Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Miguel Pinto
Miguel Pinto
13 Nov, 2019 - 13:05

Last Christmas já não é só uma música. Vem aí um filme

Miguel Pinto

É uma daquelas músicas a que não se consegue escapar no Natal. Last Christmas, dos Wham! é agora uma comédia romântica. Estreia a 5 de Dezembro.

Lasta Christmas disco do grupo Wham

Sempre que chega o Natal há coisas que damos como certas. As prendas que damos e que esperamos receber, as decorações que tentamos equilibrar em árvores gigantes ou a certeza de que vamos engordar. E há outras que já tomamos como adquiridas. Como ouvir a música Last Christmas, dos Wham! em loop.

Pois bem, para quem não sabe ainda, a música escrita pelo falecido George Michael deu origem a um filme chamado… Last Christmas. E atenção que este texto contém spoilers.

last christmas, o filme que não vai perder?

Filme Last Christmas
Kate e Tom, o par romântico do filme

Não adianta tentar fugir pelos corredores do centro comercial enquanto o desaparecido George canta uma desgraça de amor em plena época natalícia.

Agora, tem nos cinemas Last Christmas, uma comédia romântica protagonizada por Emilia Clarke e Henry Golding, e escrita, entre outras mãos, por Emma Thompson.

A realização foi entregue a Paul Freig e estreia em Portugal a 5 de dezembro.

Para aqueles que se lembram do imortal teledisco de Last Christmas, George Michael e os amigos partiam a celebrar o Natal numa qualquer montanha repleta de neve.

No grupo, encontrava-se a paixão do cantor, mas com o pormenor de ter outro namorado. Ao que se consegue perceber pela canção, no natal anterior, ambos tinham vivido um tórrido romance, o tal em que George Michael dá o coração à rapariga, que no dia seguinte o deita fora.

Por isso antes de irmos ao filme propriamente dito, relembramos a canção (e o videoclip, claro).

O filme Last Christmas narra a história de Kate (Emilia Clarke), uma antiga cantora que não vive os melhores dias da sua vida, estando quase à beira do abismo.

Para sobreviver, aceita um trabalho onde se veste de duende numa loja cujo dono se chama Santa(!) (Michelle Yeoh). É neste local que acaba por conhecer Tom (Henry Golding), que vai contribuir de forma decisiva para que a vida da infeliz Kate dê uma volta de 180 graus.

Tom vai funcionar como o anjo da guarda de Kate, ajudando-a em diferente situações a endireitar a vida.

Mas quando tudo parece caminhar para um final feliz, afinal vem a saber-se que Tom morreu há um ano e que é o dador do coração que Kate recebeu para sobreviver, dando assim vida ao refrão do tema: “Last Christmas, i gave you my heart”…

Ainda bem que Kate não seguiu à risca o resto da letra escrita pelo malogrado George Michael.

Sucesso planetário

Last Christmas foi um dos grandes sucessos dos Wham!, duo pop formado por George Michael e Andrew Ridgeley, que durante a sua curta duração alcançou um sucesso estrondoso.

Este tema chegou ao primeiro lugar em vários países do mundo e tem uma vertente solidária que talvez muitos desconheçam. Todos os lucros do single foram doados pelos Wham! a instituições que, na altura, combatiam a fome na Etiópia.

Foi durante muitos anos a música mais tocada no Reino Unido na época natalícia, até ser ultrapassado por outro absoluto clássico: Fairytale of New York, dos Pogues.

Veja também