Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
11 Set, 2017 - 10:45
motivos pelos quais o seu CV vai ser ignorado

8 motivos pelos quais o seu CV vai ser ignorado

Catarina Milheiro
O artigo continua após o anúncio

É extremamente importante que o seu CV chame a atenção dos recrutadores. No entanto, existem alguns erros que todos nós podemos cometer, que fazem com que o seu currículo seja ignorado.

Como a concorrência já é alta quando se candidata a uma oportunidade de emprego, esteja focado no seu CV para que este não possa de todo ser ignorado e colocado de parte.

Por vezes, quando nos candidatamos a uma oferta de emprego, já só pensamos naquilo que vamos dizer na entrevista e esquecemos-nos que o envio do currículo é um passo crucial – deve por isso, esforçar-se para não cometer nenhum erro no seu CV.

Lembre-se que num processo de seleção, o seu currículo, tal como o de outros, terá apenas uns minutos de atenção, saiba quais os erros a evitar.

8 RAZÕES PELAS QUAIS O SEU CV PODE SER ELIMINADO

analisar CV

Para que se possam abrir novas portas na sua carreira profissional, é fundamental chamar a atenção dos recrutadores e o envio do seu CV é só o primeiro passo deste processo.

Se já está nesta fase há algum tempo e não conseguiu ainda obter qualquer tipo de feedback, então, significa que alguma coisa não está bem – já pensou que o seu CV pode não estar a chamar a atenção dos recrutadores?

Se o seu currículo não estiver devidamente coerente e com todas as informações relevantes, provavelmente nenhum recrutador irá querer olhar para ele, fazendo mesmo com que o ignore.

Para evitar este resultado negativo e o facto de o seu CV poder ser ignorado, confira as 8 razões que fazem com que o seu currículo seja eliminado e aprenda a evitá-las.

O artigo continua após o anúncio

Cometeu algum erro a enviar o CV

Todos nós cometemos erros ao longo do nosso percurso profissional. Contudo, quando o assunto é o envio do currículo, deve estar atento para que não cometa nenhum tipo de erro.

Muitas vezes, o que acontece é o facto de as pessoas lerem mal a descrição da oferta de emprego e candidatarem-se sem sequer terem as devidas qualificações.

É importante que queira sair da sua zona de conforto e que procure novas áreas onde consiga trabalhar. No entanto, não adianta candidatar-se para uma vaga se não tiver os requisitos necessários.

Outra questão que também está relacionada com este tipo de erros a enviar o CV, é o facto de “fazer spam”. Ou seja, é daquelas pessoas que envia o currículo para a sua lista de emails de uma só vez? Não faça isso.

Afinal, ninguém gosta de receber currículos de forma totalmente aleatória. Se enviar o seu CV para vários contactos, pelo menos escreva um pequeno texto e pergunte se eles sabem de alguma vaga na sua área.

Não tem feito nada desde que terminou a faculdade

Tendo em conta que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, é extremamente importante que se mantenha constantemente ativo.

Se acabou a faculdade ou os estudos e está parado há algum tempo, saiba que existem diversas maneiras para contornar essa situação e que vão certamente, melhorar o seu CV.

Assim, há muitas maneiras de mostrar o seu trabalho e de garantir que continua ativo enquanto procura emprego. Desde o trabalho voluntário até a criação de conteúdo num site pessoal, este tipo de atitude pode fazer toda a diferença para os recrutadores.

O artigo continua após o anúncio

A sua conta do Linkedin não coincide com o seu CV

Todos nós sabemos que o Linkedin é uma rede profissional de extrema importância para qualquer pessoa que ambicione crescer, aprender e estar a par das mais recentes tendências de mercado.

A verdade é que qualquer profissional deve estar inscrito no Linkedin, mas não basta criar uma conta “às 3 pancadas” só para poder dizer que já se encontra na rede.

Quando se candidata a uma oportunidade de emprego e envia o seu CV, é muito provável que o recrutador verifique o seu perfil no Linkedin – ora, se o seu perfil estiver desatualizado ou “abandonado” e a informação não coincidir com a do seu currículo, muito provavelmente irá ser colocado de parte.

Por isso já sabe, mantenha o seu perfil no Linkedin atualizado, assim como o CV.

apresentar CV

A sua foto do Linkedin é uma selfie

Noutros artigos já foram analisadas as coisas que não devem ser feitas no perfil do Linkedin e a foto é um elemento fundamental.

Se quer garantir que transmite uma imagem profissional, nunca utilize uma selfie ou qualquer foto que possa prejudicar a sua imagem no mundo laboral.

O seu endereço de email é duvidoso

Se o seu endereço de email for qualquer coisa como “[email protected]…” pode ter a certeza que que as probabilidades de o seu CV ser ignorado, acabam de aumentar drasticamente.

Assim como o caso da fotografia de perfil, o seu endereço de email também deve transmitir profissionalismo – em alguns casos, o facto de ser um email da Hotmail, Yahoo, entre outros, também é motivo suficiente para ser ignorado.

O artigo continua após o anúncio

Mostrar que gosta de gatinhos, usar a alcunha familiar ou até exibir com orgulho no endereço de email a sua banda de Metal preferida não é boa ideia.

Esqueceu-se de fazer a verificação ortográfica

Este é um ponto básico extremamente importante para o qual deve estar sempre atento durante a elaboração do seu CV.

Se enviar o seu currículo com erros ortográficos está automaticamente a aumentar as probabilidades de ser completamente ignorado pelo recrutador. Hoje em dia já pode recorrer aos corretores automáticos para que este tipo de situação não aconteça.

Além disso, pode ainda optar por pedir a uma ou duas pessoas para lerem o seu currículo a fim de encontrarem erros ortográficos e até mesmo de darem a sua opinião para fazer algumas melhorias.

Já se candidatou a 10 cargos na mesma equipa

A motivação é um elemento muito valorizado nos candidatos a um emprego e deve mostrar esta parte da sua personalidade sempre que possível, mas até a motivação tem limites.

Candidatar-se a vários cargos na mesma equipa pode transmitir a imagem de que está desesperado ou não sabe o que quer fazer.

Tentou ser “espertinho”

Quando o assunto é o CV não minta em nenhuma informação que coloque – não necessita de exagerar nas suas experiências para que as consiga tornar mais importantes.

E a verdade é que quem lê percebe! Por exemplo: alguém que tenha ido estudar inglês um mês para fora do país e que diga que fez uma grande experiência internacional, está definitivamente a ser um “espertinho”.

Veja também