Clara Cardoso Barreiros
Clara Cardoso Barreiros
02 Out, 2018 - 17:07

Conheça as marcas portuguesas ecologicamente correctas

Clara Cardoso Barreiros

Os efeitos do nosso consumo são alarmantes, e é preciso mudar. Felizmente, já há várias marcas ecologicamente correctas em Portugal para nos ajudar.

Conheça as marcas portuguesas ecologicamente correctas

Cada vez mais estamos conscientes dos efeitos nefastos do nosso consumo, seja por causa da poluição causada, seja por causa das doenças resultantes de anos e anos a comer alimentos processados e açúcares, a respirar químicos nas cidades e nos complexos fabris. Para mudar o mundo, não precisa de ser ativista, basta ser mais consciencioso nas suas escolhas. Por isso, para o ajudar, fizemos um levantamento de marcas ecologicamente correctas em Portugal que deve considerar em momentos de compra.

A roupa já não (só) se quer muita e barata, quer-se feita com produtos amigos do ambiente, de preferência com alguma reciclagem ou reutilização, com um uso inteligente e eficiente de água e de energia, e que não envolva exploração laboral. O consumo de carne e de outros produtos de origem animal, quer por motivações éticas, quer por motivações ambientais, tem vindo a ser repensado, havendo cada vez mais adeptos e simpatizantes do vegetarianismo e do veganismo.

Não deixe de aprender a fazer boas escolhas, contribuindo assim para um mundo e sociedade melhores.

Marcas ecologicamente correctas em Portugal que tem de acompanhar

ecologica

Lojas Multimarca e Marketplaces

Consideremos primeiro as lojas multi-marca e os marketplaces ecológicos portugueses. Tem muita oferta no que toca a alimentação, caixas e invólucros reutilizáveis, cosméticos, higiene pessoal, calçado, etc. É um bom primeiro passo para experimentar marcas e produtos sustentáveis.

Marcas

Agora, fique a conhecer os negócios propriamente ditos. Mencionamos essencialmente marcas de moda, mas também incluímos marcas ecologicamente correctas em Portugal de cosméticos, sabonetes e velas, assim como também de bens alimentares.

Mesmo as marcas mais mainstream preocupam-se em acções de responsabilidade corporativa, como investir em sistemas de energias renováveis, afinar processos de modo a despender menos energia e menos água, apoiar ativamente projetos e instituições que promovam sustentabilidade ecológica e social, entre outro tipo de atividades.

Mas é preciso ter-se olho crítico. Este agudizar da consciência dos efeitos dos nossos atos no planeta obrigou as empresas a envolverem-se mais e a serem mais responsáveis, mas também pode ter todo um lado perverso: o fenómeno de greenwashing. Para quem não sabe, greenwashing é uma “tipologia” de brain-washing. O objetivo é fazer crer ao público que a marca/empresa/produto é sustentável (verde), quando na verdade não o é.

Já se sente mais inspirado para experimentar estas marcas ecologicamente correctas de Portugal?

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