Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
25 Set, 2019 - 13:24
Entrevista por videoconferência: 6 dicas para o sucesso

Vídeo currículo: o que é e quais são as vantagens deste tipo de CV

Catarina Milheiro

O vídeo currículo é um novo formato do CV, que tem vindo a tornar-se cada vez mais popular e vantajoso tanto para as empresas como para os candidatos.

O artigo continua após o anúncio

Já ouviu falar em vídeo currículo, mas não sabe em que consiste? Tem amigos que já o fizeram, mas mesmo assim continua sem perceber muito bem quais poderão ser as suas vantagens? O objetivo deste novo formato do CV, intitulado por vídeo currículo, é compilar algumas etapas, reduzir os custos de deslocamento para os candidatos e claro, ampliar o leque e o alcance de profissionais de outras áreas.

Parece-lhe um assunto interessante? Fique connosco e perceba o conceito do vídeo currículo, bem como algumas das suas vantagens e desvantagens perante o mercado atual.

O que é o vídeo currículo?

O vídeo currículo surgiu como uma ferramenta extremamente importante na otimização dos processos seletivos de cada empresa ou entidade recrutadora.

Todos nós sabemos que a tecnologia tem vindo a melhorar de dia para dia e seria de esperar que a tendência se verificasse também no mundo dos negócios. No fundo, o que queremos dizer é que também na área dos recursos humanos, a tecnologia tem vindo a apresentar algumas alterações.

O vídeo currículo é um novo formato do CV, que surgiu como uma ferramenta aliada na modernização e na otimização dos processos seletivos das empresas. Trata-se, portanto, de uma opção que permite ao candidato apresentar-se além do papel, sendo possível fazer-se uma análise mais assertiva do seu perfil.

É importante referir que, nos Estados Unidos esta é já uma ferramenta utilizada há bastante tempo pelas empresas mais inovadoras que pretendem atrair novos candidatos. No entanto, em Portugal, o vídeo currículo é um formato que começa agora a ganhar alguma importância e é por isso essencial que todos os profissionais que se pretendam candidatar a uma empresa desta forma, se mantenham a par do assunto para que consigam ter sucesso.

Pense connosco: quanto mais inovadora for a empresa à qual se quer candidatar, mais inovadora será a sua forma de atrair talentos.

Vantagens e desvantagens do vídeo currículo

currículo em vídeo

Há quem acredite que o vídeo currículo é mesmo o caminho do futuro, e há quem se questione se este novo formato não irá derrubar ou substituir outras fases. A verdade é que, em Portugal, este novo formato é ainda recente e, por isso, diferenciado e normalmente, costuma impressionar alguns recrutadores pela originalidade e pela criatividade dos candidatos.

O artigo continua após o anúncio

Se refletirmos sobre o assunto, é realmente um formato inovador e diferente do que é habitual. Como o CV é feito através de vídeo, coloca qualquer documento tradicional impresso numa posição bastante competitiva. Para que não restem dúvidas, listamos as vantagens e desvantagens do vídeo currículo. Tome nota.

Vantagens

  1. Aumenta o alcance de potenciais candidatos e o número de entrevistas qualificadas;
  2. Otimiza o tempo do recrutador e do gestor;
  3. Economiza com chamadas telefónicas, impressão de currículos desnecessária e nos gastos com estruturas para as entrevistas de emprego presenciais;
  4. Elimina entrevistas desnecessárias;
  5. Permite ao recrutador fazer uma avaliação assertiva de outros idiomas;
  6. Permite armazenar os perfis analisados sendo possível fazer uma comparação efetiva;
  7. Avaliação do perfil do candidato a qualquer hora, em qualquer lugar;
  8. Otimiza o processo de seleção e de avaliação de candidatos à distância.

Desvantagens

  1. Se o vídeo se tornar muito longo e sem qualquer tipo de dinâmica, o candidato corre o perigo de ser automaticamente eliminado;
  2. Erro na perceção do perfil do candidato (considerando que é a primeira impressão), pela parte do recrutador;
  3. Ao fazer o vídeo, muitas vezes o candidato acaba por se esquecer do seu objetivo principal, acabando por se perder no discurso e não falar do que é fulcral.

Dicas a ter em conta para um vídeo currículo

Quer mudar por completo a forma como se apresenta no mercado de trabalho? Então, para preparar um vídeo currículo atente às seguintes dicas.

1. Informação

  • Elabore previamente um guião com base no seu CV;
  • Estruture a informação a transmitir de forma clara e cronológica;
  • Mencione qual a sua função, bem como o cargo ao qual se candidata;
  • Faça referência às suas competências, tanto académicas como profissionais.

2. Criatividade

Não se limite a ler o seu CV em frente a uma câmara. Tente mostrar um pouco da sua personalidade, contando histórias que possam ter interesse no cargo para o qual se candidata ou um projeto do qual se sinta particularmente orgulhoso, por exemplo.

3. Tempo

  • Não fale mais do que 30 segundos seguidos;
  • Procure intercalar tempos em que fala para a câmara com outras imagens ou grafismos, de modo a não tornar o vídeo cansativo para o empregador;
  • Não faça um vídeo com mais de 2 ou 3 minutos, pois o recrutador irá considerá-lo demasiado longo.

4. Linguagem e postura

  • Mantenha uma linguagem e postura profissionais, afinal de contas, mesmo que em formato vídeo, estamos a falar de uma candidatura a uma organização na qual pretende conseguir emprego;
  • Não abuse do tom publicitário. Está a vender-se, é certo, mas deve procurar fornecer informação concreta ao empregador.

5. Gravação, envio e reprodução

  • Procure fazer uma gravação o mais profissional possível, tendo em atenção a qualidade de som e imagem;
  • Não grave o vídeo em formatos pesados e/ou de difícil reprodução. O ideal será que utilize uma plataforma de vídeo online como o Youtube ou Vimeo para partilhar o vídeo.

Qual a importância deste formato inovador?

O vídeo currículo é um formato bastante utilizado especialmente nas áreas do marketing, comunicação e engenharias, talvez porque as empresas que estão relacionadas com todas estas áreas, acabam por ser as mais inovadoras e criativas. Ora, em torno de uma equipa pró-ativa, dinâmica e criativa, a inovação é um fator constante e, por isso mesmo, o vídeo currículo pode vir a ganhar alguma notoriedade para empresas deste género.

A verdadeira vantagem competitiva do vídeo currículo é o facto de permitir ao recrutador fazer uma avaliação rápida e eficaz do perfil do candidato, ou seja, analisando a postura, os gestos, a imagem e toda a forma como o candidato se apresenta.

Hoje em dia, as ferramentas mais utilizadas para este tipo de processo são o Skype, o envio de vídeo por email, Hangout, Facetime e alguns outros softwares de recrutamento e seleção, sendo que qualquer um destes instrumentos oferece uma facilidade de manipulação quer para os candidatos, quer para os recrutadores.

Contudo, é extremamente importante chamar a atenção dos candidatos para o facto de que é essencial que estes sejam totalmente profissionais no seu vídeo currículo, para que este não fuja completamente do contexto empresarial.

Além disso, o vídeo currículo não anula a entrevista presencial, apenas ajuda o recrutador a ser mais assertivo e eficiente na sua escolha dos candidatos para a fase final.

O artigo continua após o anúncio

Precisa de uma dica? Seja você mesmo, afinal não adianta construir uma personagem “ideal”.

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp