Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marcos Silva
Marcos Silva
20 Ago, 2018 - 14:34

Como limpar o teclado do PC

Marcos Silva

Sabia que o teclado do PC é um depósito de sujidade e bactérias? Limpar o teclado periodicamente é essencial para manter o seu bom funcionamento.

Como limpar o teclado do PC

O teclado é uma ferramenta importantíssima do PC, seja para trabalhar ou para lazer, pelo que o seu bom funcionamento é essencial. Mas alguma vez limpou ou já pensou em limpar o teclado?

Além da poeira natural a que está sujeito e da quantidade de bactérias que os utilizadores transportam das suas mãos para o teclado, há ainda aqueles bocados de comida que os mais distraídos deixam cair no mesmo. Por isso, mesmo com todo o cuidado, o teclado é um “poço” de bactérias e sujidade, pelo que a limpeza é importante para assegurar o seu bom funcionamento.

Siga os próximos passos para limpar o teclado eficazmente e repita este processo periodicamente, com alguns meses de espaçamento entre cada limpeza.

Limpar teclado: como fazer uma limpeza geral em 6 passos

limpar teclado

Este método pode ser considerado uma limpeza geral, que poderá ser mais aprofundada. Esta limpeza é suficiente se o seu teclado não estiver muito sujo. Mais à frente, falamos sobre uma limpeza mais profunda.

Passo 1

Antes de qualquer limpeza, desligue o computador e desconecte o teclado do mesmo. Se o PC estiver em execução, não conecte nem desconecte o teclado, pois isto poderá danificar a máquina se este não tiver conecção USB.

Passo 2

Forre a sua mesa com um pano ou jornal, vire o seu teclado para baixo e bata no mesmo com cuidado. Um pouco de sujidade deve cair para cima do pano ou jornal. Mude de ângulo e bata noutro sitio até não cair mais sujidade.

Passo 3

Com um spray de ar comprimido – um equipamento que encontra facilmente em qualquer loja -, aplique um jato nos resíduos que se mostrem mais resistentes.

Passo 4

Repita agora o passo 2 para retirar os detritos resistentes e que devem ser mais facilmente retirados depois da aplicação de spray de ar comprimido.

Passo 5

Agora, é hora de utilizar um aspirador para retirar algum pó que esteja entre as teclas.

Passo 6

Para limpar a superfície do teclado, utilize um pano húmido para passar no teclado e na carcaça. Atenção: não pressione demasiado para não apagar os símbolos das teclas. Use um cotonete para o espaço entre teclas onde o pano eventualmente não chegue.

Limpar teclado: como fazer uma limpeza mais profunda

Se o seu teclado precisar de uma limpeza mais a “fundo” e se já levou a cabo os passos anteriores sem conseguir remover toda a sujidade, proceda do seguinte modo.

Passo 7

Tente retirar cautelosamente todas as teclas do teclado. Evite apenas retirar a tecla do espaço, o shift, o enter e a tab. Estas são teclas maiores e de maior dificuldade de remoção e encaixe. Precisa de ter cuidado para não danificar nenhuma tecla. Utilize uma chave de fendas.

Passo 8

Limpe agora o interior da carcaça de cada tecla com o spray de ar comprimido, pano húmido ou com o cotonete, como anteriormente.

Passo 9

Outro método consiste em juntar as teclas num recipiente com água corrente e sabão. Esfregue as teclas com uma escova e depois deixe-as secar.

Passo 10

Volte a colocar as teclas nos sítios iniciais e tenha cuidado para não estragar nenhuma ao colocá-las. Para saber onde colocar as teclas novamente, pode tirar uma foto antes ou pesquisar no telemóvel a configuração do seu teclado.

Outra forma de o fazer é ligar o computador e no menu do Windows ir a “Iniciar” >”Todos os Programas” > “Acessórios”> “Acessibilidade”> “Teclado Virtual” e aí verá qual a disposição das teclas.

No Mac vá a “Menu Apple”> “Preferências do Sistema” >”Internacional” >”Letras de Teclado”, verifique o “Visualizador de Teclado”, abra o menu com a bandeira no canto superior direito e escolha “Mostrar Visualizador de Teclado”.

Veja também: