Marvin Tortas
Marvin Tortas
07 Ago, 2019 - 15:03
7 dicas para melhorar a performance do carro

7 dicas para melhorar a performance do carro

Marvin Tortas

Sente que falta alma ao motor do seu carro? Acha que este devia ter um pouco mais de potência? Conheça estas 7 dicas para melhorar a performance do carro.

O artigo continua após o anúncio

Os supercarros não são acessíveis a qualquer bolso, mas qualquer pessoa que goste de automóveis gostava de ter um carro que fosse rápido e isso é possível que, mesmo que não tenha um topo de gama, basta conhecer alguns truques para melhorar a performance do carro.

Cuidar o motor do seu carro é uma das melhores formas de melhorar a performance. Deste modo não só aumentará a vida útil do seu motor, como garantirá que este dure mais anos e em melhores condições, o máximo rendimento possível para o qual foi projectado inicialmente.

Apesar dos motores dos carros aguentarem a maior parte das vezes com o dobro da potência para os quais foram desenvolvidos, tenha em atenção que quanto maiores forem as alterações feitas e quanto maior for o número de componentes alterados, menor será a fiabilidade do motor e provavelmente mais dores de cabeça lhe dará. Melhorar a performance do carro não significa necessariamente dobrar o número de cavalos, mas sim melhorar os consumos, as recuperações ou o poder de aceleração. Conheça então as nossas 7 dicas para melhorar a performance do carro e dê a alma e o carisma que falta ao seu automóvel.

7 dicas para melhorar a performance do carro

1. Usar lubrificantes, refrigerantes e combustíveis de qualidade

combustivel

Os lubrificantes são os principais responsáveis por garantir que todas os componentes móveis do motor do seu carro têm o mínimo de atrito possível, reduzindo o desgaste das peças e melhorando a performance. Garantir também que o radiador do seu carro conta com um líquido refrigerante de qualidade minimizará as probabilidades de haver fugas no sistema de arrefecimento do motor, garantindo que este funciona sempre à temperatura ideal, maximizando o poder de combustão e por consequência a performance.

Os combustíveis aditivados melhoram também a potência da explosão na combustão, aumentando a performance do seu motor, reduzindo as impurezas resultantes da combustão, permitindo que o seu motor permanece mais limpo no seu interior.

2. Alterar os travões do carro

Quanto maiores forem as velocidades atingidas ou quanto maior for a capacidade de aceleração do seu carro, mais importante será o sistema de travagem. Os travões são um dos componentes mais importantes do seu carro no que toca a segurança, e se gostar de acelerar entre curvas, é muito importante estar atento aos sinais de desgaste e ir verificando com regularidade o estado deste componente.

Quando compra um automóvel que não é propriamente pensado em velocidade mas pretende melhorar a performance do mesmo, os travões não são por norma muito eficientes, por isso, quando alterar componentes no interior do seu motor, não se esqueça de colocar pastilhas de travão de qualidade superior, e se possível, colocar discos de maiores dimensões. Isto garantirá que mesmo que circule mais depressa, o poder de travagem será igual ou até mesmo superior.

3. Manter os filtros limpos

Os filtros do motor são responsáveis pela admissão de ar na câmara de combustão, e logicamente, quanto melhor for o seu estado de conservação, mais ar entrará no motor, logo maior e melhor será o poder de combustão, aumentado assim a potência debitada.

O artigo continua após o anúncio

Se quiser retirar o máximo de potência do motor alterando este componente, deve alterar o seu filtro de ar normal por um filtro de ar de alto rendimento. O motor mistura 14 partes de ar para 1 parte de combustível, e quanto maior for a quantidade de ar que passa pelo filtro, maior será a injeção de combustível, logo haverá mais combustão, e por consequência melhores serão as prestações. Apesar de ser um truque relativamente barato, manter o filtro do ar do seu carro limpo ou alterá-lo por um filtro de ar de alto rendimento, permitir-lhe-á ganhar entre 3 a 5 cavalos de potência por uma quantia pouco superior a 50€.

4. Escolher pneus de qualidade

pneus

Os pneus são o elo de ligação entre si e a estrada, e quando precisar de fazer uma mudança de direção brusca para evitar um obstáculo ou fazer uma travagem de emergência, a eficiência da sua manobra dependerá do estado e da qualidade dos pneumáticos. É importante que escolha um pneu de qualidade para equipar o seu carro, e que circule sempre com a pressão correta adequada à sua viatura, para que o desgaste seja o menor possível e a eficiência seja a melhor.

Se escolher um bom pneu para equipar o seu carro, não só garantirá que vai poder levar uma maior velocidade para a curva como também a sua confiança no carro aumentará, e na hora de reagir, o comportamento será bastante mais previsível.

5. Modificar o escape

Modificando o escape do seu carro não só vai fazer com que o motor do seu carro tenha um trabalhar mais agradável ao ouvido mas também vai permitir-lhe ganhar alguns cavalos extra de potência. Trocar o sistema de escape por um tubo de maiores dimensões permitirá que os gases emitidos pela combustão sejam libertados mais rapidamente. Isto fará com que a potência do seu carro aumente, mas em contra partida aumentará também o consumo de combustível.

Um novo sistema de escape poderá permitir-lhe ganhar cerca de uma dezena de cavalos de potência e será um dos melhores investimentos que poderá fazer e que em nada diminuirão a fiabilidade do motor do seu carro.

6. Aumentar o tamanho do turbo

Praticamente todos os automóveis da era moderna estão equipados com um motor turbo, e se quiser melhorar a performance do carro, alterar o tamanho do turbo poderá permitir-lhe um ganho extra de potência verdadeiramente impressionante. O rendimento de um motor está diretamente ligado à quantidade de ar que este consegue aspirar por ciclo de admissão. Isto é, quanto maior for a mistura de ar e combustível no ciclo do cilindro, maior será a potência do motor, e um turbo maior permitirá aumentar a quantidade de ar na câmara de combustão.

Este é um componente sensível e não deverá ser exageradamente modificado, uma vez que poderá reduzir seriamente a fiabilidade do seu motor, mas ainda assim colocar um turbo de dimensões ligeiramente maiores não trará qualquer transtorno ao funcionamento do motor e as prestações serão francamente melhores.

7. Reprogramar a centralina

Reprogramar a centralina é um truque “simples” que não alterará qualquer componente do motor do seu carro, mas alterará a forma como os componentes presentes trabalham, fazendo com que estes obtenham um melhor e maior rendimento, aumentando assim a potência do seu carro.

O artigo continua após o anúncio

Existem algumas vantagens e desvantagens neste processo. Uma das vantagens é que melhorará as prestações e os consumos, uma das desvantagens é que este processo pode levar a que perca a garantia do fabricante. Ainda assim, reprogramar a centralina é um processo totalmente reversível e se a reprogramação for ligeira deverá garantir-lhe melhorias notáveis na performance do carro não afetando de nenhum modo a fiabilidade do motor.

Veja também