Cada vez se ouve mais falar em carros elétricos, mas as motas elétricas também estão a conquistar o seu lugar no mercado.
As motas elétricas até chegaram primeiro, tendo sido inventadas no final do século XIX (a primeira patente relacionada com este tipo de veículos foi registada em 1895), depois desapareceram e agora estão a surgir novamente.
As motas elétricas perderam interesse em relação aos carros elétricos sobretudo devido às suas baterias demasiado pesadas. No entanto, as baterias agora são mais pequenas e leves e andar de mota neste tipo de viaturas está associado a um estilo de vida saudável, amigo do ambiente e urbano.
Velocidade ecológica: as 5 melhores motas elétricas do mundo
1. Zero DSR
Fonte da imagem: Zero
A DST é o modelo dual-sport da Zero. Inspirada no modelo DS, a adição da letra R significa que tem um motor elétrico com torque até 116 lb-ft, suspensão personalizada e um sistema ABS da Bosch, para dar segurança máxima às travagens. Tem um ciclo combinado que a permite fazer até 222 Kms.
Preço: a partir de 16,495 dólares Ver mota>>
2. Zero S
Fonte da imagem: Zero
A Zero é conhecida como a Tesla da indústria de motos, tendo uma grande variedade deste tipo de produtos. O modelo S é um modelo de gama média, com um estilo urbano e prático. Esta viatura tem uma potência de 60 cavalos, torque de 81 lb-ft e tem autonomia para fazer até 246 Kms, entre estradas urbanas e autoestradas.
Preço: a partir de 10,995 dólares Ver mota>>
3. Sora by Lito
Fonte da imagem: Sora by Lito
A Sora by Lito é uma mota feita totalmente à mão, que tem um design tão bonito quanto original. O corpo da mota é feito de fibra de carbono, para ajudar a balancear o peso da bateria de lítio. O veículo é capaz de chegar aos 97 Km/h em apenas 4 segundos.
Preço: a partir de 77 mil dólares (104 mil, se for edição limitada) Ver mota>>
4. Lightning LS-218
Fonte da imagem: Lightning Motorcycles
Esta mota revela-se logo pelo seu nome. A Lightning criou este veículo para ser um dos melhores do seu segmento de indústria. Foi a primeira moto elétrica a chegar aos 356 Km/h, feito conseguido em 2011. As suas especificações são, claro, impressionantes: potência de 200 cavalos, torque de 168 lb-ft e pode fazer até 290 Kms sem ter de ser carregada. É a mota elétrica mais rápida do mundo.
Preço: a partir de 38,888 dólares Ver mota>>
5. Energica Ego45
Fonte da imagem: Energica
Esta moto elétrica de 136 cavalos é a opção ideal para quem pretende aliar luxo a performance. Os componentes são da mais elevada qualidade, sendo que alguns são impressos em 3D. O design é baseado em peças de tecnologia aeroespacial e de corrida. A produção é muito limitada (só são produzidas 45 de cada vez), sendo que podem ser feitas encomendas personalizadas e únicas.
Preço: sob consulta Ver mota>>
Veja também: