Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
27 Out, 2017 - 14:11

As 6 maiores empresas de automóveis do mundo

Ana Duarte

A Volkswagen é o fabricante líder na indústria automóvel, tendo ultrapassado a Toyota. Fique a conhecer as 6 maiores empresas de automóveis do mundo.

As 6 maiores empresas de automóveis do mundo

O carro é considerado o meio de transporte mais conveniente. As vendas de automóveis continuam a atingir números prodigiosos, tendo aumentado 5,6% entre 2015 e 2016.

A Volkswagen, a Toyota e a Renault-Nissan são as três maiores empresas de automóveis do mundo. A indústria automóvel é altamente competitiva, sendo que os seus lideres se encontram espalhados pela Europa, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos da América.

Apesar do escândalo Dieselgate, relacionado com a emissão de gases poluentes, a Volkswagen é o maior fabricante de automóveis do mundo.

As maiores empresas de automóveis do mundo e que marcas detêm

1. Volkswagen

placeholder-1x1
Fonte: Volkswagen

O Grupo Volkswagen possui algumas das marcas mais famosas do mercado automóvel: Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Seat e Skoda (para além da Volkswagen).

O grupo detém ainda a Ducati e as marcas de veículos pesados como MAN, Scania e Neoplan. A empresa começou a operar em 1937, mudou de nome e foi destruída durante a II Guerra Mundial e restituída em 1960. Em 2016, o grupo vendeu 10.10 milhões de veículos e registou um market share de 11,1%. Apesar do escândalo, conseguiu destronar a então líder Toyota.

2. Toyota

placeholder-1x1

A história da Toyota começa em 1933. O sucesso desta marca japonesa deve-se, em parte, ao facto de ter conseguido reduzir custos de produção, mas aumentando sempre a qualidade dos veículos.

Atualmente, este fabricante tem um market share de 10,9%, tendo vendido 9.94 milhões de viaturas em 2016. A Toyota perdeu a liderança de mercado para a Volkswagen em 2016, após cinco anos consecutivos como líder. Hoje, é o produtor de veículos líder no que toca a carros híbridos.

3. Renault-Nissan

placeholder-1x1
Fonte: Renault

Esta aliança já provou ser muito bem sucedida. A empresa controla marcas como Nissan, Renault, Infitiniti, Dacia, Datsun e Mitsubishi. São líderes mundiais em carros elétricos. A Renault-Nissan tem um market share de 9,4%, tendo vendido 8.51 milhões de viaturas em 2016.

4. Hyundai-Kia

placeholder-1x1
Fonte: Hyundai

O grupo Hyundai-Kia foi fundado em 2000 e, desde então, não tem parado de crescer. A empresa sul-coreana tem um market share de 9%, tendo só a Kia Motors vendido 8.17 milhões de carros no ano passado.

5. General Motors

placeholder-1x1
Fonte: General Motors

A General Motors, ou GM como é mais vulgarmente chamada, foi criada em 1908, tendo sido o fabricante líder da indústria de 1931 a 2007. Esta empresa americana é responsável pelo fabrico de carros como Chevrolet, Buick, GMC, Cadillac, Opel e Vauxhall. A GM vendeu 7.97 milhões de carros em 2016, tendo um market share de 8,8%.

6. Ford

placeholder-1x1
Fonte: Ford

A Ford já faz parte da história automóvel desde 1930, tendo sido criada por Henry Ford (os irmãos Dodge faziam parte dos investidores da Ford, mas fundaram mais tarde a Dodge). Esta marca controla a Lincoln (carros de luxo) e a Troller, sendo que regista mais vendas graças às suas carrinhas pick-up. A empresa vendeu 6.29 milhões de viaturas em 2016, possuindo um market share de 6,9%.

Veja também