Previna-se e evite comportamentos de risco, como as queimadas (que estão proibidas), deitar beatas de cigarro para o chão, manusear foguetes, entre outros. Cetifique-se ainda que as zonas de mato à volta da sua habitação estão devidamente limpas e tenha o número dos bombeiros à mão.

Veja também: