Share the post "Mesa de cabeceira organizada: dicas fáceis para manter a ordem"
Esta é aquela peça de mobiliário que acaba por suportar tudo (ou quase). A mesa de cabeceira consegue ser o verdadeiro oásis da miscelânia e, portanto, da desarrumação.
Sendo a peça de mobiliário mais próxima da cama, é aqui que acabamos por depositar coisas que usamos imediatamente antes de dormir e de que precisamos assim que acordamos.
Não é nada raro encontrar pratos com restos de bolachas, óculos graduados, chaves, entre muitas outras coisas. Do copo d’água à medicação, dos cremes aos livros, do carregador de telemóvel aos fones de ouvido, sem esquecer do comando da televisão. E isto só na parte de cima da mesa de cabeceira.
Se entrarmos para o capítulo das gavetas propriamente ditas, aí então é que começa o festival da desorganização. Meias descasadas, cuecas que já não usa, brincos sem par e acessórios que já não usa… Até pilhas, por vezes, se encontra por aqui.
Por tudo isto, e porque a organização da nossa vida começa também pelo organização da nossa casa e do nosso mobiliário, vamos partilhar consigo um guia que o vai ajudar a arrumar a tão necessária mesa de cabeceira.
Mais do que isso, as nossas sugestões de organização vão ajudar a manter a mesa de cabeceira verdadeiramente útil, com objetos que fazem sentido ter aí.
6 regras de ouro para manter a mesa de cabeceira em ordem
Espreite e siga à risca as nossas dicas para manter, de forma simples, a mesa de cabeceira em ordem.
Temos ainda, de seguida, mais uma mão cheia de dicas da especialista em organização Marie Kondo.
Cada coisa no seu lugar
É assim para qualquer móvel, qualquer espaço, qualquer arrumação. E a mesa de cabeceira não é exceção.
Faça uma análise extensiva do que pretende arrumar neste item de mobília, verifique quantas gavetas tem disponíveis e distribua os artigos pelas mesmas (ainda apenas no plano conceptual).
Depois, é hora de esvaziar totalmente a mesinha e (re)começar, então, a encher e a arrumar de novo.
Acessórios de organização nunca são demais
Os artigos que normalmente queremos guardar na mesa de cabeceira são tão díspares uns dos outros que se não existir uma organização realmente criteriosa e rigorosa, o resultado será o da desarrumação bem rapidamente.
Aposte em cestas de arrumação, divisórias criadas para o efeito ou aproveite até materiais que já tem por casa, como caixas de sapatos, rolos do papel higiénico para cabos, entre outros. O que interessa aqui é que tudo fique bem acomodado e seccionado.
Para lhe dar uma ajuda extra, pode até catalogar as áreas das gavetas da mesinha com a ajuda de autocolantes.
Use para organizar objetos que fazem sentido ter ali
A mesa de cabeceira serve para colocar artigos que usa diariamente e não para expor artigos de decoração ou que usa uma vez por mês.
Se, por exemplo, utilizou um par de brincos num dia e certamente não os vai utilizar novamente durante uns bons tempos, não os guarde na mesinha de cabeceira e leve-os diretamente para o guarda jóias.
Uma sugestão útil para conseguir categorizar e organizar tudo o que pretende é a de separar os objetos por tamanho ou categoria.
Mantenha sempre tudo à vista
É um dos mandamentos mais importantes na hora de organizar e arrumar o que quer que seja: manter tudo à vista e à mão.
Esqueça as pilhas e os montes de coisas, que logo após serem arrumados podem parecer muito vantajosos, mas que com o dia a dia rapidamente percebe que não é a melhor estratégia.
Garanta espaços vazios
Esta regra aplica-se essencialmente à parte de cima da mesa de cabeceira. A tentação de levar tudo e mais alguma coisa para esta área é muita. E o resultado é o de um cenário caótico, desorganizado e onde não encontra nada. Para evitar este problema, garanta que existe uma boa parte do espaço vazio.
Este espaço é muito importante, por um lado, para permitir que encontre o que realmente precisa e, por outro, para que possa levar um ou outro artigo que realmente precise num determinado dia.
Utilitários apenas numa gaveta
Muitíssimo importante: não espalhe os itens utilitários que guarda na sua mesa de cabeceira de forma aleatória e desordenada.
Na gaveta onde colocar objetos como cartão bancário, carregador do telemóvel, power bank e caixa dos óculos, garanta que os mesmos não saem dessa mesma gaveta e que estão arrumados de forma devidamente compartimentada.
5 dicas extra de Marie Kondo para ter a mesa de cabeceira sempre arrumada
Agora que já conhece as regras de ouro para garantir uma mesa de cabeceira mais organizada do que a de Marie Kondo, vamos oferecer-lhe ainda um bónus!
Espreite as nossas dicas de como garantir que os resultados da arrumação são efetivamente duradouros.
- No caso da sua mesa de cabeceira ter mais do que uma gaveta, distribua o material por ordem de importância e de frequência de utilização, sendo a última a que deve considerar para itens que utiliza menos.
- Mesmo nesta última gaveta, deve optar por colocar objetos que apesar de não utilizar numa lógica diária, o faça pelo menos uma a duas vezes por semana. Os restantes devem ir para outro local que não a mesa de cabeceira.
- Mantenha a parte de cima do móvel arrumada e asseada: os óculos para ler, o livro que está a seguir e as pastilhas para tomar logo de manhã juntamente com uma garrafa de água são os elementos permitidos.
- Evite levar comida para junto da mesa de cabeceira e caso o faça, garanta que limpa depois as migalhas e restos. Caso contrário pode bem ser invadida por surpresas menos agradáveis como um batalhão de formigas, por exemplo.
- Tenha em mente que uma mesa de cabeceira não é sinónimo de vitrine ou camiseiro, onde pode tranquilamente expor a sua bijuteria, perfumes e afins.