Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
22 Set, 2021 - 08:25

Conheça as 10 melhores universidades da Europa

Catarina Milheiro

A Europa sempre foi um dos principais destinos para realizar os estudos. Saiba quais são as 10 melhores universidades da Europa.

melhores universidades da europa

Está a pensar em estudar no estrangeiro? É importante que fique a par das melhores universidades da Europa para o ajudar no momento da sua decisão.

Estudar numa boa universidade, com reputação internacional, pode ser um passaporte para vir a ter o emprego e carreira com que tanto sonha. A Europa disponibiliza a estudantes de todo o mundo um leque de instituições de ensino superior com ampla reputação em todo o mundo.

Conheça quais são, de acordo com os resultados do site QS Rankings, as melhores universidades da Europa, em 2021.

AS 10 MELHORES UNIVERSIDADES DA EUROPA

1

Universidade de Oxford, Reino Unido

Uma das melhores universidades da Europa é a Universidade de Oxford, no Reino Unido – uma das instituições de ensino superior mais antigas do mundo.

Fundada em 1096, Oxford sempre foi uma universidade que esteve sempre aberta a estudantes internacionais. Atualmente, conta com cerca de 11 mil alunos de 160 países diferentes (o que representa 45% do total de alunos da faculdade).

Está dividida em 38 pólos mais pequenos e em 100 departamentos e disponibiliza cerca de 48 cursos ao nível de licenciatura e 250 programas de pós-graduações que incluem mestrados e doutoramentos.

2

ETH Zurich / Swiss Federal Institute of Technology, Suíça

Reconhecida internacionalmente pela sua qualidade de ensino, a universidade suíça ETH Zurique é a segunda melhor instituição de ensino superior da Europa.

Foi criada em 1855 e é uma faculdade pública que recebe alunos suíços e alunos internacionais. No total são 23.420 alunos, sendo que 7.700 são oriundos de mais de 120 países distintos.

Um dos maiores destaques desta universidade é na área da pesquisa – sendo responsável por 165 invenções, 115 patentes e 43 licenças.

3

University of Cambridge, Reino Unido

Em terceiro lugar no ranking das melhores universidades da Europa está a Universidade de Cambridge. É a segunda instituição de ensino superior mais antiga do Reino Unido.

Fundada em 1209, a Universidade de Cambridge possui uma história muito antiga e rica, tendo um ensino de excelência! Alguns dos seus ex-alunos mais famosos incluem Isaac Newton, Ian McKellen, Stephen Hawking, Emma Thompson, entre vários outros.

Atualmente, conta com 24.450 estudantes sendo que a maioria deles realizam um dos 30 cursos de licenciatura oferecidos pela instituição. Contudo, os alunos estrangeiros costumam preferir as pós-graduações tendo em consideração que é mais fácil conseguirem uma bolsa completa.

4

Imperial College London (ICL), Reino Unido

Nasceu há pouco mais de 100 anos e surgiu a partir da união de outras instituições de ensino superior que existiam em Londres (como a Universidade Real de Química e a Universidade Real de Ciências).

Hoje em dia, a ICL tem mais de 17 mil estudantes que recebem cerca de 7 mil diplomas por ano. E para que consiga ter uma noção, entre estes estudantes estão precisamente alunos internacionais oriundos de 125 países diferentes.

Além disto, o Imperial College é reconhecido pela adoção de um sistema de ensino diferenciado. No fundo, utilizam a teoria de maneira que seja sempre aplicada de forma prática no mercado de trabalho.

5

University College London (UCL), Reino Unido

Esta instituição é também uma das melhores universidades da Europa, com reputação internacional pela qualidade da sua pesquisa e ensino. Líder mundial em pesquisa, a University College London abriga centros de excelência pedagógica em áreas como a Medicina, o Direito, a Engenharia, as Línguas, a Astrofísica e a História.

Atualmente, a UCL conta com mais de 400 cursos e cerca de 39 mil estudantes, sendo 18 mil de licenciaturas e 21 mil de pós-graduações. É importante ainda referir que esta instituição de ensino superior tem também um grande número de estudantes internacionais – 11 mil alunos vindos de mais de 150 países.

6

EPFL – École Polytechnique Federale de Lausanne, Suíça

École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) é uma instituição localizada em Lausanne, Suíça, e especializada em ciências naturais e engenharia.

As suas raízes remontam à fundação de uma escola particular em 1853, que, para começar, tinha apenas 11 alunos. Hoje em dia, nela estudam mais de 16 mil alunos.

7

The University of Edinburgh, Reino Unido

É a sétima melhor universidade da Europa e a quinta mais prestigiada do Reino Unido. Surgiu em 1583 e é por isso, uma das instituições mais antigas entre os países da língua inglesa.

Hoje em dia, a Universidade de Edimburgo é composta por 3 faculdades: a Faculdade de Artes, Humanidades e Ciências Sociais, a Faculdade de Medicina e Veterinária e ainda a Faculdade de Ciência e Engenharia.

Todas estas universidades estão divididas em 21 escolas no total, espalhadas por 5 campus principais.

8

The University of Manchester, Reino Unido

A própria cidade de Manchester é conhecida por ser bastante ligada à indústria. Por isso, não é de admirar que a Universidade de Manchester se tenha desenvolvido a partir deste setor.

Na verdade, é a união de duas instituições centenárias: a Universidade Vitória de Manchester e o Instituto de Ciência e Tecnologia de Manchester.

Conta com cerca de 40 mil alunos divididos pelos campus, sendo que 11 mil são internacionais. Para além disto, a universidade estima que cerca de 500 mil estrangeiros de 190 países diferentes já estudaram lá.

9

King’s College London, Reino Unido

A história do King’s College London está relacionada com a antiga Universidade de Londres (atual UCL). No fundo, quando a UCL foi criada, os burgueses e nobres anglicanos irritaram-se com o facto de a nova instituição não ter relação com a igreja e ser direcionada para estudantes de classe média.

Para apaziguar os ânimos, nasceu esta universidade em 1829 que reúne 17 instituições de ensino superior da cidade, geridas por um sistema federativo.

Atualmente conta com cerca de 26 mil estudantes, sendo que 11 mil vieram de outros 150 países.

10

London School of Economics and Political Science (LSE), Reino Unido

Fundada em 1895, a London School of Economics and Political Science (LSE) é uma das principais universidades públicas da capital do Reino Unido, reconhecida mundialmente pela sua liderança nas ciências sociais, e pela sua excelência em pesquisa e ensino.

Além disso, esta instituição de ensino superior já teve, entre alunos e professores, 16 prémios Nobel, pelo menos 37 líderes mundiais, 6 vencedores do Prémio Pulitzer e ainda diversos membros da British Academy.

Veja também