O ADBlue, também conhecido como DEF (Diesel Exhaust Fluid), é um aditivo essencial para muitos veículos modernos a diesel, especialmente aqueles equipados com o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction, ou Redução Catalítica Seletiva).
Surgiu como resposta às exigências ambientais cada vez mais rigorosas, que visam reduzir as emissões poluentes dos motores a diesel, principalmente o óxido de azoto (NOx), um dos principais responsáveis pela poluição atmosférica.
A pressão para reduzir as emissões de gases poluentes nos veículos a diesel começou a intensificar-se nos anos 2000, principalmente na Europa, onde os níveis de poluição nas grandes cidades e áreas industriais se tornaram uma preocupação crescente para governos e entidades ambientais.
Os óxidos de azoto (NOx), em particular, são gases perigosos para a saúde pública e para o meio ambiente, contribuindo para problemas respiratórios, doenças cardiovasculares e também para o aumento do efeito de estufa. E foi necessária arranjar soluções.
AdBlue: controlar as emissões
Para enfrentar este problema, foram implementadas várias normas de emissões, como as normas Euro (Euro 4, Euro 5 e Euro 6), que estipulam limites máximos de emissões para veículos novos.
Estas normas são especialmente rigorosas em relação aos níveis de NOx emitidos pelos motores a diesel. Como resultado, a indústria automóvel foi forçada a inovar e a encontrar formas de reduzir estes poluentes.
Foi neste contexto que surgiu o sistema SCR, que utiliza o ADBlue como agente para converter os óxidos de azoto em elementos menos nocivos.
O que é e para Que serve
O ADBlue é um líquido composto por uma mistura de água desmineralizada e ureia, numa concentração de cerca de 32,5% de ureia. A ureia é um composto orgânico que, ao ser injetado nos gases de escape do motor, ajuda a neutralizar os óxidos de azoto.
Este processo ocorre no sistema SCR, onde o ADBlue é transformado em amoníaco quando exposto a altas temperaturas. Este amoníaco reage com os óxidos de azoto presentes nos gases de escape, convertendo-os em nitrogénio e vapor de água, elementos que não prejudicam o ambiente.
Ao permitir a redução significativa das emissões de NOx, o ADBlue é um componente essencial para veículos que precisam de cumprir as rigorosas normas de emissões europeias e mundiais.
Sem este aditivo, muitos veículos modernos a diesel não conseguiriam operar de forma legal, uma vez que as suas emissões ultrapassariam os limites permitidos.
Como aplicar o ADBlue
A aplicação é relativamente simples, mas requer alguns cuidados para garantir que o sistema funciona corretamente. A maioria dos veículos a diesel modernos equipados com o sistema SCR tem um reservatório específico para o ADBlue, separado do tanque de combustível.
Este reservatório precisa de ser reabastecido periodicamente, pois o veículo consome ADBlue à medida que circula.
A quantidade consumida depende de vários fatores, incluindo o tipo de condução, o peso do veículo e a carga do motor. Em média, a cada 1.000 km, um veículo consome entre 1 e 1,5 litros de ADBlue.
É importante notar que o ADBlue não é misturado diretamente com o combustível; em vez disso, é injetado automaticamente no sistema de escape pelo sistema SCR.
Para reabastecer, basta abrir a tampa do reservatório, que geralmente é identificada pela cor azul e está localizada perto do depósito de combustível ou na mala do veículo.
Pode-se adquirir ADBlue em garrafas ou bidões de diferentes tamanhos, disponíveis em estações de serviço e lojas de peças automóveis. O processo é fácil: basta inserir o ADBlue diretamente no reservatório, tomando cuidado para não derramar o líquido em outras partes do veículo, uma vez que a ureia pode ser corrosiva em contacto com alguns materiais.
Cuidados e manutenção
Embora o ADBlue seja essencial para veículos com o sistema SCR, é importante garantir que o líquido esteja sempre dentro do prazo de validade e armazenado em local adequado.
A ureia pode deteriorar-se com o tempo, especialmente se exposta a temperaturas muito altas ou muito baixas. Além disso, o reservatório de ADBlue deve ser mantido limpo e livre de contaminantes, pois a introdução de impurezas pode danificar o sistema SCR.
Outra consideração importante é que, caso o reservatório fique vazio, muitos veículos modernos a diesel simplesmente não arrancam.
Esta é uma medida de segurança e de cumprimento das normas ambientais, assegurando que o veículo não emite NOx acima dos limites permitidos.
O ADBlue surgiu como resposta à crescente preocupação com a poluição atmosférica. Ao cumprir as normas de emissões, desempenha um papel crucial na sustentabilidade dos veículos a diesel, garantindo que estes continuam a ser uma opção viável enquanto alternativas mais limpas, como os veículos elétricos, ainda se tornam acessíveis para todos os consumidores.