Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
26 Dez, 2019 - 08:00

Música para crianças: exemplos para aproveitar com os mais novos

Mónica Carvalho

A música para crianças tem um importante papel no desenvolvimento dos mais novos e, convenhamos, os adultos também gostam. Saiba mais sobre o tema.

música para crianças

A música é uma componente importante em qualquer sociedade e cultura. Afinal é presença constante em diversos momentos das nossas vidas. A música para crianças não é exceção. Desde o nascimento que é utilizada para acalmar os filhos, expressar amor e alegria e mostrar interação.

E é percetível como a música pode ajudar a desenvolver alguns instintos naturais nos mais novos, como melhorar as habilidades sociais, facilitar a comunicação e a aprendizagem de novos conteúdos e até idiomas.

Benefícios na música para crianças

menino a tocar guitarra

A exposição à música desde a infância ajuda as crianças a comunicarem com mais clareza, a desenvolverem um vocabulário maior, bem como a fortalecer habilidades sociais e emocionais.

Para muitos, a inteligência musical é tão importante quanto a inteligência lógica e a inteligência emocional, dado que a música tem a capacidade de fortalecer a conexão entre o corpo e o cérebro para trabalharem juntos como uma equipa.

Por exemplo, ao dançar ao som de uma música, as crianças desenvolvem as capacidades motoras, enquanto que o ato de cantar ajuda a praticar a voz e pronunciação de palavras.

Conheça mais benefícios ao expor as crianças à música.

Estimular bebés prematuros

A música é importante para os bebés prematuros, ajudando ao nível físico, como na saúde emocional e desenvolvimento. Os especialistas defendem que as canções de embalar ajudam a estabilizar os sinais vitais do prematuro.

Acalmar as crianças

Determinadas músicas podem funcionar como um fator relaxante para crianças mais irrequietas e irritadas.

Ajudar a aprimorar o raciocínio matemático

Quando as crianças aprendem a tocar instrumentos e a ler partituras, estão a desenvolver a sua capacidade de raciocínio lógico-matemático.

Ajudar na coordenação

A música é importante para a coordenação das crianças de várias maneiras, principalmente na coordenação dos movimentos da mão e dos olhos, algo que tocar um instrumento exige.

Mas se a criança não tocar nenhum instrumento, o simples ato de ouvir música pode também ajudar neste aspeto: quando se ouve uma batida animada e de que se gosta, existe a tendência natural para querer dançar, o que facilita o equilíbrio e coordenação corporal.

Desenvolver a paciência

Aprender a ter paciência é uma lição difícil para as crianças, pois desejam gratificação instantânea e não querem ter o trabalho necessário para concluir uma tarefa com sucesso. Aprender a tocar um instrumento implica desenvolver esta capacidade de paciência e empenho, dado que exige tempo e esforço.

Programas de educação musical

Palavra Cantada – online

A Palavra Cantada é um programa musical brasileiro, cujos conteúdos também se encontram disponíveis online e que foi fundado pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit.

O objetivo deste projeto “é criar melodias, letras e arranjos originais, sempre de olho numa poética que respeite a inteligência e a sensibilidade das crianças.”

A Palavra Cantada tem sido premiada e elogiada pela crítica ao longo dos anos, graças a esse trabalho cuidadoso que resultaram em 15 CDs, 10 DVDs e 7 livros lançados, sempre com a preocupação de valorizar a cultura, os ritmos e os instrumentos brasileiros.

Rádio Miúdos – online

Esta é a primeira rádio portuguesa exclusivamente para crianças e está no ar desde novembro de 2015, online, com emissão 24 horas/7 dias por semana.

Destina-se a todas as crianças, pais e educadores, portugueses, luso-descendentes ou falantes de português e o seu objetivo é “dar às crianças uma rádio à sua medida, com conteúdos, música, linguagem e informação adaptados às suas idades e onde possam ter voz. Pôr os miúdos a brincar com a própria língua desafiando-os através da palavra e da audição e não tanto pela imagem.”

Academia Musical dos Amigos para Crianças – Lisboa

A Academia Musical dos Amigos das Crianças é uma escola de ensino especializado de música com 65 anos de existência.

A sede é em Lisboa, onde são ministrados cursos oficiais de Ensino Básico e Secundário especializado de Música e onde existem aulas para crianças a partir dos 3 anos de idade e também para alunos e adultos que desejem estudar um instrumento em modalidade de curso livre.

SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos – Leiria

Com a criação em 1991 do programa “Berço”, origem da “Escola de Artes”, a SAMP deu início ao projeto de artes para a primeira infância e, em particular, da música para bebés.

O programa disponibiliza aulas de música, dança e teatro para crianças dos 0 aos 6 anos de idade.

Gymboree Classes – várias localizações

O Gymboree Play & Music é um espaço seguro para bebés e crianças poderem desenvolver a criatividade, a confiança e a construir amizades para a vida.

Os programas Gymboree são concebidos para promover a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, enquanto estão a brincar.

Poderá encontrar estes ginásios musicais em Portimão, Leiria, Carnaxide Telheiras, Montijo, Restelo e Funchal.

Exemplos de música para crianças

Era Uma Vez… Panda e os Caricas

“O Tesouro mais bem guardado da Biblioteca está incompleto e precisa de ser recuperado. A Cigarra anda perdida, o Lobo mau está disfarçado…” Está lançado o mote para a nova aventura de uma das bandas infantis portuguesas mais apreciadas, Panda e os Caricas.

Músicas, melodias e histórias que entram no imaginário de todas as crianças.

Xana Toc Toc na Selva

Na sua avioneta, na sua Biclinha Buzina ou no seu Trolipop, Xana Toc Toc é um sucesso junto dos mais novos.

Após um tempo de paragem, a amiga dos pequeninos está de regresso com novas canções subordinadas ao tema da selva e que convidam “a cantar e dançar com ela de pé descalço na terra, respirando o ar puro da natureza e ouvindo pássaros exóticos que se refrescam na água da cascata”.

Canções de Roda, Lenga Lengas e Outras Que Tais

Ana Bacalhau, Vitorino, Sérgio Godinho e Jorge Benvinda juntam-se num álbum que recupera as canções da nossa infância.

Entre canções de roda, histórias e lenga lengas, os mais novos e os crescidos juntam-se para recordar ou criar novas memórias ao som de histórias e canções dançadas, que permitem sonhar e ser feliz.

Veja também