André Freitas
André Freitas
19 Jul, 2019 - 15:00
Serão estes os 10 melhores carros de sempre?

Serão estes os 10 melhores carros de sempre?

André Freitas

É uma tarefa complicada e ingrata nomear os melhores carros de sempre. Mas existem modelos que são verdadeiramente fora de série. Esta é a nossa seleção.

O artigo continua após o anúncio

O setor automóvel, industrializado como o conhecemos, já existe há décadas. Desde então, já foram lançados milhares e milhares de automóveis. Mas quais são os 10 melhores carros de sempre?

Há muito por onde escolher, temos diversas marcas e modelos disponíveis.

Se pensar em marcas alemãs, tais como: Mercedes, BMW, Audi; marcas italianas: Ferrari, Lamborghini, Alfa Romeo; e marcas inglesas: Jaguar, Aston Martin, Bentley; já viu o número de possibilidades?

Para além destas, também existem marcas americanas, suecas, japonesas, e outras.

Para criar o top dos melhores carros de todos os tempos definimos alguns critérios, como por exemplo: ano de lançamento, desempenho, fiabilidade, número de unidades fabricadas, impacto na história automóvel, características inovadoras e outros.

10 melhores carros de sempre

1.Ford Mustang

ALT ford mustang

O Ford Mustang é um exemplo perfeito de um carro tipicamente americano. O Mustang é o verdadeiro “american muscle”. Ele combina tudo que queremos num carro: design, robustez, potência e velocidade.

O primeiro modelo a ser produzido foi em 1964. Devido ao seu sucesso, a sua produção estende-se até ao presente. Construído na América pela Ford, o Mustang, para nós, merece liderar a lista dos 10 melhores carros de sempre por tudo o que representa.

2. Jaguar E-Type

ALT jaguar e type

O Jaguar E-Type é, para muitos, o melhor carro inglês de sempre. Como tal, faz sentido que figure no top dos melhores carros de sempre, pois é um verdadeiro ícone da Jaguar e um símbolo da história automóvel.

O artigo continua após o anúncio

O E-Type, fabricado entre 1961 e 1974, proporciona belos momentos de condução e pura adrenalina, uma vez que atinge os 240 km/h.

Uma versão eléctrica deste carro foi utilizada no casamento real do príncipe Harry e Meghan Markle.

3.Land Rover Defender

ALT land rover defender

Um top dos melhores automóveis de sempre teria de incluir um todo-o-terreno.

O Land Rover Defender é um todo-o-terreno que proporciona momentos de diversão, especialmente fora da estrada.

Mesmo permanecendo quase inalterado, esteticamente, desde a sua primeira edição em 1948, o emblemático Defender tem um lugar na garagem de agricultores, jovens e até da rainha de Inglaterra, Elizabeth II.

Um verdadeiro sucesso ao longo de diversas gerações.

4.Porsche Carrera GT

melhores-carros-de-sempre
Fonte: Porsche

Considerado por muitos como o último “verdadeiro carro” a ser fabricado, não tem quaisquer ajudas à condução, e o potente motor V10 de 612 cavalos está acoplado a uma caixa manual que debita toda a potência para as rodas traseiras, tornando-o num dos carros mais desafiantes e difíceis de conduzir.

Tinha a capacidade de ir dos 0-100 km/h em 3.5 segundos, e passar os 160 km/h em pouco menos de 7 segundos. Apenas 1500 unidades do Porsche Carrera GT foram produzidas entre 2004 e 2007, e novo custava pouco mais de 400.000€.

O artigo continua após o anúncio

5. Mercedes-Benz 300 SL (Gullwing)

melhores-carros-de-sempre

Em 1954, o Mercedes 300 SL (Gullwing) veio redefinir o conceito de superdesportivo. Pode-se pensar que as portas de gaivota foram uma opção de design, mas não. Estas foram uma necessidade da engenharia. Este carro é de uma construção super leve, daí o seu nome 300 SL. A sua construção interior pesa apenas 50kg.

Devido ao seu motor, com 3000 cc e 6 cilindros, e às características de construção, o Mercedes 300 SL consegue atingir os 250 km/h.

Devido à sua performance e beleza exterior, tornou-se um verdadeiro sucesso nas estradas e nas corridas. O 300 SL foi um verdadeiro sucesso e foram construídos 3258 exemplares ao longo de aproximadamente 10 anos.

