Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
17 Jan, 2018 - 09:22

Messenger Kids: a app do Facebook para os utilizadores de palmo e meio

Nuno Margarido

O Messenger Kids permite que os mais pequenos conversem com outros utilizadores sob a supervisão dos encarregados de educação.

Messenger Kids: a app do Facebook para os utilizadores de palmo e meio

Para criar uma conta no Facebook é necessário ter, no mínimo, 13 anos, estimando-se que haja 20 milhões de menores a aceder à rede social diariamente. Para minimizar os riscos desta utilização, a rede social de Mark Zuckerberg criou o Messenger Kids, uma ferramenta que permite que os mais pequenos conversem com outras pessoas sob a supervisão dos pais.

Tudo o que precisa de saber sobre o Messenger Kids

Conhece aquela célebre frase “se não os podes vencer, junta-te a eles”? O Facebook sabe que há milhões de menores a utilizar a rede social e, ciente dos perigos que existem, criou uma app que permite que os pais possam controlar tudo aquilo que os miúdos começam a fazer no Facebook.

O Messenger Kids, como o próprio nome indica, é uma app de conversação criada especialmente para crianças. A app permite que os miúdos conversem com outros utilizadores – familiares e melhores amigos – sob a supervisão dos pais, uma vez que são os mais velhos que aprovam todos os contactos realizados.

placeholder-1x1

A aposta do Facebook surge numa altura em que os pais começam a deixar que os mais pequenos utilizem mais frequentemente os tablets e os smartphones.

As amizades entre duas crianças no Kids têm de ser aprovadas pelos pais de cada uma das crianças e só aí é que podem começar a ser partilhados chats em vídeo e enviar fotografias uma para a outra, para além de GIFs, molduras, stickers e máscaras apropriados para os mais pequenos. Também vai ser possível que adultos aprovados pelos pais contactem as crianças pela aplicação de mensagens.

A questão mais pertinente, porém, prende-se com o facto de colocar crianças de tão tenra idade a utilizar o Facebook. Há quem pense que é apenas uma questão de tempo para que os miúdos comecem a utilizar estas ferramentas e que é melhor que o façam sob supervisão, mas também existe quem esteja completamente contra colocar crianças a utilizar estas ferramentas.

Num período inicial, o Messenger Kids ficará apenas disponível nos Estados Unidos da América e apenas para iOS. Para saber mais basta aceder ao site oficial.

Veja também: