Ekonomista
Ekonomista
22 Abr, 2020 - 17:25

IVA das máscaras e gel desinfetante reduzido para 6%

Ekonomista

Governo decidiu avançar com a redução do IVA de 23% para 6% de produtos como máscaras de proteção individual e gel desinfetante.

Mulher com máscara a desinfetar as mãos com álcool-gel

Até ao final deste mês, o Conselho de Ministros vai aprovar a redução do IVA sobre máscaras e gel desinfetante, atualmente nos 23%.

A garantia foi dada pelo primeiro-ministro no debate quinzenal desta quarta-feira, dia 22 de abril.

Recorde-se que foi Rui Rio, líder do PSD, que na semana passada propôs a redução do IVA de 23% para 6% em produtos como máscaras de proteção individual, gel e suplementos para reforçar o sistema imunitário.

Sobre o assunto, António Costa fez questão de frisar a União Europeia não tem levantado problemas aos países que têm reduzido a taxa de IVA sobre aquele material de proteção, razão pela qual está decidido a dar luz verde à proposta do líder da oposição.

Ainda assim, a decisão final do Governo só deverá ser conhecida até ao final do mês de abril, na próxima reunião do Conselho de Ministros.

A sua família está protegida em casa contra o COVID-19?

Assegure também a estabilidade financeira da sua família
em situações imprevistas.

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins. Neste projeto, contamos com a parceria da Fidelidade e da Multicare. Saiba mais sobre a parceria.