6. McLaren F1

McLaren F1
Fonte: McLaren

O McLaren F1 é uma referência nos superdesportivos. Foi construído com um objetivo: ser um dos carros mais rápidos do mundo. Para ser bem sucedido na sua missão, conta com um motor V12 de 6.1 L com 627 cv de potência.

Com 627 cv que potência, qual será a sua velocidade máxima? O McLaren F1 atinge velocidades perto dos 390 km/h. Sim, está a ler bem, 390 km/h. É um dos carros mais exclusivos do mundo, uma vez que foram produzidos apenas 106 exemplares.

Esta beldade fica na história como um dos melhores, e mais rápidos, carros alguma vez feitos.

7. Lamborghini Countach

melhores-carros-de-sempre

O Countach é um superdesportivo da Lamborghini. Os nomes dos carros da Lamborghini resultam de nomes de touros consagrados. No entanto, o Countach é uma exceção. O seu nome vem da língua piemontesa, e é uma expressão usada para demonstrar a surpresa ao se ver algo bonito, Normalmente esta expressão é usada para se referir a mulheres.

Este carro foi projetado por Marcello Gandini, no estúdio Bertone, o mesmo que foi responsável pelo Lamborghini Miura. A sua produção decorreu entre 1974 e 1990. Neste período foram produzidos 2042 carros, que estavam disponíveis em 3 motorizações.

O artigo continua após o anúncio

Estamos a falar de motores de 3.9 L, 4.7 L e 5.2 L todos com 12 cilindros dispostos em V. A versão mais potente deste carro conseguiu atingir velocidades na ordem dos 300 km/h.

8. Cadillac (1959)

Cadillac

A Cadillac posiciona-se no segmento de automóveis de luxo.

O Cadillac Series 62 marcou uma geração e é um elemento comum nos filmes de época. Tem um design inigualável, chamativo, carismático e único. As suas “barbatanas” atingiam alturas “ridículas”.

Neste modelo, a suspensão e os seus componentes foram aprimorados para um maior conforto. Estes automóveis eram equipados com um motor V8 de 6.4 L com 320 cv de potência, o que era um verdadeiro luxo para a altura.

Este modelo foi, e ainda é, um verdadeiro sucesso e como tal há muitos exemplares disponíveis.

9.Ferrari 250 GTO

melhores-carros-de-sempre

Sabia que a venda destes modelos nos Estados Unidos era complexa e exclusiva? Isto porque cada uma delas teria de ser aprovada pessoalmente por Enzo Ferrari juntamente com o representante da marca na América do Norte, Luigi Chinetti.

No mundo só pode encontrar 39 unidades deste modelo. Estes números e o processo de venda nos Estados Unidos fazem do Ferrari 250 GTO um dos carros mais exclusivos de sempre, o que pode pode ser visto como um “hino” à história automóvel.

Está equipado com um motor de 3.0 L com 300 cv de potência e 12 cilindros dispostos em V, que o fazem atingir os 300 km/h.

Num leilão em 2014, em Inglaterra, houve um exemplar do 250 GTO a ser leiloado por um valor aproximado de 34 milhões €. Assim, tornou-se o automóvel mais caro de sempre vendido em leilão.

10.Mercedes 190D

Será o Mercedes 190 o melhor Mercedes-Benz de sempre?

Para terminar o nosso top dos 10 melhores carros de sempre, escolhemos o Mercedes 190D.

Caso se esteja a perguntar qual terá sido a razão desta escolha, vamos ajudar. Lembra-se dos critérios “ano de lançamento, desempenho, fiabilidade…”

Pronto, provavelmente, já se apercebeu…fiabilidade.

Sabia que o primeiro Mercedes 190D foi lançado em 1982? A comercialização desta máquina alemã durou 11 anos, e atualmente, ainda são muitos os Mercedes 190D com os quais nos cruzamos diariamente.

Em Portugal, este carro foi, por muitos e longos anos, a escolha dos taxistas. Geralmente equipado com um motor “conservador” 2000 cc diesel de 75cv.

Certamente, os taxistas mais antigos têm muitas histórias para contar sobre este “tanque de guerra”. Há diversas histórias sobre a fiabilidade do carro, muitos alegam que o carro faz mais de 1 milhão de km, sem qualquer problema.

Veja também