ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
22 Mar, 2022 - 11:35

Nova BMW M3 Touring: vem aí a grande estrela alemã

Valdemar Jorge

A carrinha mais aguardada, a BMW M3 Touring, deverá ser apresentada em breve. venha conhecer um pouco da nova ‘quebra corações’ alemã.

BMW M3 Touring

Antes da estreia pública da BMW M3 Touring, que deverá ter lugar até final deste ano, a marca de Munique levanta o véu e revela um pouco do que será o design da nova carrinha.

O anúncio de qualquer M3 é sempre acompanhado de muita expetativa, emoção e adrenalina. Funcionalidades, versatilidade, desempenho, eficiência são fatores que os fãs da marca procuram, paralelamente à descoberta do design desportivo dos M que encerram sempre, em si próprios, o que de melhor se faz no capítulo dos sedãs desportivos.

Os M da BMW têm o condão de despertar o mais “irrequieto” que há num condutor. E a nova M3 Touring, que tem por base a berlina M3, não será exceção ao receber motor turbo 3.0 litros a debitar 480 cv, na versão de entrada na gama, sendo que o modelo com acabamento de competição reclamará exorbitantes 510 cv.

A par da tração traseira haverá ainda lugar a tração às quatro rodas, xDrive, que será especialmente útil em piso de neve e em estradas com piso mais escorregadio. Os modelos XDrive estarão associados obrigatoriamente a caixa de velocidades automática.

Pormenores da M3 Touring

Ainda que descoberto só parcialmente, o novo modelo M3 Touring, da casa de Munique, deixa antever linhas que evidenciam o músculo da nova carrinha alemã, que terá como principais adversários a Audi RS4 Avant ou a Mercedes-AMG C63 Estate. Carrinhas também com “pedigree” desportivo.

Na seção frontal da nova carrinha destaque irá para a avantajada grelha de duplo rim, entretanto estreada no M3 de quatro portas, e no coupé de duas portas M4.

Outro pormenor será a traseira com design a remeter para a berlina (faróis traseiros com tecnologia LED), mas com apontamento M.

Ainda na traseira um spoiler de elevado efeito estético colocado no tejadilho e um robusto difusor a emoldurar os quatro escapes remeterão para o lado mais agressivo do design.

O interior da M3 Touring será exclusivo e marcado pelo nível de qualidade a que o segmento M da BMW já habituou os seus clientes. Deverá seguir as opções de interior da berlina M3, de que deriva.

Novos motor e caixa de velocidades

A emoção não se contenta só com o design exterior e interior. A nova M3 Touring deverá receber novo motor de seis cilindros em linha turbo de 3.0 litros que equipa a berlina M3 e o M4 Coupé. Também a caixa de velocidades será nova.
De série o motor 3.0 litros debitará 480 cv enquanto a versão Competition anuncia 510 cv. Os modelos mais potentes receberão caixa de velocidades automática de 8 relações e tração às quatro rodas.

As versões de entrada na gama deverão estar equipadas com caixa manual de seis velocidades.

Nova BMW M3 Touring
Protótipo da nova BMW M3 Touring em testes na Alemanha

Recorde de volta no Nürburgring

Segundo o sítio Carwow uma imagem colocada no Instagram pela divisão M da BMW revela um modelo M3 Touring com um banner lateral onde se lê a frase ‘B’ring it on’ acompanhada do contorno da emblemática pista de Nürburgring.

A conclusão que se pode tirar desta mensagem é que a marca alemã aspira estabelecer um novo recorde de volta naquela pista, com a M3 Touring.

Recorde-se que o título atual de volta mais rápida na pista de Nürburgring está na posse da carrinha Mercedes-AMG E63 Estate, com 7,45:19.

Aguarda-se que a estreia da M3 Touring aconteça até final de 2022 sendo que já é conhecido o valor de venda no Reino Unido: a partir de 75.000 £ (cerca de 89 mil euros).

Veja também