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Ekonomista
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01 Fev, 2021 - 14:53

Junta da colaça queimada: saiba como identificar

Ekonomista

Perceba quais os problemas que advêm de ter a junta da colaça queimada, os perigos associados e como deve proceder em caso de substituição. Fique a saber mais.

junta da colaça

Não é evidente, nem percetível, por isso, para detetar a junta da colaça queimada é preciso que atente em variados sintomas.

Tenha em conta que a junta da colaça é uma peça importante e fundamental no motor do seu automóvel. É esta peça que lhe confere um funcionamento perfeito e garante uma maior longevidade do mesmo.

Está localizada entre os cilindros do motor e a respetivas cabeças e visa assegurar que cada uma das câmaras de combustão estão bem vedadas. Para além disso, assegura a continuidade dos circuitos de passagem de óleo e dos circuitos de água de refrigeração do motor.

Para que a junta da colaça funcione da melhor forma possível, é necessário que o material desta peça esteja nas condições ideais. Deste modo impede a entrada de misturas gasosas, de óleo ou de água nos circuitos que lhe são adjacentes.

Se esta peça sofrer algum dano ou desgaste precoce, é crucial que se proceda de imediato à sua reparação. Isto porque quando existe uma junta da colaça queimada, o motor acaba por sair prejudicado a curto ou médio prazo.

Como identificar uma junta da colaça queimada

Nem todos os problemas desta peça são fáceis de encontrar, o que faz com que identificar uma junta da colaça queimada seja uma tarefa árdua. Contudo, os sinais que enviam ao condutor são relativamente simples, cabendo ao próprio saber interpretá-los e agir com brevidade.

Se o condutor conseguir identificar estes sintomas atempadamente, conseguirá evitar despesas indesejadas, bem como danos irreparáveis no motor do seu veículo.

Assim, atente em quatro dos sintomas mais comuns.

1

Sobreaquecimento do motor e inerente perda de líquido de refrigeração

Um dos fortes indícios de que se está perante uma junta da colaça queimada ocorre quando o motor começa a sofrer com sobreaquecimento.

Este acontecimento está diretamente ligado à constante necessidade de adicionar líquido de refrigeração ao motor, o que pode evidenciar uma perda da potência do mesmo. Este é, então, outro indicador de que a junta da colaça possa estar queimada.

Ao perder o líquido de refrigeração no cilindro, e havendo a injeção de gases quentes no sistema de refrigeração, o carro aquece com uma rapidez superior à normal. Por isso, se notar que o motor do seu veículo evidencia uma curvatura de temperatura fora dos registos graduais comuns, fique atento.

2

Excesso de fumo a sair do tubo de escape

Tenha ainda atenção à quantidade de fumo que sai do tubo de escape do veículo. Se denotar a saída de muito fumo, pode estar perante um caso em que o líquido de refrigeração esteja a derramar-se nos cilindros, acabando por ser queimado e resultando em vapor.

Desta forma, o tradicional fumo preto a sair do cano de escape surge em maior volume.

3

Mistura de líquido de refrigeração com óleo

Sendo que a tarefa principal da junta da colaça é separar os diversos líquidos do motor do automóvel, quando se verifica contaminação no líquido de refrigeração e no óleo, resultante da sua mistura, acentua-se a certeza de que a junta da colaça não está em condições.

Se ocorrer uma mistura de líquido de refrigeração com o óleo do motor, a cor acastanhada resultante dessa mistura irá denunciar o defeito. Se ocorrer o inverso, será também fácil a deteção, pois o óleo altera a aparência do líquido de refrigeração.

É importante frisar que, havendo uma mistura destes dois componentes, as propriedades acabam por ficar afetadas. Caso este problema não se resolva, pode progressivamente provocar danos complexos no motor do carro.

4

Perda de potência do carro

Uma junta da colaça queimada pode ainda ser detetada, em determinados automóveis, através da perda de potência, devido à perda de pressão na distribuição dos gases de combustão interna do motor.

Junta da colaça queimada: diagnóstico e solução

junta da colaça

Como confirmar se a junta da colaça está queimada?

Para prescindir das dúvidas, o método mais infalível para ter a certeza de que tem a junta da colaça queimada é usar um detetor de perda de gases.

Ao utilizar este dispositivo, poderá saber com precisão e de forma muito prática, se o material deste componente está a cumprir com os seus requisitos de uso. Além disso, pode confirmar se há fugas de água ou óleo nos circuitos de distribuição.

Este dispositivo encaixa-se no radiador (cuja tampa deve estar sempre fechada) e permite detetar a presença de misturas gasosas. Contém um recipiente interno que contém um líquido azul e que se encontra visível ao utilizador.

Com a presença de gases químicos, esse líquido passa a amarelo sendo que, com esta reação química, comprova que realmente existe fuga de gases misturados com a água e, consequentemente, indica, sem margem de dúvidas, que a junta da colaça irá necessitar de ser substituída.

Solução: trocar a junta da colaça

Ao identificar uma junta da colaça queimada ou com problemas, o recomendado é que proceda com rapidez à substituição da mesma por uma peça nova. Não se deve trocar uma peça com defeito por uma peça usada, nem recondicionada, com o perigo de se estar a confiar nas propriedades físicas de uma peça que possa partir ou rachar facilmente.

Dito isto, o aconselhável é que faça a substituição por completo por uma junta da colaça nova.

Para tal intervenção, aconselha-se a consulta de um especialista para fazer essa substituição, sendo que esse trabalho terá os evidentes custos de mão de obra, aumentando o valor final da peça nova.

Contudo, sugerimos que este trabalho seja assistido por um profissional que conheça a natureza desta problemática e que disponha de um bom serviço.

Se quiser comprar a peça e fazer a substituição, com o auxílio de algum amigo entendido na área, saiba que o investimento isolado da peça pode rondar os 70 €, por um jogo de juntas completo.

Identificar uma junta da colaça queimada não é propriamente fácil, mas é crucial que se preste atenção aos seus sintomas, para evitar danos irreparáveis no motor.

Mantenha-se atento e vigilante, porque a saúde do motor do seu automóvel pode ser, por vezes, percecionada, numa primeira fase, por si e não pelo seu mecânico.

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