Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
13 Jun, 2018 - 11:30

Como fazer a limpeza do Android para que fique mais rápido

Ana Duarte

Sabe como deve fazer a limpeza do Android para que este fique mais rápido e funcione melhor? Tire o melhor partido do seu telemóvel com estas 3 dicas.

Como fazer a limpeza do Android para que fique mais rápido

Considere fazer uma limpeza do Android, de tempos a tempos, pois esta é importante para garantir o bom funcionamento do smartphone.

Com a utilização cada vez mais intensiva deste gadget, é natural que se vão acumulando ficheiros, o que faz com que o dispositivo fique mais lento.

Fique a conhecer algumas dicas que o vão ajudar a limpar o telemóvel, de modo a eliminar ficheiros desnecessários e a garantir que o gadget continua a dar a resposta esperada.

Como fazer a limpeza do Android para que este funcione melhor

limpeza do android

1. Limpar a memória interna e o cartão SD

A maioria dos smartphones Android tem dois compartimentos de armazenamento de ficheiros: a memória interna (onde estão instaladas as apps) e o cartão SD (onde ficam guardadas as músicas, as fotos e vídeos e as definições das aplicações). É importante que tenha isto em conta ao fazer a limpeza do Android.

O cartão SD é fácil de limpar: basta apagar ficheiros que já não usa. Se vir lá pastas relacionadas com as apps que já desinstalou, deve apagar essas pastas também. Pode usar aplicações específicas para ajudar a limpar com mais eficácia o cartão SD, como a SD Maid e a Clean Master.

Limpar a memória interna também é simples: basta desinstalar as apps desnecessárias. Toda a gente tem aplicações instaladas que quase nunca usa – é por essas que deve começar – passando depois para as que ocupam mais espaço.

2. Potenciar a bateria

Uma queixa comum a quase todos os utilizadores de smartphones é a bateria: nunca tem a autonomia desejada. Há pequenas medidas que pode ir adotando para cuidar melhor da bateria: baixar a luminosidade de ecrã, desligar o Wi-Fi e o Bluetooth quando não os está a usar e desativar notificações desnecessárias.

Pode também recorrer a uma app para o ajudar a potenciar a bateria, como a Tasker ou a JuiceDefender. Em último caso, verifique se está na hora de trocar de bateria.

3. Reiniciar com as definições de fábrica

Esta deve ser a última opção a considerar quando o assunto é limpeza do Android, uma vez que, tal como o nome indica, consiste em fazer um restauro de acordo com as definições de fábrica do gadget.

Deste modo, vai deixar de ter apps extra, contactos, definições e qualquer tipo de dados. Passa a haver, apenas, o que vinha com o Android, tal como quando saiu da fábrica.

Vá às “Definições”, “Contas”, “Cópia de segurança e reposição”, “Reposição dos dados de fábrica” e, finalmente, “Repor dispositivo / Apagar”. De seguida, o equipamento irá reiniciar e estará pronto a funcionar.

Veja também: