Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
27 Jul, 2018 - 14:36

Museu da Lourinhã: programe uma visita ao Parque Jurássico português

Nuno Margarido

O Museu da Lourinhã possui uma das maiores coleções de fósseis de dinossauros da Península Ibérica, uma das mais importantes a nível mundial. Saiba mais.

Museu da Lourinhã: programe uma visita ao Parque Jurássico português

A Lourinhã tem alguns habitantes com cerca de 145 milhões de anos de idade. Alguns fósseis, para sermos mais corretos. “Moram” mesmo no centro da vila, arranjaram uma casa em 1984, quando o GEAL (Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã) decidiu preservar o grande espólio que torna a Lourinhã numa referência a nível mundial. Aqui fica tudo o que precisa de saber para visitar o Museu da Lourinhã.

Uma visita ao Museu da Lourinhã

GEAL

O GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã, é uma associação sem fins lucrativos criada para defender e valorizar o património natural e cultural que existe nas redondezas. Nasceu em 1979 e esteve na génese do reconhecido Museu da Lourinhã.

 

As exposições

O Museu da Lourinhã possui a maior coleção ibérica de fósseis de dinossauros do Jurássico Superior e uma das mais importantes a nível mundial, tendo inclusive sido considerado como “o melhor pequeno Museu do Mundo para o financiamento que recebe”. Uma das mais importantes porque exibe uma série de dinossauros que são os únicos exemplares conhecidos destas espécies.

Mas há muito mais para além dos dinossauros. O espólio, oriundo de ofertas da população e de vários trabalhos de campo realizados pelo GEAL, é composto por quatro secções distintas: Arqueologia, Arte Sacra, Etnografia e Paleontologia.

O que é que isso significa? Significa que há muito mais para além do natural protagonismo dos fósseis de dinossauros. “Aqui Nasceu o Atlântico” é um bom exemplo disso com uma exposição que leva os visitantes a embarcar numa viagem de 252 milhões de anos ao longo da história do Atlântico.

 

Horário, morada e preços

O Museu da Lourinhã conta com uma média de quase 25 mil visitantes por ano, para além dos habituais cientistas que por ali passam. Mas onde é que o podemos encontrar? Na porta 95 da Rua João Luís de Moura, bem no coração da Lourinhã.

Está aberto de terça-feira a domingo – encerra às segundas, para descanso – e abre das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h30. Os preços vão dos  2 aos 4€, havendo desconto para menores de 6 anos, grupos e muito mais. Preços que podem aumentar para quem quiser fazer uma visita guiada. Nestas últimas é ainda possível visitar o campo onde se realizam escavações e pesquisas.

Para além do museu

O Dino Parque da Lourinhã é uma atração imperdível para quem visita o Museu da Lourinhã. Afinal, depois de ver os fósseis, nada melhor do que ver os dinossauros ao vivo. O melhor de tudo? É que a entrada num destes locais oferece de imediato um desconto na entrada do outro. De aproveitar, portanto.

Vejam também: