Catarina Reis
Catarina Reis
22 Ago, 2022 - 11:00

A importância de haver maiores regalias nas melhores empresas

Catarina Reis

Passamos pelo menos 40 horas de cada semana no nosso local de trabalho. Por essa razão, valorizamos cada vez mais o bem-estar e a felicidade nas organizações.

mulher feliz no local de trabalho

Muitas das melhores empresas apostam no Employer Branding – a reputação da organização para os seus colaboradores. Esta é uma das estratégias mais eficazes de atração e retenção de talentos.

Sendo assim, hoje em dia vemos que muitas empresas têm que puxar da imaginação para poder dar aos seus trabalhadores as melhores regalias. 

Assenta no princípio de que colaboradores felizes farão um melhor trabalho, tornarão a empresa mais produtiva e elevarão a sua imagem no mercado quando falarem sobre ela ou a representarem perante os stakeholders.

Em que é que se traduzem maiores regalias nas melhores empresas?

happy at work

Maiores regalias nas melhores empresas traduzem-se vulgarmente naquilo a que se chama de “salário emocional”. Este conceito vai precisamente ao encontro da ideia de apostar na valorização do talento, e vai muito para além da mera compensação monetária. Por sua vez, quando falamos de salário emocional podemos estar a falar de regalias importantes para o bem estar dos trabalhadores, como:

Esta aposta por parte das grandes empresas não é por acaso – é na verdade uma demonstração de visão e estratégia ao alcance dos melhores. 

Os bons líderes das grandes empresas sabem que oferecer certos tipos de regalias aos trabalhadores que vão para além do salário pode ter um impacto muito significativo na qualidade do seu trabalho, e na sua relação com a instituição, no que diz respeito à lealdade, compromisso e dedicação.

Maiores regalias nas melhores empresas – exemplos

  • Oferecer património da empresa aos trabalhadores, ou seja, uma participação financeira. Esta é uma forma de atrair os melhores talentos sem ser preciso falar em aumentos de salário;
  • Uma licença remunerada;
  • Um bom e completo seguro de saúde, que cubra vários aspetos como a visão, a audição, um seguro de vida, etc;
  • Um almoço grátis durante a semana;
  • Aulas/ formações/ workshops focados em elementos não relacionados diretamente com trabalho;
  • Ofertas de frequência em ginásios;
  • Possibilidade de fazer desporto;
  • Serviços de prevenção de saúde mental;
  • Maior flexibilidade de horários;
  • Licenças para cuidar de animais de estimação;
  • Licenças melhoradas para mães e pais poderem cuidar dos filhos.

Porque é que se valoriza tanto dar maiores regalias nas melhores empresas?

Há um pensamento comum por parte das empresas de que as pessoas são o seu ativo mais valioso.

As maiores regalias nas melhores empresas são muito valorizadas porque existe uma consciência de que existem coisas importantes para a vida de um trabalhador que o dinheiro não pode comprar. 

Além disso, só o facto de as empresas proporcionarem certo tipo de experiências aos trabalhadores demonstra uma preocupação, uma proximidade quase familiar para com o seu corpo de trabalho. 

Que estratégias usam as melhores empresas para trabalhar?

Mais que um bom salário, excelentes condições de trabalho!

Google

Se um colaborador Google falecer, metade do seu salário continuará a ser pago ao seu cônjuge durante mais 10 anos! Mas há mais: todos os colaboradores da empresa têm acesso a uma sala de distrações, massagens, almoço e jantar gratuitos.

AirBNB

Esta empresa oferece a cada um dos seus colaboradores um orçamento de 2.000 dólares por ano para viajar e ficar acomodado em qualquer propriedade registada na plataforma AirBNB.

Pinterest

Além da licença de parentalidade alargada, esta empresa oferece coaching de carreira para apoiar os novos pais no processo de reinserção no Mercado de Trabalho.

Twitter

O Twitter oferece aulas de improvisação, três serviços de catering diários e tratamentos de acupunctura na empresa.

Facebook

A maior rede social do mundo proporciona aos colaboradores quatro mil dólares de “baby cash”, ou seja, um depósito de 4.000 dólares para os que tiverem sido pais recentemente.

Evernote

Esta empresa possui uma academia de competências transversais, a “Evernote Academy”, onde são desenvolvidas actividades que favorecem o espírito de equipa e o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

Netflix

A Netflix incentiva a natalidade oferecendo um ano de licença de maternidade e paternidade, com direito a regressar ao trabalho a full time ou a part time, consoante o desejado, durante o ano subsequente ao da licença.

Em suma, não basta um salário atrativo. As melhores empresas para trabalhar, além de todas as vantagens enumeradas, devem caracterizar-se por:

  • Ética e honestidade dos colaboradores, sobretudo dos gestores de topo;
  • Envolvimento em projectos de responsabilidade social e impacto na comunidade;
  • Qualidade e estética das instalações;
  • Comemoração de acontecimentos especiais;
  • Flexibilidade de horários;
  • Oportunidades de desenvolvimento de carreira a nível internacional;
  • Formação e aprendizagem contínuas;
  • Apoio médico;
  • Período de licença de maternidade superior ao previsto na lei.

Agora que já sabe quais as melhores empresas para trabalhar, não espere mais: envie a sua candidatura! Mas atenção – os padrões são elevados. Boa sorte!

Veja também