Antes da estreia pública da BMW M3 Touring, que deverá ter lugar até final deste ano, a marca de Munique levanta o véu e revela um pouco do que será o design da nova carrinha.
O anúncio de qualquer M3 é sempre acompanhado de muita expetativa, emoção e adrenalina. Funcionalidades, versatilidade, desempenho, eficiência são fatores que os fãs da marca procuram, paralelamente à descoberta do design desportivo dos M que encerram sempre, em si próprios, o que de melhor se faz no capítulo dos sedãs desportivos.
Os M da BMW têm o condão de despertar o mais “irrequieto” que há num condutor. E a nova M3 Touring, que tem por base a berlina M3, não será exceção ao receber motor turbo 3.0 litros a debitar 480 cv, na versão de entrada na gama, sendo que o modelo com acabamento de competição reclamará exorbitantes 510 cv.
A par da tração traseira haverá ainda lugar a tração às quatro rodas, xDrive, que será especialmente útil em piso de neve e em estradas com piso mais escorregadio. Os modelos XDrive estarão associados obrigatoriamente a caixa de velocidades automática.
Pormenores da M3 Touring
Ainda que descoberto só parcialmente, o novo modelo M3 Touring, da casa de Munique, deixa antever linhas que evidenciam o músculo da nova carrinha alemã, que terá como principais adversários a Audi RS4 Avant ou a Mercedes-AMG C63 Estate. Carrinhas também com “pedigree” desportivo.
Na seção frontal da nova carrinha destaque irá para a avantajada grelha de duplo rim, entretanto estreada no M3 de quatro portas, e no coupé de duas portas M4.
Outro pormenor será a traseira com design a remeter para a berlina (faróis traseiros com tecnologia LED), mas com apontamento M.
Ainda na traseira um spoiler de elevado efeito estético colocado no tejadilho e um robusto difusor a emoldurar os quatro escapes remeterão para o lado mais agressivo do design.
O interior da M3 Touring será exclusivo e marcado pelo nível de qualidade a que o segmento M da BMW já habituou os seus clientes. Deverá seguir as opções de interior da berlina M3, de que deriva.
Novos motor e caixa de velocidades
A emoção não se contenta só com o design exterior e interior. A nova M3 Touring deverá receber novo motor de seis cilindros em linha turbo de 3.0 litros que equipa a berlina M3 e o M4 Coupé. Também a caixa de velocidades será nova.
De série o motor 3.0 litros debitará 480 cv enquanto a versão Competition anuncia 510 cv. Os modelos mais potentes receberão caixa de velocidades automática de 8 relações e tração às quatro rodas.
As versões de entrada na gama deverão estar equipadas com caixa manual de seis velocidades.

Recorde de volta no Nürburgring
Segundo o sítio Carwow uma imagem colocada no Instagram pela divisão M da BMW revela um modelo M3 Touring com um banner lateral onde se lê a frase ‘B’ring it on’ acompanhada do contorno da emblemática pista de Nürburgring.
A conclusão que se pode tirar desta mensagem é que a marca alemã aspira estabelecer um novo recorde de volta naquela pista, com a M3 Touring.
Recorde-se que o título atual de volta mais rápida na pista de Nürburgring está na posse da carrinha Mercedes-AMG E63 Estate, com 7,45:19.
Aguarda-se que a estreia da M3 Touring aconteça até final de 2022 sendo que já é conhecido o valor de venda no Reino Unido: a partir de 75.000 £ (cerca de 89 mil euros).