ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Marvin Tortas
Marvin Tortas
10 Mai, 2021 - 12:30

Mercedes Me Adapter: para os clássicos do futuro

Marvin Tortas

O Mercedes me Adapter permite aceder a dados do veículo, serviços e estatísticas através do smartphone. E o melhor? A instalação é gratuita.

mercedes me adapter

É amante da marca e ainda não conhece o Mercedes Me Adapter? Alia a tecnologia moderna ao veículo e e está disponível para Mercedes posteriores a 2002.

Há poucos automóveis apresentem tanto charme como um Mercedes clássico ou até mesmo neoclássico. Mas todos conhecemos as limitações destes modelos, sobretudo em termos de tecnologia e conectividade, que sendo oriundos de uma época onde a tecnologia automóvel era escassa, apresentam alguns inconvenientes quando comparados aos automóveis mais modernos.

E é aqui que entra o Mercedes Me Adapter. Pensando naqueles para quem o seu Mercedes ainda é um excelente carro para uso quotidiano, para aqueles que não dispensam o charme de um Mercedes ainda com a estrela sob o capot, mas também para aqueles que gostavam de ter todas as funcionalidades de um carro moderno, num carro já com alguma idade.

Vale a pena instalar o Mercedes Me Adapter? Como o pode fazer? Explico-lhe tudo de seguida.

Mercedes Me Adapter: o futuro em modo retro

Antes de mais, urge explicar exatamente em que consiste o Mercedes Me Adapter. É, na sua essência, um pequeno aparelho colocado no seu automóvel e que permite, através de uma aplicação, ter acesso ao nível de combustível da viatura, a indicação em tempo real do local de estacionamento e duração, registos de viagem, registo do reabastecimento com função de notas, entre outros.

Depois de estar em funcionamento, a aplicação permite-lhe ainda aceder a várias informações relativas aos serviços relacionados com a viatura: apoio rápido em caso de acidente ou avaria, pesquisa de oficinas autorizadas da marca, gestão dos serviços de manutenção com orçamentação personalizada para o próximo serviço e função de aviso de datas importantes, como a inspeção periódica obrigatória da viatura.

Como instalar

A ativação deste serviço requer a instalação do dispositivo Mercedes me Adapter, a criação uma conta de utilizador Mercedes Me e uma ligação à Mercedes Me Adapter App. 

A única etapa que requer o envolvimento de terceiros, é mesmo a instalação do “adaptador”. Para isso, basta levar o automóvel até uma oficina autorizada da Mercedes e técnicos especializados far-lhe-ão a instalação do dispositivo de forma gratuita.

Depois, basta apenas criar a conta, fazer download da aplicação e o seu Mercedes “clássico” está de volta ao futuro.

De salientar ainda que a app “Mercedes Me” oferece aos proprietários de veículos Mercedes-Benz várias funções de quatro principais áreas: o meu veículo, mobilidade, estatísticas e serviço.

O localizador integrado de postos de abastecimento de combustível e de lugares de estacionamento está entre as funcionalidades mais utilizadas pelos clientes, com uma média de acesso de 150.000 vezes por semana.

Esta função apresenta os postos de abastecimento de combustível na proximidade do local onde se encontra o utilizador, os respetivos preços dos combustíveis (atualizados) e o horário de funcionamento, e indica os lugares de estacionamento disponíveis nos parques de estacionamento na proximidade, incluindo os respetivos tarifários. 

É seguro instalar o Mercedes Me Adapter e a aplicação Mercedes Me?

É totalmente seguro. O Mercedes Me Adapter é apenas uma forma de tornar carros perfeitamente funcionais, seguros e confortáveis, mas pouco detados de tecnologia, em carros com sistemas de conectividade iguais àqueles que acabaram de sair das linhas de montagem.

Se lhe perguntarem se “é seguro comprar um carro novo nos dias de hoje?”, certamente não colocará qualquer reticência. A app Mercedes Me apenas lhe permitirá ter acesso aos dados do seu Mercedes antigo, tal como se de um Mercedes recente se tratasse.

Todos os dados mais sensíveis como os dados pessoais do proprietário são apenas utilizados pela Mercedes para efeitos de registo, e a localização do veículo e restantes dados sobre o mesmo apenas são possíveis de aceder a pedido do proprietário, em caso de furto.

Vale a pena instalar o Mercedes Me Adapter?

É aqui que entramos no campo da opinião. A final decisão caber-lhe-á sempre a si. Mas sendo uma funcionalidade gratuita, que traz apenas vantagens no campo da usabilidade do seu Mercedes, e sobretudo em termos de segurança, porque não o fazer?

É comum ouvirmos a expressão “os Mercedes antigamente faziam 1 milhão de quilómetros, e ainda estavam em rodagem”, o que em alguns casos, não está longe da verdade. São sobejamente conhecidos as qualidades e a fiabilidade do bloco diesel de 2.143 de cilindrada, assim como dos automóveis que este motor equipava, nomeadamente o C220 e o E220 das anteriores gerações.

E, na verdade, tecnologia e conectividade são os únicos pontos fracos (se assim o entendermos) que podemos atribuir a estes automóveis. Algo que agora é possível reverter, fazendo uma breve deslocação a uma oficina.

Vários foram os carros que experimentei com o assistente Mercedes Me e as informações dadas pela Mercedes Me acrescentam realmente à experiência de condução. E se valoriza a tecnologia num automóvel, será certamente uma atualização (e uma transformação) que vai querer para o seu automóvel.

É, afinal de contas, a única forma de ter um Mercedes “moderno”, acessível, com uma estrelinha em cima do capô.


A opinião do autor Marvin Tortas

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].