Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
24 Mai, 2018 - 11:31

6 problemas comuns no Android e como resolvê-los

Luísa Santos

Existem alguns problemas comuns no Android que podem ser facilmente resolvidos por si, sem precisar de se dirigir a uma loja especializada.

6 problemas comuns no Android e como resolvê-los

Apesar do Android ter uma boa assistência técnica e de oferecer resistência a vários tipos de malware, existem algumas situações que podem escapar, nomeadamente alguns problemas comuns no Android que podem ser resolvidos antes que representem a necessidade de uma manutenção mais profunda – ou até mesmo a troca do seu smartphone. Conheça, por isso, alguns dos erros mais comuns.

6 problemas comuns no Android e as respetivas soluções

erros que comprometem android

1. Google Play “crasha”

Já lhe aconteceu abrir a app da Google Play e esta fechar de imediato? É normal que seja um erro que obriga a aplicação a fechar depois de “crashar” ao abrir. Na maior parte das vezes, o problema fica resolvido se limpar a cache da Google Play, através dos seguintes passos:

  • Definições;
  • Apps;
  • Localizar a tab “Todas” e selecionar a mesma;
  • Localizar a Google Play e limpar todo o histórico de navegação e a cache;
  • Reiniciar o smartphone.

Suponha que este procedimento, considerado o mais comum e aquele que facilmente resolve o problema, falha e que não sabe, agora, como deve proceder. Tente, nesse, caso, limpar todos os dados de navegação e cache dos serviços da “Google Play Services“, bem como da “Google Services Framework” e, depois, reinicie o seu telemóvel.

2. Espaço insuficiente no smartphone

A Android, enquanto sistema, fixa uma capacidade específica de espaço para as apps. Isto significa que não pode expandir o espaço que tem disponível para descarregar aplicações, pelo que tem de trabalhar com aquele que tem.

Assim sendo, é normal que este erro surja quando tenta ultrapassar a capacidade que o seu smartphone já tem prevista para este tipo de armazenamento.

Por isso, a melhor forma de resolver este erro é desinstalar algumas apps às quais não dê tanto uso. Outra das possibilidades é utilizar o CCleaner de modo a limpar todos os dados que estão a ocupar memória desnecessariamente.

3. A Google Play não permite fazer mais downloads

Se isto lhe acontecer, o melhor será mesmo assistir ao vídeo que se segue para saber como pode resolver o problema.

4. A Google Play não funciona

Um dos problemas mais comuns no Android está relacionado com as versões da Google Play que, por vezes, podem deixar de funcionar. Neste caso, o mais indicado é mesmo instalar uma versão anterior da Google Play (em relação àquela que tem instalada nesse momento). Através desta ligação poderá encontrar a maior parte das versões até agora lançadas.

5. Falta de memória no seu Android

Neste caso, falamos de RAM e da sua capacidade – e não do tal espaço fixo que existe para o armazenamento de apps. O Android, enquanto sistema operativo, funciona melhor quanto menos aplicações tiver instaladas – em regra, isto acontece em todos os sistemas operativos.

Isto acontece porque a maior parte das aplicações consome memória mesmo quando não estão a ser utilizadas. Ora, isto compromete o natural funcionamento e a rapidez do seu Android.

6. Os downloads não funcionam

Este é um problemas comuns no Android e, por isso, é frequente que não consiga fazer download das apps que quer quando surge este erro. Nesse caso, deve aceder à cache do “Download Manager“, pois ela pode estar comprometida, e seguir estes passos para a limpar:

  • Definições;
  • Apps;
  • Deslize para a direita e aceda a “Todas”;
  • Selecione o “Download Manager“;
  • Limpe a cache e reinicie o dispositivo.

Veja também: