Cidade das Profissões
Cidade das Profissões
01 Ago, 2019 - 12:05
Um Curriculum Vitae é muito mais do que um Cartão de Cidadão Profissional

Um Curriculum Vitae é muito mais do que um Cartão de Cidadão Profissional

Cidade das Profissões

Ter um Curriculum Vitae bem trabalhado e sempre atualizado, permite-lhe destacar-se no mundo laboral. Saiba mais sobre o tema.

O artigo continua após o anúncio

Vezes sem conta, em situações tão diversas, é-nos solicitado o nosso cartão de cidadão. Tem alguns dados físicos e institucionais que nos definem enquanto cidadão. É a forma de permitir à sociedade a seriedade na nossa identificação, garantindo que não estamos a fazer-nos passar por alguém que não nós próprios.

Ora, um Curriculum Vitae é uma espécie de Cartão de Cidadão (CC), mas desenhado com Marketing Profissional, o que lhe permite um toque de individualidade que deve ser só seu. Permita-se agora, caro leitor, a acompanhar-nos nesta visita reflexiva, de análise comparativa entre estes dois documentos, e que pretende ajudá-lo a pensar segundo uma outra perspetiva sobre o seu CV!

Ambos lhe podem abrir portas, embora a objetivos diferentes

Aqui restam poucas dúvidas, ambos nos permitem acesso a oportunidades. Um CC permite-lhe (ou não) o acesso a locais/participações em atividades/direitos ou deveres. Também o CV é o documento que poderá dar-lhe a possibilidade de aceder à tão desejada entrevista, antecâmera do seu objetivo final: integrar determinada organização.

No entanto, se o CC é estandardizado, já o CV pode e deve ser totalmente original e personalizado, refletindo a sua individualidade, a sua marca. E, por isso, daí a necessidade de o tratar com toda a preocupação e investimento. Se às vezes até se pode “assustar” com a foto do seu CC, tirada na hora, com poucas probabilidades de a poder repetir, já a foto escolhida para um CV, o design do mesmo, a organização da informação devem ter um cuidado muito especial!

Este documento deve explicitar e sublinhar as suas características/competências profissionais (dados pessoais, objetivo profissional, proposta de valor, formação, experiência profissional, características distintivas…), de forma a que o empregador tenha vontade, a partir daqui, de o conhecer melhor, chamando-o para um momento posterior de entrevista.

A hipótese de criar a sua Marca Pessoal

Curriculum Vitae

O CC tem dados rígidos e pré-determinados. Um CV é um documento personalizado e flexível.

A nossa altura, cor dos olhos ou a cidade onde nascemos têm um determinismo genético e social do qual não nos podemos livrar. Já os dados que colocamos no nosso CV são uma escolha nossa, consciente e refletida! O CV é o documento em que pode e deve potenciar todas as suas qualidades e competências profissionais, com o toque pessoal de cada um. Por tudo isto, o CV só depende da nossa criatividade, e os limites são aqueles que nos orientam na escolha da melhor abordagem à organização que é o nosso alvo!

Todo o branding da nossa marca pessoal e profissional que podemos inculcar neste documento vai permitir dar a conhecer ao nosso futuro empregador todo o potencial que temos para dar à empresa.

O artigo continua após o anúncio
10 motivos para ter sempre o CV atualizado
Veja também 10 motivos para ter sempre o CV atualizado

O CV deve ser sempre atualizado, (re)construído para cada oportunidade a que queremos aceder

Se os dados do nosso CC (em fase adulta) são quase inalteráveis, cada CV que apresentamos deve ser adaptado às características específicas da organização/empresa a que nos candidatamos. Sim, dá muito mais trabalho, mas este trabalho potencia o sucesso da investida!

Devemos valorizar o nosso CV, adaptando-o sempre à cultura da empresa (na sua forma e conteúdo) e sendo muito claros da identificação da nossa proposta de valor (o que podemos acrescentar, como mais-valia, para potenciar o negócio aquela daquela organização).

Se quanto ao nosso CC nada podemos fazer para o alterar, sejamos então criativos e arrojados na elaboração do documento que demonstra a nossa marca profissional e aquilo que é todo o nosso potencial para o Mercado de Trabalho, pois este pode mudar a nossa vida!

Ao trabalho!

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp