Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Assunção Duarte
Assunção Duarte
03 Jun, 2020 - 10:47

Manter dados móveis sempre ligados: sim ou não?

Assunção Duarte

Será que devemos manter os dados móveis sempre ligados? Que vantagens e desvantagens podemos apontar a este hábito? Saiba tudo.

Manter dados móveis sempre ligados: sim ou não?

Manter os dados móveis sempre ligados, ou optar por desligá-los para aceder à Internet através de ligações Wi-Fi, são opções que os utilizadores de smartphones tomam regularmente no seu dia a dia e que dependem bastante dos preços praticados pela operadora que o utilizador escolheu para associar ao seu dispositivo.

Ao associarmos um smartphone a uma operadora, estamos a escolher um tarifário para as comunicações tradicionais, como as chamadas de voz, mas podemos escolher também um plano de dados móveis para gastar no acesso que vamos fazer à Internet utilizando as redes móveis (2G, 3G ou 4G).

Os planos de dados móveis vêm definidos com quantidades mais ou menos fixas de megabytes ou gigabytes que podemos gastar. Se as ultrapassarmos, a nossa fatura pode crescer ou, se tivermos optado por um plano fixo, podemos ficar sem acesso à Internet antes do final do mês – situação que não acontece se acedermos à Internet através de ligações Wi-Fi.

Haverá, então, alguma vantagem em optar por manter as ligações de dados móveis ativas em permanência? Descubra tudo sobre o assunto aqui.

Vantagens de ter os dados móveis sempre ligados

mulher a usar telemovel

Maior disponibilidade

Poder enviar e receber e-mails estando longe de qualquer rede wireless, poder aceder à iInternet e publicar na sua rede social favorita sem ter de procurar o hotspot com Wi-Fi mais próximo, ou poder ouvir música em streaming enquanto corre no parque sem ter de se preocupar se vai perder a rede ou não, é sem dúvida uma vantagem. Acrescenta bem-estar e despreocupação ao seu dia a dia, certo?

A disponibilidade cada vez mais abrangente que os emissores das operadoras de redes móveis oferecem é, sem dúvida, uma boa notícia para os que gostam de estar sempre ligados.

Melhor segurança

As redes Wi-Fi são mais inseguras do que as redes de dados móveis disponibilizadas pelas operadoras. No ‘top mais’ da insegurança estão os hotspots Wi-Fi públicos gratuitos, especialmente os que não exigem password de acesso.

Enquanto que nas ligações privadas de Wi-Fi, a password ainda garante um primeiro grau de encriptação aos dados que são transmitidos, as ligações livres estão muito mais sujeitas a uma utilização abusiva por parte de hackers mal intencionados.

O objetivo deles não é tanto aceder aos conteúdos do seu telemóvel, mas mais aos dados que o identificam nos inúmeros sites que visita, como redes sociais, bancos ou lojas online.

Nas ligações efetuadas pelas redes móveis das operadoras existe encriptação automática associada aos protocolos de comunicação utilizados, que garante uma maior segurança e privacidade aos seus utilizadores.

Desvantagens de ter os dados móveis sempre ligados

mulher a usar telemovel

Preço muito alto

Ao optar por manter os dados móveis sempre ligados, o utilizador pode acabar por gastar todos os dados do plano que contratou com a sua operadora e pode ter surpresas desagradáveis, quer na fatura final, se não tiver imposto um gasto fixo, quer durante a utilização, se estiver a enviar um ficheiro importante e a ligação for cortada a meio por falta de dados. A velocidade a que os dados são gastos depende muito da atividade que o utilizador tem na Internet.

Se estiver a ver vídeos em baixa resolução no YouTube durante 15 minutos pode gastar até 26 MB de dados. Lembra-se do jogo Pokémon Go? Chegava a gastar 10MB por apenas 30 minutos de utilização. Já com o WhatsApp, se enviar 10 mensagens de voz pode gastar 1 MB de dados. Se não tiver orçamento ilimitado e for dos que gasta muito, o melhor é desligar os dados e ligar-se via Wi-Fi de vez em quando.

Existem inúmeras aplicações para o ajudar a gerir os dados móveis que gasta no seu telemóvel e a perceber se é dos que ganha em mantê-los sempre ligados. Aceda a simuladores gratuitos como o Three.co.uk que o ajudam a perceber qual é a quantidade de gigabytes de dados móveis que o seu plano ideal deve oferecer.

Gasta mais bateria

Nos sítios onde a sua operadora ainda tem fraca emissão de rede móvel, o acesso à Internet pode ser penalizado e a busca constante por melhores comunicações vai gastar mais rapidamente a bateria do seu telemóvel. Se souber que há pouca ligação 4G, desligue os dados para poupar bateria.

O acesso mais lento pode fazer com que o simples download de um ficheiro pouco pesado possa durar muito mais tempo do que o habitual, consumindo mais energia do que estaria à espera. A busca por ligações Wi-FI também gasta bateria, mas em menor quantidade.

Veja também