Foi ontem que decorreu em Bruxelas a conferência “O papel e a regulamentação das taxas interbancárias dos cartões de crédito europeus”, em que os bancos solicitaram à Comunidade Europeia que fossem tomadas medidas de forma a esclarecer as taxas multilaterais de intercâmbio para a viabilização do projeto Monnet.
O projecto Monnet conta com o envolvimento de 24 bancos europeus, nomeadamente da Bélgica, França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido e Portugal que é representado pela SIBS – Sociedade Interbancária de Serviços.
Este projecto visa facilitar de forma eficaz a concorrência no mercado de regime de pagamentos, de forma a criar um mercado interno de pagamentos com cartão de crédito na Europa, motivando a competitividade da economia europeia, através da contribuição dos bancos europeus de forma a introduzir com sucesso a SEPA – Single Euro Payments Area.
Entre as vantagens mais apontadas temos a prevenção de fraudes, proporcionando segurança aos portadores de cartões e comerciantes, assim como, manter os níveis de serviço existentes e baixos níveis para as taxas de comerciantes, à escala europeia.