O Banquês pode parecer uma língua estranha. Sobretudo quando quer perceber algumas cláusulas do contrato ou simplesmente descodificar o conteúdo de uma carta do seu banco. O que significa aquele termo? Quem é o mutuário e quem é o mutuante?
Palavras e siglas como indexante, ordenante, FINE ou SEPA são comuns e estão associadas a produtos e serviços bancários que todos usamos, como créditos ou transferências. No entanto, nem sempre é fácil perceber o que significam ou quando se aplicam ao seu caso.
Há ainda terminologia como cash advance, spread ou bundling que, por não ser portuguesa, pode causar alguma confusão a quem não lida diariamente com bancos.
Na verdade, são expressões aparentemente complexas, mas que se referem muitas vezes a situações simples e do quotidiano. No entanto, é fundamental perceber o que significam, porque direta ou indiretamente, podem ter impacto nas suas contas. Por exemplo, um spread mais alto vai aumentar a prestação do crédito. E o cash advance pode estar sujeito a comissões e juros.
Para que o contacto com o seu banco se torne ainda mais simples e para que possa esclarecer, em qualquer altura, dúvidas sobre o significado de certas palavras, descarregue e guarde a infografia que o Saldo Positivo preparou.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.