Sabia que há segredos que os bombeiros gostariam de contar? Verifique a lista e descubra se já desconfiava de algum.
Os bombeiros e as suas ações são sempre recordados nos meses de verão, mas a verdade é que todo o ano estamos expostos a riscos, nomeadamente a risco de incêndio doméstico. Aqui ficam informações que todos os bombeiros gostariam que fossem do senso comum, para evitar acidentes.
12 segredos que os bombeiros gostariam
Os bombeiros conseguem vislumbrar atos de negligência sempre que estão em serviço, e também fora dele. Conhecem de cor as medidas de segurança no que toca a praticamente todas as calamidades possíveis e imaginárias. Vamos agora ter acesso a algumas informações que deveriam ser da posse de todos e, quem sabe, transmitidos nas escolas aos nossos jovens.
Interiorize estes princípios: eles são conhecidos pelos bombeiros e podem evitar acidentes!
1. A maior causa de incêndios domésticos está na cozinha
A maior parte das causas por detrás de incêndios em casas tem origem na cozinha, particularmente a partir do ato de cozinhar e no manuseamento de equipamentos para esse efeito, e direta ou indiretamente por se fumar dentro de casa.
2. Tem um plano de emergência? Atualize
Os planos de emergência interna dos edifícios (de habitação, comerciais ou escritórios) precisam de ser atualizados constantemente, idealmente uma vez por mês.
3. Cigarros provocam incêndios
A melhor forma de evitar incêndios decorrentes do ato de fumar é deixar de o fazer, ou, em alternativa, usar cigarros electrónicos quando fumar dentro de casa.
4. Ter um sistema de deteção de fogo é fundamental
Instalar e manter sistemas adequados de deteção e supressão de incêndio é imprescindível tanto em casa como no seu carro!
5. A vida dos civis está em primeiro lugar, mesmo em relação às suas
Isto é algo que muitas pessoas provavelmente não sabem, mas os bombeiros arriscam as suas vidas todos os dias.
6. Calamidades podem acontecer a qualquer um
Muitas vezes as pessoas pensam que estas situações só acontecem aos outros. Esperar o inesperado é uma das primeiras regras que os bombeiros aprendem, e isso não se aplica só a eles…
7. Detetores de fumo salvam vidas
Para o provar, estão estudos que comprovam que muitos incêndios que deflagram em casas podiam ter sido evitados, total ou parcialmente, se tivessem detetores de fumo. Para estes profissionais, não ter um detetor de fumo em casa constitui mesmo um risco.
4 apoios a bombeiros e vítimas que pode pôr em prática já