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Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
14 Jul, 2019 - 05:28

10 dicas para combater o medo de falar em público

Catarina Milheiro

Geralmente tem medo de falar em público? Nunca se sente à vontade para fazer discursos ou apresentações? Temos dicas para si que o vão ajudar.

medo de falar em público

Falar em público pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas, pois sentem-se bastante ansiosas antes de fazer um discurso ou uma apresentação. Se também é do tipo de pessoas que tem medo de falar em público e que não sabe bem como lidar com apresentações, então, não se preocupe porque não é o único.

É muito comum sofrer de ansiedade antes de fazer uma apresentação. No entanto, existem algumas dicas que o podem ajudar a combater este receio e ter uma apresentação de sucesso. Muito provavelmente já recebeu alguns conselhos por parte de amigos ou até colegas de trabalho, certo? Mas melhorou? Conseguiu ultrapassar? É normal que umas dicas funcionem melhor do que outras.

O importante é sentir-se devidamente preparado e confiante em relação ao tema que irá abordar na sua apresentação. Esqueça que existe um público e confie mais em si – vai com certeza ter uma apresentação de sucesso.

Combater o medo de falar em público: 10 dicas

falar em público

Se tem medo de falar em público, prepare-se para colocar em prática todas as dicas que temos preparadas para si. Se o seu objetivo é perder este medo e ansiedade antes das apresentações, aprender a controlar-se emocionalmente e ficar totalmente à vontade em frente a um público, então confirme as nossas sugestões.

1. Esteja bem informado sobre o assunto

Para que se sinta confiante em relação à sua apresentação, a primeira coisa que deve fazer é estar bem informado sobre o assunto. Ou seja, deve preparar-se muito bem, ler e reler os tópicos da sua apresentação e envolver-se totalmente no assunto que irá ser abordado.

O medo de falar em público surge, muitas vezes, porque as pessoas não estão totalmente informadas sobre o tema da sua apresentação e, consequentemente, sentem-se ansiosas e nervosas. Por isso já sabe, não existe nada melhor do que uma boa preparação.

2. Planeie o seu discurso – anote tudo

Se se sente bastante ansioso antes das suas apresentações, deve começar a  colocar esta dica em prática. Faz parte de uma boa preparação o planeamento do discurso que tenciona fazer. Escreva tudo aquilo que quer abordar no dia da apresentação e não se foque em decorar palavra a palavra. Aliás, essa folha só serve para o ajudar a sentir-se mais confiante do seu discurso e mais seguro.

3. Prepare algumas anotações para não se perder no discurso

Falar em público nunca é uma tarefa fácil. Por isso, se vai ter uma apresentação e está nervoso, prepare algumas anotações para que não exista a possibilidade de se atrapalhar. É sempre bom ter algo para se guiar ao longo da apresentação e saber sempre onde está e o que vem a seguir.

É claro que não estamos a falar daquelas anotações demasiado extensas: escreva pequenas anotações que sejam valiosas e facilmente percetíveis durante o seu discurso.

4. Pratique a sua apresentação inúmeras vezes – treine com familiares e/ou amigos

Treine a sua apresentação vezes sem conta. Treinar o seu discurso nunca é demais, por isso, sempre que tiver tempo para o fazer, deve investir em praticar bem o discurso e a sua postura. Lembre-se que a prática ajuda mesmo a aumentar a confiança que tem si para encarar o público que terá à sua frente.

Pode sempre começar por ler o discurso em voz alta somente para si, mas numa segunda vez deve começar a praticar em frente a um espelho, por exemplo. Assim, irá observar a sua postura, estar atento ao seu tom de voz e ao limite de tempo (no caso de existir).

Além disto, se optar por praticar em frente de familiares ou amigos, escolha sempre as pessoas que possam ser mais honestas consigo, sem que deixem de o apoiar.

5. Automotive-se (não seja o seu maior inimigo)

Deverá perceber que, embora o medo do palco seja psicológico, manifesta-se de forma física. Elimine os pensamentos negativos, como “e se eu me esquecer de tudo a meio?”. Transforme as suas preocupações em pensamentos positivos como “O que é que acontece se eu for realmente bom a fazer isto?”. Pode parecer simplista ou demasiado fácil, mas uma afirmação positiva ajudará a reduzir o medo do palco ao falar em público.

6. Grave um vídeo enquanto se prepara para a apresentação

A gravação de um vídeo enquanto está a praticar a sua apresentação é muito mais importante do que aquilo que provavelmente pensa. Pode parecer uma ideia inútil, no entanto, esta dica ajuda imenso a melhorar o seu desempenho nas apresentações e discursos que poderá ter de fazer em público.

Se vai ter aquela apresentação para a qual já se sente ansioso e bastante nervoso, deve lembrar-se de colocar em prática todas as dicas anteriormente descritas e no momento em que já se sentir mais confiante do seu discurso, deve parar e gravar um vídeo.

Através deste vídeo verá a sua postura e o que deve ser alterado, como gestos ou posição das mãos, por exemplo. Além disso, o vídeo ajuda também a preparar ainda melhor uma apresentação.

7. Mergulhe no pior cenário possível

Se não consegue acalmar-se com pensamentos positivos, então talvez esteja na hora de pensar sobre o pior que lhe pode acontecer. Depois de fazer isso, irá perceber que o pior cenário não é assim tão mau. Isso pode ajudar a acalmar os nervos.

8. Durante a apresentação, sorria para libertar endorfina de uma forma rápida

Esta dica é para utilizar durante a sua apresentação – para que se consiga sentir mais calmo e para aprender a lidar com a ansiedade, deve sorrir durante a sua apresentação. Mesmo que este sorriso seja forçado, a forma mais fácil para ficar calmo é mesmo esta. Isto porque, quando sorrimos o nosso organismo liberta endorfina de uma forma completamente natural, o que aumenta a sensação de bem-estar.

9. Respire fundo e ajude o seu corpo a relaxar

Conte até 5, inspire devagar pelo nariz e segure a respiração por mais 5 segundos e, por fim, expire lentamente durante o mesmo período de tempo. Este pequeno exercício de respiração, pode ajudá-lo muito a conseguir manter-se relaxado durante a sua apresentação.

É essencial que respire profundamente sempre que estiver prestes a subir a um palco para fazer uma apresentação, uma vez que este tipo de respiração ajuda a libertar a tensão do corpo acumulada e a ficar calmo mais rapidamente.

10. Lembre-se que o público quer ver o seu sucesso

Pode até pensar que no público está um conjunto de pessoas prontas para criticar, no entanto, não é bem assim. É importante que pense que as pessoas estão ali porque querem ouvir o que tem para dizer e claro, porque querem aprender mais. O seu público quer que faça um excelente trabalho, logo essas pessoas estão ali para o apoiar.

Se tiver oportunidade de socializar com alguns membros do público antes da sua apresentação, faça-o, pois tal é importante para se sentir menos nervoso. A partir do momento em que conhece o seu público, é natural que a ansiedade diminua e que tudo esteja alinhado para uma apresentação de sucesso.

Medo de falar em público: os sintomas

mulher angustiada com medo de falar em público

As pessoas que têm medo de falar em público, normalmente, congelam antes de se apresentarem em público. Os sintomas físicos mais comuns nestas situações são:

  • Ataques de pânico;
  • Boca seca;
  • Náuseas e vómitos;
  • Rigidez nos músculos do pescoço e nas costas;
  • Voz tensa, fraca ou trémula;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Aumento da frequência cardíaca.

Com as dicas que lhe indicamos, será mais fácil identificar as dificuldades em falar em público e contorná-las, para se tornar num melhor orador.

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