Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
20 Set, 2018 - 17:27

Aprenda a lavar carpetes e tome nota de dicas úteis e práticas

Teresa Campos

Fique a saber como lavar carpetes e perceba a importância de fazê-lo com regularidade para ter sempre tapetes limpos e bonitos.

pessoa a esfregar carpete com escova

Lavar carpetes é importante não só por razões estéticas, mas também para bem da sua saúde e da sua família. Se os tapetes trazem conforto e aconchego à casa, são também uma fonte de bactérias e fungos, pelo que a sua aspiração frequente é essencial.

Além disso, na hora de proceder à lavagem, há que saber exatamente como fazê-la e quais os produtos ideais a utilizar. Por isso mesmo, criámos um guia capaz de orientá-lo nesta tarefa doméstica fundamental.

Como limpar e lavar carpetes: tudo o que precisa de saber

pessoa a limpar carpete com pano

Por que deve lavar carpetes

A limpeza regular e correta dos tapetes garante que estas se mantêm bonitas e têm maior durabilidade. A sua higienização é essencial para a saúde de todos, já que a sua lavagem elimina, nomeadamente, os ácaros que habitam nestes tecidos.

Contudo, a limpeza deve ser realizada com produtos adequados e que não danifiquem a estrutura das suas carpetes.

Como lavar carpetes de pelo alto

Os tapetes de pelo alto, por exemplo, merecem cuidados extra e específicos. Use delicadamente o aspirador na sua superfície e, em seguida, prepare uma mistura de detergente neutro e água.

Humedeça todo o tapete com esta solução e, com uma escova macia, escove o tapete suavemente, sempre no sentido do pêlo. Assim, conseguirá remover toda a sujidade, até as mais difíceis.

Finalize a limpeza passando um pano molhado com água limpa e coloque o tapete a secar num ambiente arejado. Em média, proceda a esta limpeza uma vez por mês.

Para deixar a carpete mais macia, adicione amaciador de roupa à mistura de água e detergente.

Como lavar carpetes a seco

Limpar tapetes a seco é uma forma de economizar tempo e tornar a lavagem mais fácil. Para tal, disponha sobre a carpete bicarbonato de sódio ou amido de milho.

Deixe atuar alguns minutos e aspire em seguida, cuidadosamente. Este método, não só lavará o seu tapete, como removerá diferentes manchas e resíduos que ele possua.

Como retirar manchas

Cada nódoa tem as suas próprias caraterísticas e, por isso, as soluções para as remover podem variar ligeiramente. No entanto, fundamental é absorver e limpar as manchas o mais depressa possível, de modo a não secar e a não entranhar.

No geral, uma boa opção para acabar com as nódoas é fazer uma mistura de vinagre e água em partes iguais. Humedeça a mancha com esta solução, esfregue delicadamente com uma esponja macia e finalize retirando os resíduos com um pano seco e limpo.

Como acabar com os odores desagradáveis

Os tapetes estão expostos a todo o tipo de cheiros: tabaco, fritos, pó, entre muitos outros. Para se livrar de qualquer um deles, limpe as suas carpetes com bicarbonato de sódio aromatizado.

Deixe o produto atuar durante 30 minutos, passando depois o aspirador. Assim, o tapete ficará limpo e perfumado, tornando o ambiente bem mais agradável e acolhedor.

Dicas

  • Prefira as soluções caseiras para limpar os tapetes, pois ao contrário dos industriais eles não danificam os tecidos. Alguns ingredientes como vinagre, detergente líquido, sabão e bicarbonato de sódio garantem resultados excelentes.
  • O vinagre é um dos ingredientes caseiros mais utilizados pois, além de remover a sujidade, dá brilho e amacia o tapete.
  • Misture 1 litro de água com ¼ de chávena de detergente líquido e aí tem uma poderosa solução para limpar os tapetes e remover manchas.
  • Sempre que puder, lave o tapete a seco, pois é mais rápido, prático e eficaz.
  • Antes de lavar o tapete na máquina, confira se o modelo pode ser lavado dessa forma, sendo que os mais delicados devem ser lavados com uma proteção, para evitar que se danifique.
  • Os tapetes mais delicados devem ser aspirados com uma fronha ou saco de algodão entre o aspirador e o tapete.
  • Deve ser colocado amaciador nas soluções usadas para lavar os tapetes mais peludos, pois isso vai tornar a carpete mais perfumada, macia e brilhante.

Realmente, não deve menosprezar o item decorativo que diariamente mais pisa e que, por isso, está sujeito a acumular mais fungos e bactérias, além da sujidade visível a olho nú. Por essa razão, proceda a uma aspiração cuidadosa e regular, mas não deixe também de fazer uma lavagem frequente, nem que seja a seco.

Se tem animais de estimação ou bebés e crianças em casa, então deve aumentar ainda mais a periodicidade com que procede a esta higienização a bem de todos.

Veja também