Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
12 Mar, 2020 - 11:50

Mesas de apoio: são realmente úteis ou apenas objeto de decoração?

Mónica Carvalho

As mesas de apoio são um objeto praticamente indispensável em qualquer casa. Confira alguns estilos e materiais mais amigos do ambiente.

mesas-apoio

Seja na sala, no quarto ou jardim, as mesas de apoio são de grande utilidade e versatilidade e ajudam a compor qualquer espaço.

Há poucas sensações tão boas como chegar a casa e ver um ambiente organizado, limpo e bem decorado, certo? Preparar os diferentes ambientes de casa é, então, uma tarefa cheia de prazer e à qual todos deveríamos dedicar tempo, disponibilidade e algum dinheiro.

É certo que atualmente encontra muitas opções acessíveis e baratas de mesas de apoio, mas que podem ser feitas com materiais que facilmente se degradam, o que em nada ajuda o ambiente e a nossa carteira.

Assim sendo, mais vale investir numa peça mais cara, mas que tem uma maior durabilidade. Ou, então, aproveitar algum objeto que tenha lá por casa, ou até escondida pelo sótão da casa dos pais, e, assim, dar uma nova vida a um artigo inesperado. Por exemplo: as arcas antigas resultam em mesas de apoio bem originais!

Mesas de apoio: por que deve ter uma?

As mesas de apoio, tal como o nome diz, são pensadas para oferecer apoio a quem circula pelo espaço em questão, além de terem a função de decorar.

Nesse sentido, as mesas de apoio servem como um suporte para os objetos de uso quotidiano (copo com água, chaves do carro, telemóveis) e também para apoiar objetos decorativos (vasos com flores, velas, revistas, entre outros). Quando receber visitas, servirá como suporte para os comes e bebes, e quando quiser ver um filme na TV, vai encontrar nela o apoio para as suas pipocas.

Tão úteis quanto versáteis, as mesas de apoio ajudam ainda a compor a decoração da casa, funcionando como um elemento importante, visto que podem variar muito em estilo, material, acabamento e cores.

As mesas de apoio são, assim, práticas, úteis para guardar e esconder aqueles objetos que ninguém gosta de ter à vista e ocupam pouco espaço, desde que escolha uma peça que se adeque ao espaço disponível.

sala de estar mesa de apoio

Materiais ideais para as mesas de apoio

Existem diversos materiais disponíveis para as mesas de apoio, mas nem todos são os melhores nem mais adequados quando o objetivo é comprar uma peça que possa durar bastante tempo e, com isso, evitar o desperdício ao fim de alguns anos.

Atente a alguns dos materiais mais apropriados.

Ferro / Metal

O mobiliário em ferro ou metal é de alta qualidade, possui forte plasticidade, robustez e durabilidade. Confere um aspeto mais industrial ao local onde é colocada, mas que pode ser compensado se a peça não for feita na totalidade desse material. É um material que pode, igualmente, ser bastante moldável, isto é, pode adquirir diversos formatos.

Madeira

O mobiliário em madeira, quando bem cuidado, pode até durar dezenas de anos. E se forem feitos com madeira certificada, então, estamos a falar de móveis e acessórios ainda mais sustentáveis quando comparando com outros materiais, como o aço e o plástico, por exemplo.

MDF

O MDF é o material criado para substituir a madeira, sendo, assim, considerado como a solução mais ecologicamente correta para substituir a madeira maciça. As placas em MDF são bem acessíveis e é possível recorrer à madeira reciclada para integrar a sua constituição.

Além disso, ao contrário do que acontece com a madeira maciça, o MDF não se expande nem contrai devido ao calor e humidade, o que comprova bem a sua resistência.

Pedra

O uso de pedra nas mesas de apoio é uma tendência crescente sobretudo pelos benefícios estéticos que os materiais usados oferecem.

Do mesmo modo, conferem sofisticação, modernidade e proximidade com a natureza ao espaço onde as mesas se encontram inseridas.

Além de ser um material bem robusto, o mobiliário em pedra é muito resistente e pode durar anos e anos e anos… O que vale bem a pena o investimento. Os tipos de pedra mais frequentemente usados com este fim são mármore, quartzo, granito.

4 exemplos de mesas de apoio amigas do ambiente

Mesa Ruhd

Esta mesa apresenta um estilo bastante comum na decoração contemporânea, que pode resultar em diferentes tipos de estilos.

Ainda que esteja mais associado ao mundo industrial, as mesas de apoio em metal constituem uma peça funcional, simples e, ao mesmo tempo, muito elegante.

Mesa Carving

MDF e metal são os materiais que compõem esta moderna e sofisticada mesa de apoio, que ficará bem em decorações onde predomine a madeira ou os tons neutros.

As pernas em metal conferem um ar mais rústico à peça, enquanto o tampo em madeira lhe traz mais conforto e até um certo design, devido ao padrão distinto do grão.

Mesa Stockholm

Estes dois exemplos são em chapa de nogueira e, provavelmente, o estilo mais comum nas casas portuguesas, onde a madeira é sempre presença frequente.

Pode usar as duas mesas juntas ou separá-las, ficando, assim com duas mesas de apoio numa ou em diferentes divisões.

Mesa Aguirre

Este exemplo de mesa de apoio é o mais invulgar que lhe apresentamos por ter um tampo em pedra. Mais do que uma simples mesa, esta peça parece um verdadeiro objeto de decoração, pelo que se gosta deste estilo, este é um bom exemplo a adquirir.

Veja também